Guerra dos Tronos – volumes I a IV – George R.R. Martin

Tentei ler a coleção toda da Guerra dos Tronos para fazer uma postagem só sobre a série, condensando minhas impressões de uma maneira ampla. Não consegui. O que pareciam ser só 4 livros, já virou 5, e sabe-se lá o que vem pela frente. A ideia era a de dar uma noção geral dos livros para facilitar a leitura, acho que com esses quatro já dá para atingir esse objetivo.
Por isso, vamos aos 4 primeiros volumes!
De um modo geral, eu gostei bastante da série, tem uma história envolvente, embora não vá agradar àqueles que gostam de narrativas de batalhas e assemelhados, na verdade, a Guerra dos Tronos é uma guerra de intrigas, um jogo de xadrez no qual não sabemos quem está movendo as peças.
Bom dizer que no volume IV me surpreendi com o rumo que a história tomou, com muitas reviravoltas e algumas explicações surpreendentes.
Outro aviso para os leitores é o de que são muitos personagens. Tantos que algumas vezes eu me perdia na leitura, e não me lembrava mais do que tinha lido sobre aquele personagem ou em qual trama ele estava metido, por isso, para quem tem problemas de memória indico que tenha um bloquinho de anotações a mão enquanto lê ! (rs!). São muitas famílias, muitos clãs, aliados, desafetos, coisas do passado, intrigas do presente....tantas informações que mexem com a nossa mente!
A forma de narrativa não me era desconhecida, por ser semelhante à utilizada por Ken Follet em QUEDA DE GIGANTES, que comentei aqui, ou seja, em cada capítulo um personagem tomava a 'palavra' e passava a contar o que estava vendo, sentindo, ou fazendo, e tais fatos acabavam interferindo ou permeando a história dos demais. Alguns personagens não têm capítulos próprios, embora sejam principais, sabemos deles através de outros que têm relações com os mesmos!
Parece confuso, mas a fórmula é de fácil compreensão, principalmente quando a narrativa envolve muitos personagens e lugares muito distantes entre si. Flui bastante bem, e é agradável de acompanhar a história dessa maneira.
Numa síntese bem pequena posso dizer que a história se passa num lugar imaginário, em que magia podia ser sentida, animais podiam ter suas mentes conectadas com humanos, em que dragões que pareciam extintos renascem, e que mortos precisam ser queimados para não retornarem a vida de uma forma muito estranha. No mais, há muita intriga, muito ódio, e armações como elementos principais da trama.
Nela temos Daenerys, uma moça nascida princesa quando sua família estava sendo atacada pelo usurpador do trono, Robert. Ela foge com um irmão, e se tornará uma guerreira. Robert que tomou o trono, quando sua amada é morta pelo rei anterior, acaba se casando com uma mulher, do clã dos Lanisters, bastante esperta, mas com uma tendência megalomaníaca, e uma fixação pelo irmão gêmeo (um grande guerreiro!), eles também são irmãos de um anão (personagem que me agradou muito, pois o que lhe faltava em tamanho ele compensava em sagacidade e inteligência)!
Robert, após perder um grande amigo que regia o reino para ele, convoca a família Stark para ajuda-lo, o que acabará com o filho de seu amigo Ned Stark numa luta pelo trono, destruindo não só sua casa, como também toda a família. O mesmo acaba ocorrendo no decorrer da história com todos os personagens, que envolvidos numa trama passam a disputar o trono e se vêm, de uma forma ou de outra, com suas vidas destruídas.
É um bom passatempo, embora sejam livros pesados (enooooooooormes), com muita emoção, ação, diferentes pontos de vista, lugares fantásticos, situações inusitadas, inesperadas e personagens que não são preto ou branco, mas 'muito cinza'.
Fazendo umas listinhas sobre os volumes I a IV, diria:
Quanto aos personagens: Daenerys (para mim a mais adequada para tomar o trono de ferro – será?); Rob Stark (adoro mocinhos), Tyron Lanister (gosto de sua ambiguidade) e Arya (torço por ela em toda a história), Melisandre e o Mestre Aemon!
Quanto aos lugares: Além da Muralha (porque Jon Snow é demais, e os Outros também); Qarth (a cidade murada); Harenhall (um lugar sinistro); Lançasolar (por suas mulheres guerreiras);
Entre os vilões: Walder Frey (por sua traição), Mindinho – Petyr Baelish (surpreendente), Tywin Lanister, Sandor Clegane (o violento).
Bom, deu para perceber que a história é complexa, com muitas informações, um universo paralelo que até mereceu um Wiki só para ela, clique aqui para ver. E virou série da HBO, por sinal, até essa segunda temporada, muito boa, se mantendo fiel aos termos da história, fazendo algumas reduções, ante a enormidade da coleção!
Não vou deixar de ler o 5º volume, pois ainda tenho várias questões não solucionadas para vários fatos ocorridos nos volumes anteriores, e a pré-venda já está aí, e muitas livrarias na internet estão com frete grátis para algumas regiões do Brasil, é aproveitar a oportunidade!

