Persuasão – Jane Austen

Sinopse: O enredo gira em torno de Anne Elliot, filha de Walter Elliot, baronete de Kellynch Hall, a qual sete anos antes dos eventos narrados no romance, apaixona-se por Frederick Wentworth, inteligente, ambicioso, mas pobre, e é impedida pela família de contrair matrimônio com o mesmo. Tal rompimento foi feito sob a interferência da viúva Lady Russell, que não via vantagens no casamento com um homem sem tradições e sem conexões familiares importantes, temendo um futuro incerto para Anne.

*-*

Lindíssimo romance histórico!

Anne Elliot foi persuadida a não aceitar a proposta de noivado de Frederick Wentworth. Sua família e uma amiga íntima julgavam que por ela ser filha de um baronete, merecia e conseguiria um partido melhor do que o inferior oficial da marinha.

Agora, passados 7 anos, o capitão Wentworth está de volta e convivendo no mesmo círculo social de Anne. Ela continua perdidamente apaixonada, mas sabe que causou uma grande desilusão a ele e, por isso, entende que talvez o capitão não a ame mais e nem a queira novamente. O diferencial da protagonista desse livro em relação às mocinhas dos outros romances da Jane Auten, é que aqui, quando o capitão Wentworth e Anne voltam a se encontrar, ela já tem 27 anos, o que naquela época já era considerado “avançada na idade”.

Esse livro é mais um grande sucesso da consagrada autora Jane Austen. Ele foi publicado em 1818 - depois da morte da autora - e traz o romantismo de época e os diálogos longos e ricos em detalhes. Na história, assim como em outras obras da autora, o destaque é a classe mais alta, onde é muito importante para os personagens serem ricos e morar bem, ter a possibilidade de oferecer jantares, bailes e hospedagem aos seus amigos e, é nesse meio, que Anne e Frederick estarão sempre se encontrando.

É lindo de se ler o modo como Anne e Frederick se encontram e dialogam. A narrativa é tão envolvente que dá pra sentir os personagens tentando o tempo todo disfarçar o amor evidente. Dá a impressão de estar dentro da história, assistindo tudo ao vivo.

Tive uma grata surpresa no fim da história. É que no meu exemplar, veio logo na seqüência, um aviso de que Persuasão originalmente teve um outro final, mas como o último capítulo, escrito em 1816, não satisfez a autora, mais tarde ela o substituiu por outros dois. E, na seqüência, está o capítulo excluído. Pode não parecer grande coisa, mas para quem adora as obras da autora e quer saber de todas as fases da construção das histórias, é de grande interesse. Eu, particularmente, gostei mais do final após a substituição. Ótima visão da autora.

É Jane Austen!

Adorei!

14 comentários:

MoniqueMar disse...

Li o livro novamente mês passado e aproveitei para resenhar. Foi uma bela surpresa ter nessa edição os capítulos suprimidos do original, adorei.
Bjkas,

Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar
http://mimosliterarios.blogspot.com/

Thata disse...

É, quando se fala nessa Jane...
:)

Bjs

Vanessa disse...

Tenho até vergonha de dizer, mas até hoje só li um livro de Jane Austen, o 'Orgulho e Preconceito' o qual eu gostei bastante, tenho dela 'Razão e Sensibilidade' mas ainda não li, preciso consertar isto.

Vanessa - Balaio de Livros.

Valéria Knopp disse...

Este livro me fez recordar "O morro dos ventos uivantes" de Emily Bronte. Um amor tumultuado, mas intenso, numa época incrível e de grandes dificuldades femininas para essa vivência.
Gostei!

Driza disse...

Oi meninas,

recomendo sempre todos os livros que li da Jane Austen. Todos valem a pena de ser lidos.

São leituras enriquecedoras.

bjsss pra todas

Giselle Farias disse...

Olá!
Antes de qualquer coisa... quase nunca (ok, nunca! rs) comento aqui, mas tô sempre lendo os posts e adoro o blog!
Queria saber se o seu exemplar é esse da imagem. Porque eu também quero os capítulos extras! hehe
Obrigada e parabéns pelo blog.
Bjks

Driza disse...

Oi Giselle,

meu exemplar é esse da capa acima sim, nele tem as histórias Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão e, acredite, paguei apenas 9,90!!!

bj

Giselle Farias disse...

Obrigada, Driza!

R$9,90 pelos três?! Que maravilha! Só não é melhor porque eu já tenho os outros dois.. rsrs

Bjo

Jeanne Rodrigues disse...

Driza,

ainda não tenho nenhum livro da Jane Austen.

Esse ainda não li.

Tenho mta vontade de ler todos os livros dela em sequencia.

Parabéns pela resenha e pela aquisição.

Bjos,

Victoria Catarina disse...

Olá ! Sou fã da Jane Austen há um tempinho e já li tanto Orgulho e Preconceito com Persuasão, mas gostaria (MUITO) de saber onde consigo as três histórias por R$9,90 e ainda com capítulos extras !!
Ah, e parabéns pelo blog, amei !
Bjs

Driza disse...

Oi Victoria,
obrigada pela visita.
Eu comprei meu exemplar com as três histórias juntas pela internet no www.submarino.com , mas não sei se eles ainda estão vendendo, principalmente por esse preço.
O legal é vc fazer uma busca na internet, nos sites que vendem livros.

bjão

Driza

Marcyda disse...

eu estou a procura de uma edição deste livro que tenha o final original, mas que seja só Persuação (sem os outros dois, que já tenho no meu acervo)

Juliana Vicente disse...

Nunca li esse livro, mas tenho muita vontade. Já vi o filme e adoro! Na minha opinião é um dos melhores filmes que já vi, baseados na obra de Jane Austen.

Assim que surgir a oportunidade irei comprar e ler.

Beijos

Heloisa Nogueira disse...

Esse livro com certeza deve ser uma delícia. Mais um pra minha lista que só cresce, rs.

Beijos.

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top