Questões do Coração - Emily Giffin


Quem quer encarar a infidelidade? Emily Giffin não tem medo de enfrentar o tema sem pudores. A autora não se esquiva do assunto em nenhuma das suas obras já publicadas em terras brasileiras. Nesse livro, em especial, a traição é o assunto da vez. Nada de melhores amigas, nada de amores do passado, aqui, a traição é puramente estar com outro. De narrativa simples, sensível e intensa, a autora conta a história de duas mulheres apaixonadas pelo mesmo homem. E as repercussões na vida de cada uma. Os capítulos se alternam entre Tessa e Valerie, mostrando dois pontos de vista completamente diferentes.

Nick é o vértice desse triângulo. Médico de sucesso, lindo, simpático, charmoso. É um daqueles homens que conquistam no ato. Casado com Tessa, pai de dois filhos. Transparente e de bom caráter, é surpreendido pela atração por uma mulher especial.

Tessa é a esposa apaixonada, mãe em tempo integral, abandonou tudo para se dedicar à família. Tenta se enquadrar na alta roda social, no "estilo de vida americano", convivendo com algumas amigas ricas e fúteis, almejando escolas de alto nível para seus filhos, passando horas no clube e em eventos sociais. Não tem muito sucesso nessas metas, pois se sente inferiorizada e percebe que algo não se encaixa. Cobra do marido uma postura mais interessada e mais participativa nas suas ambições.

Valerie é a outra. Advogada bem-sucedida, mãe solteira sem interesse em relacionamentos, ela conhece Nick por causa de um acidente com seu filho Charlie. O garoto é queimado acidentalmente nas mãos e no rosto quando participava de uma festinha infantil. Durante todo o longo tratamento, Nick e Val se tornam grandes amigos e sentem-se atraídos um pelo outro de forma irresistível.

Os personagens são bem próximos da realidade, erram e acertam na mesma medida, não tem como torcer por um casal. Tessa é particularmente irritante, com sua ideia fixa de se enturmar, suas frustrações pessoais e seu jeito de mãe 24 horas, mas é a esposa, centro da família, dedicada ao extremo, tem um bom coração.  Valerie é independente, solitária e preocupada demais em acertar sempre. O acidente com Charlie parece levá-la ao extremo da insegurança como mãe, ela falhou terrivelmente. Sem ter com quem contar nesse momento, suas necessidades afetivas a jogam direto nos braços de Nick, o médico que salvou seu filho e pode salvá-la também. Nick é um homem indeciso,  confuso, um pouco desapegado da família que tanto quis, e inclinado a permanecer nas situações apenas por medo do confronto. Todos eles surpreendem-se com suas próprias atitudes quando deixam os sentimentos governarem suas decisões.

Com quem Nick fica no final? A traição é justificável se for com a pessoa certa?  Essas perguntas fazem pensar. Para chegar nas respostas, é preciso encarar uma boa história dramática, dessas que podem acontecer com qualquer um de nós.

PS: Tessa é irmã de Dex, de O Noivo da Minha Melhor Amiga, então, o assunto infidelidade é quase tema de família.

21 comentários:

Magda disse...

Gosto muito do site. Os livros são bem escolhidos. Muitas vezes escolhi livros com base nos comentários de vocês e não me decepcionei. Vocês estão de parabéns!

Patricia Cardoso disse...

Olá Aline,

li esse livro tem algumas semanas, e gostei bastante. Sua resenha está a cara do livro, Parabéns por ela. Qaunto as questões que são levantadas, o bom é que a autora em nenhum momento nos dá lição de moral, e nos deixa livre pra construirmos nossas respostas. Como disse, gostei muito do livro. Bjs...

Ludmilla disse...

Minha nossa, suas resenhas são de tirar o fôlego. Este livro ja esta no topo da minha lista de desejos.
Nao vejo a hora de ler para saber o final da história.
Pela sua resenha, este é daqueles livros que vc corre para saber o final e quando está acabando tira o pe do acelerador para demorar mais para acabar.
Bjos

Jeanne Rodrigues disse...

Aline,

esse livro tá na minha lista já que gosto mto da autora.