23 comentários:

Pri C. Figueira disse...

Olá Adriana!

Para mim é uma das minhas coleções preferidas! Eu simplesmente A-DO-REI o livro! Forte, envolvente e cheio de surpresas!
O autor é simplesmente genial, consegue nos transportar para todos os lugares a medida que um dos personagens narra a história.
Eu realmente AMEEEI o livro, é bem na linha que gosto. Guerra, um tanto épico e com uma pitada de sobrenatural!
Difícil dizer o personagem preferido.. são tantos..rs, mas gosto muito do Jon Snow e Daenerys (e Tyrion, e Arya... rsrsrs)
Tenho todos os volumes (fora o 5º que ainda não consegui), vale a pena adquirir é um livro maravilhoso e a série vale a pena assistir é muito boa!

Bjus

Cali disse...

Oi Adriana, estou esperando sua resenha desde o dia q vi aqui ao lado q vc estava lendo a coleção. Eu tenho os 4 primeiros e tentando comprar o 5º...simplesmente d++++!! Amei a coleção, e como vc disse: tudo surpreende...ainda tem muitas coisas q precisam ser solucionadas, e quando penso q o autor vai resolver, ele coloca novos personagens nos livros e aí muda até algumas teorias q acabei criando no decorrer da leitura. Estou terminando de ler o 4º. Li em algum lugar q o 4º e o 5º livros eram um só, mas por fk grande, foi dividido, n tenho certeza se isso é verdade, mas como amo a série, leio tudo...rsrsrs.
Meus personagens preferidos são: a Arya, amo o Bran tb, o Jhon, o Tyrion, Daenerys, o Samwel q tem participação muito importante, a sabedoria e paciência do Aemom...Parabéns pela resenha!!! Vc foi direta. gostei muito. Bjs!!!!

Leninha - sempre romantica disse...

Vou ser sincera, nunca me interessei por esses livros. Devo ser uma anormal, já que todo mundo ama ou é enlouquecido por eles.
Mas por enquanto eu passo, deixa para outra época...

Patty Viana disse...

Nossa, fiquei com mais vontade ainda de ler essa série. Há um bom tempo estou enrolando mas não por falta de vontade e sim de tempo! Gostei muito da sua resenha, e valeu pela dica do bloquinho, vou fazer uso dele sim! ;)

Patty Viana disse...

Meninas, eu sou a mesma Patty(56) lá da lista TOP COMENTADORES ok? É que eu não sei como funciona aí pra vcs e como a meu nº de comentários não alterou com os últimos, então achei melhor mandar um recadinho. Não sei se eu preciso fazer alguma coisa... se for preciso, poderiam me ajudar? Bjs.

Sonia disse...

