QUEDA DE GIGANTES – KEN FOLLET

Queda de Gigantes é o primeiro livro da Trilogia 'O Século' de Ken Follet. Nessa série o autor se propõe a analisar no século XX em seus acontecimentos mais marcantes através da trajetória de 5 famílias – uma norte-americana, outra russa, duas inglesas (uma aristocrática e outra trabalhadora) e, por fim, uma alemã. Dessa simples ideia é possível verificar que a missão é difícil e extremamente complexa.

Em Queda de Gigantes, somos apresentados à família Williams – mineiros no País de Gales, e aos Fitzherberts – nobres da Região; conhecemos os Peshkov, Grigori e Lev, para os quais o maior sonho é abandonar a Rússia opressora rumo aos EUA; também conhecemos os Dewar de Buffalo, intimamente ligados ao Presidente norte-americano, Woodrow Wilson, e por fim, os Von Ulrich, família alemã que se dedica à política internacional.


Esses personagens têm suas vidas entrelaçadas em diversas ocasiões durante as quais Ken Follet desenvolve uma narrativa pormenorizada dos eventos que levaram à Primeira Guerra Mundial, narrando ainda os rumos dessa disputa que inaugura a Guerra de trincheiras – com todos lances históricos – e suas consequências para toda a Europa e o Mundo.


Pelo que disse acima parece um livro chato e simplesmente histórico. Com certeza não é assim! Os personagens de Ken Follet são vivos, interagem com personagens históricos, tendo ainda muito romance, intriga, suspense, espionagem e senso de justiça. Cada família se envolve de uma forma diferente no conflito, com suas consequências e consegue passar para nós leitores como deve ter sido para as pessoas comuns viver nesse momento tão peculiar da história da humanidade.


Adorei a história. Torci muito pela emancipação feminina, pela vitória dos trabalhadores russos que eram mais do que oprimidos pela nobreza, pelo amor entre uma inglesa e um alemão, e pela eleição de trabalhadores simples para a Câmara dos Comuns, marcando na história a transição de um modelo de mérito pelo nascimento, para o de mérito pelo conhecimento e capacidade individual.


É uma epopeia que merece ser lida com muito cuidado e degustando cada página plena de muitas informações e emoções. É um livro MARAVILHOSO. EMOCIONANTE. INTRIGANTE. INSTIGANTE.


Indico com toda a força, e podem ter certeza de que os dois outros tomos (a serem lançados em 2012 e 2014) estão na minha lista de compras!


Ken Follet entra definitivamente para o rol dos meus autores favoritos (confira aqui outras resenhas sobre livros do autor).

19 comentários:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Adriana!

Fazia tempo que eu estava esperando a sua resenha de Queda de Gigantes! Eu também li e adorei. A sua resenha também está muito boa, parabéns! Tenho duas sugestões para você: Os pilares da Terra e Mundo sem fim, também do Ken Follett. Se você gostoi de Queda de gigantes, com certeza vai gostar deles também! Aproveito para deixar um convite para você visitar o meu blog, www.natrlhadoslivros.blogspot.com e ler a minha resenha de Queda de gigantes!

Beijos,


Fernanda

Jeanne Rodrigues disse...

Dri,

Esse tá na lista, com certeza!

Ainda mais com uma resenha tão empolgante.

Bjos,

Driza disse...

Dri,
confesso que no início da leitura da resenha eu imaginei um livro chato. Mas depois, seu entusiasmo me contagiou e deu vontadinha de ler.

parabéns pela resenha!

hiper bjs

Vivi disse...

Dri, esse faz meu gênero. Já o tenho desejado ler faz tempo. Obrigada pela ótima resenha que me deixou bastante motivada.

Beijocas

Regina disse...

Dri,

Esse parece ser um livro que vou adorar ler! Gosto muito de livros que retratam fatos históricos, mas que trazem também uma visão romanceada da época, possibilitanto, como vc disse, ver como as pessoas realmente viviam naquele tempo!

Adorei a recomendação!

bjs

karyne disse...

