Apesar da história ser pura ficção, o livro tem o mesmo nome do conjunto de tapeçarias que atualmente se encontram no Museu da Idade Média, em Paris. São as famosas tapeçarias La Dame à la Licorne que são consideradas como um dos grandes trabalhos da arte medieval na Europa. A temática do livro é totalmente inspirada na arte dessas tapeçarias da idade média, onde a autora Tracy Chevalier propõe uma ficção bastante sensual e casual.
O ponto enfático para mim é a exploração do tema da tapeçaria que representa cada uma delas, os nossos cinco sentidos, que em cada capítulo são manipulados por cada personagem. Vários deles descrevem com "os seus olhos" a sua versão da história, tornando ao meu modo de ver uma história inteligente, que até chega a ser interessante. Mas que resulta somente num comprometimento casual... O que para mim sinceramente foi uma pena, pois a cada página me via cada vez menos cativada com seus personagens. Acredito ter sido proposital esse total descomprometimento e comportamento anexando a obra La Dame à la Licorne aos seus personagens.
Em suma, A Dama e o Unicórnio, é uma leitura agradável, com uma referência histórica e artística interessante. Com uma leitura rápida, que nos prende realmente a atenção até o final. Destacando também os pormenores _ como as diferenças entre os membros das diversas classes sociais, o papel e as diferenças das mulheres da França e Bélgica do final da Idade Média, a interação entre a arte e a política, e, acima de tudo, a criação de arte, as nomeadas tapeçarias e como elas diferem da pintura.
***
10 comentários:
Pelo que li, esse livro tem a mesma temática do livro O Sétimo Unicórnio, da Kelly Jones, que é esse conjunto de tapeçarias... Esse outro, eu li, mas achei fraco. Comentarei em outra oportunidade. Lili, obrigada pelo comentário!
Lili,
Dessa autora eu li O Azul da Virgem. Adorei! Uma viagem fantástica. Ela escreve duas histórias com cinco séculos de diferença, e lá pro meio do livro, as histórias se tornam uma só e levam a um defecho de tirar o fôlego. Se puder leia.
bjs
Obrigada pela visita meninas :)
Aline, vou ficar longe desse livro rs
Puxa Driza, devia então ter comprado esse que vc citou!!!
Tinha me esquecido, devia ter anotado.
A dama e o unicórnio não me convenceu. Achei muito impessoal, não senti afinidade pelos personagens :(
Mas, tem muita gente falando bem desse livro, de repente foi comigo mesmo o problema.
Ah, depois que li Juliet Marillier nada mais me fascina :(
Por falar nela, estou devorando A Dança da Floresta :)
Beijinhos meninas!!
Já ouvi falar muito bem desse livro. Só que a temática não me apetece.
Beijos
Lili,
eu sei de um livro que vc iria amar. É bem forte no seu conteúdo, com romance e uma trama linda.
Se puder leia CAIM E ABEL (não tem nada de religião, muita gente acha que é bíblico, mas garanto que não). O autor é Jeffrey Archer.
Não tem nada a ver com o estilo Juliet Marillier, mas vai sanar sua ânsia por livros maravilhosos.
bjs
Driza
Oi Driza, nossa muito obrigada pela indicação _ CAIM E ABEL. Achei ele em ebook :)
Vai ser um dos próximos de minha leitura então. Depois comento no Blog!!
Bjs
Legal, Lili...
Tomara mesmo que vc goste!!
Ai meus sais...
bjs
Eu li a sinopse de Caim e Abel e achei bastante intrigante! Aguçou minha curiosidade Driza. Vou ler ;)
Obrigada de novo...
Lili,
aquela sinopse não conta nem a metade...
Leia sim!
bj
Confundi esse livro com O Sétimo Unicórnio!Na duvida, lerei os dois!
Postar um comentário
Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.