O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler



"É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir..."


Não me lembro de quando usei a internet pela primeira vez. Acho que foi nos meus 16 anos. Na minha própria casa, só chegou quando eu tinha 20 anos. O fato é que marcou a minha adolescência. Comunicar-se sem telefone, sem cartas, pesquisar sem livros, ler o que eu quisesse, escolher os assuntos. Incrível. Apaixonei-me pela velocidade da informação.

Já o Facebook chegou tarde. Quando todo mundo já tinha, eu me recusava a ter uma página pessoal no diário da internet. Mas, pessoas vêm e vão, e para as saudades não ficarem tão grandes, fiz a minha página. Não sou de atualizar com meus pensamentos confessionais, uso mais para as minhas causas pessoais. O efeito Mark Zuckerberg, que gostaria que  fossem descritos nossos sentimentos mais íntimos, esse não me pegou. Mas, pegou Emma e Josh.

Emma e Josh são alunos do ensino médio. Vivendo uma vida comum de adolescentes. Festa, paqueras, estudo. Ela ganha um computador e Josh traz o seu CD de provedor de internet grátis, para que eles possam provar da maravilha que é a internet em casa. Logo no primeiro acesso, estão no Facebook, vendo o que vai acontecer dali a quinze anos. O que eram sonhos e projetos de futuro, de repente, estão na tela do computador, de uma forma bem diferente. 

Eles demoram a perceber que se trata de uma página pessoal. Várias hipóteses são aventadas. Uma pegadinha, um site esquisito, um vírus. Mas, quando percebem que se tratam deles mesmos, falando de suas vidas, a ansiedade toma conta e não conseguem mais deixar de pensar nas pessoas que serão no futuro. Emma está infeliz. Josh não é mais seu amigo. Os dois estão no Facebook, contando suas vidas tão estranhas, onde estão fazendo coisas inimagináveis nos seus 15 anos.

Onde foi que o futuro mudou tanto?
Que decisões foram tomadas por Josh e Emma para que as coisas saíssem tão diferentes do planejado?
Como o presente pode alterar o futuro?
E será que vale a pena modificar o passado para melhorar o futuro?

Brincando de "E se?" os autores contam uma divertida história sobre presente, futuro e decisões. O livro alterna as perspectivas de Emma e Josh, cada um narrando um capítulo. Não dá para contar muito, pois a história se revela aos poucos, no clima de "mudar o presente para melhorar o futuro". Mas, nem tudo pode mudar para melhor e, cada vez mais, fica difícil tomar decisões sem pensar no impacto no futuro. Um livro leve, criativo e muito divertido.


6 comentários:

Claudia disse...

Oi Aline
Achei bem interessante a estória. Vou procurar!
Meus filhos nao acreditam que na minha adolescência não existiam computadores...rsrsrs
Adoro o blog e leio todos os posts :)
Bjks e uma otima semana

http://blogdaclauo.blogspot.com.br/

Jeanne Rodrigues disse...

Aline,

que história heim? fiquei surpresa com o enredo e quero ler.

Bjos,

Patricia Cardoso disse...

Olá Aline,
parece ser um livro muito criativo. E gosto desse tipo de livro, que trabalha com os "se". Ótima resenha. Bjs!

Amanda T. disse...

Esse livro é uma das minhas prioridades entre os desejados! Só estou escutando coisas boas, e a ansiedade via aumentando! Haha adorei a resenha!

Beijokas
escolhasliterarias.blogspot.com.br

Regina disse...

Fiquei super curiosa pra ler! Realmente é bem estranho quando a gente pensar em um mundo sem internet e sem celular - coisas super básicas hj em dia! Colocando na lista de desejados!

bjs

Adriana disse...

Aline! A internet mudou tudo, mudou o mundo e vem tornando imediata a nossa interatividade, vide os movimentos que mexem com nosso país. Mas para quem, como nós, já vivemos sem ela, é mais fácil perceber o antes e o depois.
Gosto quando os livros nos trazem reflexões....

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top