Oi Adri..parece fascinante!! Vendo essas imagens que vc postou!
Adoro histórias que retrata o mundo em transformação.
Esta na minha lista do mês que vem...
Obrigada
Bjs
ka

Leninha - sempre romantica disse...

Esse parece ser forte, um tipo de livro que a gente pega e não quer largar.
Adorei a resenha, dá pra sentir o quanto vc gostou!
Dica anotada!

Juliana disse...

O que dizer depois de ler esta resenha? Eu quero, eu quero, eu queeero! rsrs
Já fui conquistada pelo livro e não vejo a hora de colocar meus olhinhos nele! ^^

Ótima resenha!

Beijos, Ju

Elisandra disse...

Sou fã do ken follet, e gostei muito da sua resenha, e claro que o livro vai entrar para a lista de livros á comprar...rsrsr....beijokas elis!!!!!!

Adriana disse...

Oi meninas! Obrigada pelos comentários! Realmente é um livro empolgante, daqueles que eu levava pra todo canto atrás de mim(e olhem que são 912 páginas....bem pesadinho....mas valia a pena)!

Também sou fá do Ken Follet (Elis e Fernanda), já li Pilares da Terra que comentei aqui e o Vôo da Vespa...muito interessantes e que valem a leitura.

Livros como esses que narram de forma romanceada fatos históricos estão entre os meus favoritos, e Queda de Gigantes não deixa nada a desejar, tem todos os ingredientes que me agradam...

Bjs!

Evelyn Chen disse...

Ken Follet nunca tinha me chamado atenção.
Realmente, no ínicio do post o livro pareceu meio chato, mesmo você dizendo que não é, parece ser do tipo de leitura que exige muita paciência, mas parece valer a pena, um dia tentarei ler esse livro pra ver como reajo com esse gênero, só lendo pra descobrir. Bju!

Anônimo disse...

Olá, parabéns pela sua resenha! Amei o livro, aliás eu super fã do Ken Follet e já li todos os livros dele. bjs

MIRIAM PASQUALOTTO disse...

Estou lendo o livro, e é realmente maravilhoso, uma leitura que prende a atenção cheio de romance, ação e suspense.

Lara disse...

Depois de sua resenha vou coloca-lo na frente na minha lista, comprei ele em julho e acabei passando outros na frente.

Adriana disse...

Meninas! Estou ansiosa pela continuação da série e esperando pelo tomo II! Lara depois de ler posta aqui o que achou!

Bj!

Marcitz disse...

Oi Dri!
Tinha postado anteriormente no O Tempo entre Costuras.
Só agora terminei esse livro! Com filho pequeno, férias, trabalho, entre outras coisas, ele acabava ficando meio de lado, mas amei tb! O final bastante corrido... Para quem escreve tudo tão dealhado no início e no meio, não conseguia entender como ele daria um desfecho em apenas 150 páginas restantes... aí ele começa a correr, fazer capítulos bem mais curtos, e a riqueza de detalhes tão explorada no início, é esquecida no final. A Revolução Russa poderia ter sido mais explorada. Tudo bem, ficaria um livro de 1500 páginas... mas senti no final, como se fosse uma pressão sofrida pelo autor de terminar o livro, sabe?
Bom, já estou na expectativa do próximo!!!
Agora comecei As Esganadas do Jô. Não vi resenhas aqui. Vcs ainda não leram?

Bjs e mais uma vez obrigada pelas dicas!!!

Thata disse...

Depois de dar uma olhada em Guerra dos Tronos, vim conhecer esses Gigantes! E que Gigantes!! Começando pelo simples fatos de relacionar várias culturas, dou uma chance para livro.

Oh, eu gosto de livros históricos! Não são chatos. . .

Este concerteza deve ser ótimo! Quero muito ler!! Valeu pela dica!!!!


bjs

Leninha disse...

Adoro os livros do Ken Follet, comprei esse livro mas ainda não comecei a ler porque quero ter os outros 2, o segundo já comprei...

Adriana disse...

Pessoal, foi lançado ontem o livro continuação desse, O inverno do Mundo.

Já estou a procura para continuar essa sage que me prendeu muito!!
Bj!

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top