Razão e sensibilidade – Jane Austen


Sinopse: A história relata os relacionamentos de Elinor e Marianne Dashwood, duas filhas do segundo casamento de Mr. Dashwood. Quando o pai morre, a propriedade da família passa para John, o único filho homem, e as mulheres Dashwood se vêem em circunstâncias adversas. O romance conta a mudança das irmãs Dashwood para uma nova casa, mais simples e distante, e suas relações. O contraste entre as irmãs, mostrando Elinor mais racional e Mariane mais emotiva e passional, é resolvido quando cada uma encontra, à sua maneira, a felicidade. Ao longo da história, Elinor e Marianne buscam o equilíbrio entre a razão (ou pura lógica) e a sensibilidade (ou pura emoção) na vida e no amor.

-*-

Esse é um dos livros que a gente não pode passar pela vida sem ler, assim como outros títulos de Jane Austen. Foi o primeiro livro publicado da autora, em 1811 e o sucesso foi tanto, que a história foi várias vezes adaptada para o cinema e para a televisão.
O livro já foi diversas vezes publicado e por isso existem muitos tipos de capa, sendo que essa que coloquei aqui na postagem é a do exemplar que tenho, publicado pela editora Martin Claret, que reúne essa e mais duas histórias da autora.
O romance não é tão arrebatador como o livro Orgulho e Preconceito onde seus personagens, Sr. Darcy e Elizabeth, conquistaram o mundo e são lembrados e citados até mesmo em outros livros, mas é igualmente uma obra fascinante.
As senhoritas Elinor e Marianne Dashwood são as personagens em destaque na história. Embora sejam irmãs, elas têm personalidades completamente diferentes e juntas vão aprender o que é amar e sofrer.
Elinor é apaixonada por Edward Ferrars e aparentemente é correspondida, mas ele tem um segredo e dificuldades que podem impedi-los de ficar juntos. Marianne está certa que é noiva de John Willoughby é que a felicidade que virá junto com o casamento é uma questão de tempo, mas não conhece o verdadeiro caráter dele.
O livro ainda traz muitos personagens marcantes como o gentil Coronel Brandon e a bondosa fofoqueira senhora Jennings, além de outros não tão agradáveis de conhecer.
Assim como os outros livros de Jane Austen, Razão e sensibilidade não tem uma escrita tão fácil de ler, isso acontece porque o estilo de contar a história é bem de época mesmo, como diálogos floreados e narrativas longas. Confesso que alguns parágrafos tive que ler duas vezes para não perder o fio da meada!
Recomendo muito a leitura desse livro. Estou feliz por ter me dado esse prazer!

Clique aqui e leia a resenha que a Medéia fez para esse livro em março de 2010.

27 comentários:

Erica Ferro disse...

Ótima resenha!

Bem, tenho e já li "Razão e sensibilidade" e é mesmo um livro fantástico e apaixonante. Identifiquei-me com a sensibilidade de Marianne. Sou tão ela! :D Se bem que sei reconhecer em que há momentos (ou vários momentos) que é preciso ser muito Elinor. O interessante desse livro da Jane é que nos mostra que deve haver mesmo um balanceamento entre a razão e a sensibilidade. Ser racional demais nem sempre é a melhor maneira de encarar a vida, de igual maneira que não é saudável ser sensível demais. Enfim, adorei esse livro!
Tenho dois livros da Jane na estante pra ler: "Orgulho e preconceito" e "Persuasão". Falam muito bem de "Orgulho e preconceito". Normalmente, quem lê Jane, começa por "Orgulho e preconceito". Eu comecei por "Razão e sensibilidade", que, se eu não me engano, foi publicado antes de O&P.

Um abraço, Driza.

Driza disse...

Oi Érica, é sempre um prazer ler um comentário seu!

Tb sou mais Marianne, sensível até a última célula. Mas, seria tão bom ser Elinor! rsss

Eu comecei por Orgulho e Preconceito, e acho que ele é mais emocionante. Estou começando Persuasão agora e, já desde o início, adorando!

bjs, minha linda

Thata disse...

"...o estilo de contar a história é bem de época mesmo, como diálogos floreados e narrativas longas."
Narrativas assim presisam mais de concentração. Não é um livro que você lê num ônibus cheio como um chik lit daria para ler. E livros assim nos fazem ser extremistas: ou você fica vidrado na história querendo entender e comprender o final (que geralmente não são claros, precisa de uma leitura completa) ou você lê uma página por dia e olhe lá!

A resenha é animadora, estou mesmo querendo ler este livro!
Parabéns Driza, o blog está ótimo!

Driza disse...

Concordo, Thata!

Vc explicou muito bem o que acontece com essa linguagem de época.

Eu adoro! Não me importo se tiver que ler de novo, porque sei que vale a pena!

bjsss e obrigada

MoniqueMar disse...

Sou super fã de Jane Austen e não perco um livro, uma adptação sequer.
Aproveitei o tema do Círculo de Leitura e reli essa edição mesmo além de resenhar. Vale muito a pena.
Bjkas!

Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar
http://mimosliterarios.blogspot.com/

Sweet-Lemmon disse...

Eu simpelsmente adoro esse livro. É o meu favorito da Austen. Li na minha adolescência, na época em que filme foi lançado (ih, olha a idade, rs!) e me apaixonei. Realmente, esse é daqueles 'obrigatórios';)

Bjos!
Thaís
@sweet_lemmon
http://umaconversasobrelivros.blogspot.com/

Regina disse...