Estes livros devem ser maravilhosos mesmos. Gosto de histórias assim, cheias de tramas, verdade que muitos personagens confundem. Quanto a série da tv, infelizmente não tenho este canal.
Gostei da ideia de anotar os personagens para consulta.

soniacarmo
retalhosnomundo.blogspot.com.br

Thata disse...

Olha eu não sou daquelas que recuam diante do livro por causa de muitas páginas, mas sim da história em si. Mas é impossível de não notar as tantas páginas de cada volume (que aumentam a cada volume!!)! Parabéns!
Na resenha mesmo eu já me perdi na história! rsrs Lendo os livros então...Concerteza um papelzinho e caneta para anotações, por favor! rsrs
Leria talvez o primeiro para sentir como é. Nunca li nada assim. Acho que é bom variamos de estilo...alvez esse, se não for muito da lua(tudo bem que seja na lua. Mas tem que ter nexo, não tããão absurdo!)!

Parabéns Driza, valeu pela opnião!! Que leitora!!

Beijos

Thata disse...

*desculpem meus erros de ortografia! Estava um tatinho tarde para mim...

Thata disse...

Olá meninas do chá e Patty!

Existe no site http://br.murphyslibrary.com/ um sorteio de TOP COMENTARES um pouco diferente. Para participar você tem que preencher um formulário todo mês. Mas funciona sem ter os problemas que este gadgets está tendo. Não sei se esse programa prolonga por mais de um mês.

Bem, não sou expert em informática. Isso é só uma sugestão. Falo isso porque não é só a Patty e eu que está sendo prejudicada...

Bjs

Jeanne Rodrigues disse...

Meninas,

no caso especifico de vcs, Thata, Marcia e Patty, foi que vcs mudaram o nome.

esses novos contadores tem dado problema nos blogs, inclusive impedindo que as pessoas postem.

Não se preocupem que eu olho todas as postagens e faço uma conferencia bem séria para que vcs nao sejam prejudicadas.

Inclusive a Marcia ganhou esse mês, tendo 2 perfis...

Bjos,

kika disse...

ate comecei a ler o primeiro ...... mas siceramente odiei...... muito chato........

Marcia Noto disse...

Olá, Adriana!

Confesso que no final do terceiro livro estava um pouco enjoada, mas o desfecho me fez ir correndo comprar o próximo volume.
Eu estou no meio do quarto livro, e ainda não me acostumei com tantos nomes de personagens (ainda bem que no final de cada livro tem um apêndice, com as informações de cada Casa).
Eu acho o autor bem metódico, pois repare como ele não se contenta em nos informar que tal música está sendo cantada. Ele faz questão de nomear todas elas (principalmente nas cenas de casamento). Ele sim deve ter um bloco de anotações gigante... rsrs
O que eu mais gostei dessa série são as reviravoltas que a trama dá! Você não consegue saber quem é o herói ou vilão da história. Uma hora está morrendo de raiva de um personagem, e na outra torcendo para que ele se saia bem.
Até o momento, os meus personagens preferidos são: John, Jaime, Daenerys e o Tyrion, mas isso pode mudar com o decorrer das próximas leituras... É esperar para ver!
Parabéns pela resenha, está maravilhosa!

Bjs!

Marcia Noto disse...

Olá, Jeanne!

Eu percebi que depois da alteração do meu nome, os comentários não estavam sendo creditados no anterior. Por essa razão, corri e comentei em resenhas antigas para não ficar de fora da promoção!
Já recebi o livro, viu?! Está na fila para próximas leituras...

Bjs!

Patty Viana disse...

Ok então e obrigada a todas, na verdade eu estou preocupada em acabar saindo da lista de TOP COMENTADORES com o tempo...

Juliana Vicente disse...

Eu não li os livros, acho que não irei ler. Fantasia é um tema muito interessante, mas não é exatamente meu perfil de leitura.

Eu assisto a série e adoro, disseram que é muito fiel, apesar de ser impossível ser idêntica aos livros.