Sua resenha vem só aumentar a minha vontade.

Bjos,

Driza disse...

Aline, amei a resenha e quero muito mesmo conhecer os personagens! Me sensibilizei. Adoro esse tipo de drama.

Valeu a dica.

bjsss

Vanessa disse...

Eu fiquei revoltada enquanto lia este livro pelo simples motivo que a trama do livro acontece na vida real a toda hora, existem muitos casais como este por aí, o que é muito triste, mas apesar disto, eu tenho que dizer que o livro é MARAVILHOSO, viciante mesmo, li numa sentada como se diz.

Vanessa - Balaio de Livros.

Leninha - sempre romantica disse...

AMEI ESSE LIVRO!

Queria muitos outros dramas parecidos!

O final no entanto já vi opiniões contraditórias, a minha opinião tenho formada!

Linda resenha!

Kézia Lôbo disse...

Muitooo boa a resenha, ja queria ler faz um tempinho, mas agora quero bem mais, deve ser um livro que faz a gente pensar bastante, em algumas de nossas atitudes e a aprender não condenar tanto! Oo

regina disse...

Eu li e gostei muito. Incrível a maneira como a autora capta as personalidades das personagens. Algumas vezes nos identificamos com seus questionamentos. Torci muito pelas duas, senti pena, raiva, tristeza...
Mas foram ótimos momentos. Recomendo!

Valéria Knopp disse...

é um livro instigante ao que chamamos de certo e errado. O que é certo para mim pode não ser certo ao outro. Até que ponto podemos ir para viver um romance!? O livro me instigou a descobrir isso. Gostei.

Márcia Novaes disse...

acabei de comprar esse livro e vim correndo ler a resenha hoho' o q me deixou mais intigada a le-lo..
otima resenha

xerus

Fábrica dos Convites disse...

Li este livro a pouco tempo, e ele é tudo o que eu esperava, foi dificil não me emocionar em vários trechos. Lindo! Bjs, Rose.

Rayme disse...

livro maravilhoso, intenso, sensível, super tocante, apaixonante

Thata disse...

Pelo que vejo Emily Giffin sabe tratar do assunto traição com força e sem edo. Tanto que virou filme e se deixar Questões do Coração também vira.
O livro retrata algo bem real e polêmico. A posto que quem l~e derrama umas lágrimas de emoção.

bjs

Mariadélia disse...

ADOREI O LIVRO.... NÃO QUERIA PARAR DE LER... INDICO PRINCIPALMENTE PARA PESSOAS QUE NÃO TEM O HÁBITO DA LEITURA...ASSIM COMO EU :S

Marcia disse...

Olá, Aline

Estava ansiosa para saber qual o desfecho dessa historia, e por essa razão não consegui parar de ler até chegar ao final. Entretanto, ainda não consegui definir o que achei desse livro...
De qualquer forma, foi uma boa leitura!

Bjs,

Marcia

Heloisa Nogueira disse...

Amei a resenha. Já queria ler faz um tempinho, mas agora quero bem mais.


Beijos.

Silvano Messias disse...

Parabéns pela resenha. Me convenceu a comprar o livro, pois
curto muito uma boa história/leitura.
Abraços.

Silvano Messias disse...

Parabéns pela resenha. Me convenceu a comprar o livro.
Abraços.

Lynne disse...

A traição retratada acontece em tantos lares, e quer saber?dói ver a possibilidade real e simples da impacto de uma nova paixão sobre a vida de um casal..o enredo .pode acontecer com qq um,e qualquer um pode estar em qualquer dos papeis do triangulo e exatamente por isso a leitura é tão pulsante!

christina disse...

Me arrependi sinceramente em ter custado tanto a ler este livro. Doloroso e extremamente real, todos os dias acontece nas paginas da vida real de muita gente. Por isto, custei tanto a reunir disposição para a leitura. Leitura sofrida mas valeu a pena. A autora honrou seus personagens. Adorei a Tess, me comovi com a Valerie e lamentei a fraqueza de carater de Nick, ele realmente se perdeu e magoou duas mulheres que não mereciam mesmo. O final não poderia ser diferente, exatamente o que acontece nas maiorias destes casos.

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top