Apesar de ter esse livro, creio que ainda não o li. Claro que vi o filme e adorei!

Da autora li Orgulho e Preconceito (se bem que ainda prefiro a mini série da BBC com o Colin Firth - primeira vez que prefiro o filme ao livro rsrsrs) e Mansfield Park.

Concordo com você, Driza, têm livros que merecem e devem ser lidos... preciso fazer minha lista, que, com certeza, vai incluir esse!

bjs

BlueCloud disse...

Infelizmente o único livro da Jane Austen que li foi o Orgulho e Preconceito, que também é o único livre dela que tenho. Mas gostava tanto de ler o Persuasão e o Razão e Sensibilidade... Vou ver se neste Natal tenho sorte! ;D

beijos!

Thais disse...

O unico livro que li da Jane foi orgulho e preconceito, que amo de paixão. Fico ensaiando ler razão e sensibilidade, mas como vc mesmo disse a escrita da época pode ser muito cansativa as vezes.

Aline disse...

Driza,

Esse livro é o que eu mais gosto da Jane Austen. Adorei também o filme, muito bem feito e gostoso de assistir. Apesar da escrita complicada, Jane Austen é leitura obrigatória para amantes de romances históricos.
Adorei a sua resenha.

Bjs

Driza disse...

Oi BlueCloud,

eu tb era louca para ler esses livros da Jane. Aí aproveitei essa promoção de edição única, com as três histórias. Paguei apenas R$ 9,90 no Submarino! Fiquei de olho nas promoções e aproveite uma tb, vale a pena!

bjs

Driza disse...

Sweet, Monique,

esse livro já está em destaque nos meus preferidos. Adorei ter lido!

bjss

Driza disse...

Rê,

tb adorei a série Orgulho e Preconceito da BBC. E agora quero ver o filme de Razão e Sensibilidade, tomara que seja tão bom qto o livro.

bjss

Driza disse...

Thais, Aline,

essa escrita história é um pouco carregada, mas compensa toda a atenção dispensada.

São histórias lindas.

bjss

Driza

Jeanne Rodrigues disse...

Driza,

Adoro esse livro, não é a toa que minha filha se chama Marianne.

Li no colégio há mtos anos, e foi uma grata surpresa quando a Dayane teve que ler pra escola.

Ainda falta a Marianne ler, para saber o motivo dela ter ganho esse nome.

Os livros da Jane Austen são verdadeiros clássicos, os dialógos me fazem suspirar, adoro floreados...risos...

Adorei a resenha.

Bjos,



PS: aguardando já as proximas.

Adriana disse...

Não li ainda!!! Meu Deus, parece que só eu né??? Orgulho e preconceito é maravilhoso e me apaixonei pela resenha de Razão e sensibilidade, vou ler o mais breve possível!!! Jane Austen é simplismente maravilhosa no que faz!

Georgia Rossano disse...

Este livro é ótimo. Li também o livro roteiro do filme baseado no livro, é maravilhoso. A construção da linguagem e principalmente a magia da história. Recomendo além do livro, o livro roteiro e o filme, sem dúvidas ótima escolha.

;)

Driza disse...

Jê,

que história bonita essa das suas filhas. A Dayane gostou do livro?

bjsss

Driza disse...

Adriana,
realmente a Jane Austen arrasa, são histórias que nos fazem suspirar.

bjss

Driza disse...

Geogia,

muito obrigada pela dica, ainda não vi o filme! Preciso arrumar tempo...

bjsss

Driza

Vanessa disse...

O único livro de Jane Austen que li foi Orgulho e Preconceito e gostei muito, muito, muito.
Tenho Razão e Sensibilidade, mas não sei porque cargas d'água ainda não peguei pra ler...

Vaness - Balaio de Livros.

Lia disse...

Amo os livros da Jane Austen são lindos e mágicos. Ainda não li Razão e sensibilidade, só assisti a versão de 2008 (que eu adorei)! Até agora já li Emma, Mansfield Park, A Abadia de Northanger e Orgulho e Preconceito( que já perdi as contas de quantas vezes já li). Espero pode ler logo Razão e sensibilidade e Persuasão.

Driza disse...

Vanessa, Lia,

Não tem igual a Orgulho e Preconceito que, definitivamente, é the best!!! Mas, Jane arrasa em todos os seus romances. Adorei todos que li até agora...

bjsss

kika disse...

ahhhhhhhhhhhhh.... eu comprei o compendium... com orgulho e preconceito, razao e sensibilidade e persuação.... super recomendo.... os tres sao maravilhosos......

mariana disse...

Li esse livro há tanto tempo...Lendo sua resenha me deu vontade de ler de novo!!!Muito lindo!!!

Cali disse...

Driza, por incrível q pareça, não li nenhum livro da Jane Austen ainda. Assisti aos filmes, e o que mais gostei foi Orgulho e Preconceito, então acredito q vou gostar de ler. Se bem q Razão e Sensibilidade tb eu amei...kkkk. já assisti diversas vezes. Tô esperando uma promoção q nem a sua...(9,90)!!! Para poder comprar...bjsssssssssss

Driza disse...

Cali,

recomendo que vc leia os livros da Jane sim. No começo vc demora um pouco para acompanhar por causa da escrita de época, o jeito floreado de falar, mas com o passar das páginas vc não consegue mais largar. São histórias lindas de viver.

Orgulho e Preconceito é sempre o mais amado, mas os outros não ficam atrás...

bjsss

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top