Beijos

Vall Knopp disse...

sagas, sagas e mais sagas. sequencias e mais sequencias. São tantos neste gênero, que me deixam atordoada, sério! Difícil encontrar agora um único livro que seja aquele que digo: uau!!! que delícia! tem sempre uma continuação. Acho que virou moda! mas.... fazer o quê. Este também me chamou a atenção, mas como não tenho tido muito tempo e estou focada em outro tipo de literatura, fica complicado eu ler a série. Mas quero, quero muito! e o jeito da resenha ficou encantador e dinâmico. Admirável.

Marcia Noto disse...

Vocês viram que vão fazer um recall do quinto livro? Parece que veio faltando um capítulo inteiro...
Segundo eu li na internet, é o capítulo 26, mas como nós vamos saber, se os capítulos são iniciados pelo nome do personagem?

Adriana disse...

Meninas! Obrigada pela participação de todas!
A série é muito boa mesmo, e a par da fantasia, é mais uma história sobre as tentações humanas - poder, dinheiro, sexo, influência...e o que normalmente fazemos por elas, traição, intrigas!

Claro que como todo livro, e principalmente uma série tão extensa, é preciso dedicação na leitura, e o risco de não agradar é ENORME, mas para mim valeu o tempo!

Realmente a história do vol. IV foi cindida para o V, já que ficou muito grande, o próprio autor comenta esse fato no fim daquele volume!

E também é verdade que o V foi lançado faltando um capítulo, o 26!

Eu dei sorte, logo que lançou eu tive com ele em mãos para comprar e desisti por conta da fila na Saraiva.
Na semana seguinte voltei, e os livros estavam sendo recolhidos porque havia o erro de edição.
O pessoal da FNAC informou que aqueles que tiverem comprado o exemplar com defeito poderão acessar o site para ler o capítulo faltante e terão direito a trocar o livro por outro corrigido.

Vou aguardar a entrega dos livros completos para comprar, estou doida pra saber o que rola na continuação!

Bj!!!

Joijoi disse...

Li os 5 livros... por muito tempo fiquei vidrada neles... não conseguia me concentrar em outras leituras! A série é muito envolvente, emocionante, surpreendente! Algumas vezes me decepcionei com o rumo de alguns personagens, outras vezes fiquei surpresa... tinha que voltar a leitura para ver se havia entendido certo...
A família Stark é minha queridinha (com excessão da Sansa... não consigo simpatizar com ela)... Pelos Lanister tenho um caso de amor e ódio... ora prevalece um, ora outro.
Valeu muito a pena ler e assistir à série na HBO. Agora, resta esperar ansiosamente para saber como termina a história... Espero que dessa vez o autor não demore tanto...

Jeanne Rodrigues disse...

Adri,

a série está na minha lista mas eu não sei se irei gostar pois mtas vezes acho tão parecido com Senhor dos Aneis(que eu nunca consegui ler) mas fico boiando tentando entender quem é quem...risos...

mas sua resenha fez com que eu tivesse ainda mais vontade e coragem($) de ler.

bjos,

Lili disse...

Eu também quero fazer uma resenha geral, mas confesso, estou tão apaixonada pela série e viciada que tenho receio de escrever algo. Não somos muito claro quando há uma relação de paixão tão intensa.

liliescreve.blogspot.com

Foco Ambiental disse...

Bem eu so posso dizer q estou adorando a série! Estou no segundo livro, comecei a ler o primeiro no final de junho, ou seja, estou devorando mesmo! Eu li em algum lugar, não sei onde, que a série serão sete livros, fiquei meio frustrada quando descobri pq ja tinha comprado os quatro primeiros achando q era tudo! Agora ja comprei o quinto faltando um capítulo, e estou esperando a troca!
No mais eu so queria dizer q o blog é super interessante e q a resenha realmente faz q a vontade d ler o livro aumente! Parabéns meninas!

Lylly Rodriguez disse...

Terminei de ler o primeiro livro da série agora, simplesmente MARAVILHOSO! Já vou iniciar a leitura do seguindo! (:

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top