Ando numa fase inglesa como já tinha dito em outra postagem. É verdade que a história da Inglaterra sempre me fascinou, todos aqueles lordes e tudo mais! Até nas séries de TV estou nessa fase, pois não largo Downton Abbey...
Mas falando em livros, depois de ter lido Norte e Sul da Elizabeth Gaskell que ainda vou comentar aqui, e de ter lido Elizabeth I, que já comentei, comecei esses dois livros, que me deixaram com sensações opostas, mas ao mesmo tempo conseguiram completar um lapso meu de conhecimento, sobre a tão famosa Guerra das Duas Rosas, uma disputa entre primos pela Coroa Britânica.
O primeiro livro, A Rainha Branca narra a história de Elizabeth Woodwile, que se tornará a esposa de Eduardo de York, rei, cuja casa era representada pela rosa branca, e que tomará o trono de Henrique I, seu primo da casa de Lancaster, representada pela rosa vermelha.
Elizabeth, uma bela mulher, tem a fama de ser também uma bruxa, por descender de Melusina, a deusa da água. Na verdade eu adorei a história dessa mulher, que amou profundamente e sofreu também profundamente, principalmente com as traições e perdas durante sua vida.
Uma mulher intensa, que sabia viver, e que ao mesmo tempo amava seu marido e filhos e lutou bravamente para não perder a influência que sua família tinha adquirido com o seu casamento real.
Por outro lado, eu antipatizei completamente com a outra Rainha, a vermelha, simbolizada por Margareth Beaufort, da casa de Lancaster e mãe do futuro herdeiro Tudor, que iniciará a dinastia encerrada por Elizabeth I.
Margareth, verdade seja dita, teve uma vida um tanto, privada de carinho e atenção, vendida por sua mãe a um Lorde Tudor, que abusa da menina, separada de seu filho bebê, para outro casamento forjado por sua mãe, vive toda a vida acreditando ser especial, quase uma santa, escolhida por Deus para ter um futuro maravilhoso.
Ela também luta para conseguir colocar seu filho no trono, o que consegue após anos e anos de disputas, traições, complôs e discussões. Na minha opinião, mulherzinha chata! rs!
Na verdade, quando temos opiniões tão fortes em relação a uma história, no meu caso de amor e ódio, é porque ela, a história, é realmente muito boa, e consegue desfazer qualquer apatia da leitura.
Tanto Rainha Branca quanto a Rainha Vermelha são livros muito interessantes, bem escritos, com base em dados históricos, com um toque de ficção, muito envolventes trazendo à vida personagens do passado de forma brilhante. Eu nunca tinha lido nada da Philippa Gregory e me encantei com sua escrita!
Adorei conhecer essas duas mulheres, tão diferentes e cujos destinos estiveram entrelaçados num momento ímpar da história da Inglaterra.
8 comentários:
Estes eu ainda não conhecia mais já vou anotar a dica.
Eu gosto de livros que envolva história, é esta que são dos tempos antigos então fascina a gente de uma tal forma.
Espero poder conferir, beijos.
A Phillipa Gregory ecreve muito bem...Adoro A irmã de Ana Bolena,é muito bom também!!
Estou louca para ler esse livros, por que a Inglaterra é demais kkk
A guerra das duas rosas é uma parte mto interessante da história inglesa, e agora até vai sair uma série que é baseada em A Rainha Branca, chamada The White Queen kkk
Oi Adriana
Adorei a dica, vou a anotar.
Há tempos, li a coleção dos Reis Malditos e adorei tbe.
Bjks mil e uma otima semana
http://blogdaclauo.blogspot.com.br/
Dri,
como amante de história da Inglaterra, esses livros e todos da autora estão na minha lista.
sua resenha veio só confirmar que estou suuuper atrasada.
parabéns pela linda resenha.
bjos,
Jê
Olá Adriana,
eu gosto do estulo desta autora. E quando você falou numa relação de amor e ódio com a personagem, me conquistou defintivamente. Bjs!
Oi meninas! Muito obrigada pelos comentários! Eu adorei os dois livros, embora não tenha adorado as duas mulheres...rs. Estou à caça de novos livros e noves escritores, tenho conhecido alguns bons autores, a Philippa é uma delas.
Vale a pena!
Beijos!
Adorei o blog! Virei fã imediatamente, AMO LER , quero estar sempre aqui com voces. Assistam `a série THE WHITE QUEEN, baseada no livro da Phillipa. bjs
Oi, como é bom encontrar gente que ama ler...!!!
Adoro romances históricos, li toda a coleção Os Reis Malditos, tenho sete livros da Phillipa Gregory e outra autora que também admiro muito é Jean Plaidy que conta toda a saga dos Plantagenetas, família da qual derivaram os Yorks, os Lancaster e por fim os Tudors. Super recomendo...
Postar um comentário
Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.