Desafio Literário - Julho




O Leitor Bernhard Schlink


Michael tem somente 15 anos quando conhece Hanna, uma mulher 20 anos mais velha. É o início de uma delicada relação amorosa, marcada por pequenos gestos e rituais. A leitura de clássicos de Tolstói, Dieckens e Goethe precede os encontros. Ao longo de meses, o casal repete essas cerimônias, interrompidas pelo súbito desaparecimento de Hanna. Sete anos depois, Michael, estudante de direito, é convidado a tomar parte em um julgamento contra criminosos do regime nazista. Ele descobre que uma das acusadas é sua antiga amante, o que o lança a um vórtice de culpa e piedade.


O Livro adaptado para o cinema que escolhi para o Desafio Literário deste mês, foi O Leitor, mas, acabei assistindo ao filme antes de lê-lo. E foi uma das poucas vezes, em que achei que o filme foi bastante fiel ao livro o que me surpreendeu bastante.

Como já tinha gostado do filme, gostar do livro foi natural, e revivi os conflitos de Michael que se envolveu aos 15 anos com Hanna, uma mulher com uma aura de mistério, 20 anos mais velha. Os encontros dos dois seguem um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê fragmentos de Goethe, Dickens, Tolstoi e Schiller, e só então fazem amor. Michael nunca chega, a saber, muito sobre a amante. Assim, quando ela desaparece de repente dando um fim abrupto àquele período de felicidade, ele se convence de que jamais a verá de novo.

Um dia Hanna some sem deixar notícias, e Michael segue com sua vida, e anos depois quando é um estudante de Direito, acaba reencontrando-a, mas, Hanna é uma das acusadas por crimes de guerra e por várias mortes em um campo de concentração nazista.

Michael então se vê num dilema, pois, ainda ama Hanna, mas, descobre que aquela mulher que esteve muitas vezes em seus braços, foi capaz de cometer atrocidades que o envergonham até a alma. Durante o julgamento Michael descobre que Hanna está escondendo um segredo que pode livrá-la da cadeia, mas, a vergonha de revelá-lo não permite que ela se defenda. O que deixa Michael completamente dividido em revelar o que sabe e livrá-la da prisão, ou calar-se e respeitar a vontade da mulher que ama.

Michael toma a sua decisão e viverá com a dor de amar uma mulher capaz de cometer um crime bárbaro, e também não ter feito nada para salvá-la. Michael continua a sua vida, porém é um homem que não se envolve emocionalmente com ninguém, nem mesmo com a sua própria filha. Ele cultiva apenas na lembrança os momentos em tinha a Hanna de seu tempo de juventude.

Achei a história comovente, e compartilhei com Michael a sua dor de amar uma pessoa, com um passado que ele não podia perdoar, mas, não tinha como deixar de amar, pois, vivenciou com ela momentos inesquecíveis de cumplicidade, quando em um quarto lia para o seu amor.


O Leitor, romance alemão do escritor Bernhard Schlink foi traduzido em 39 línguas e chegou às telas estrelado por Kate Winslet e Ralph Fiennes, e foi laureado em 1997 com os prêmios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laurie Bataillon. Em 1999 ganhou o Prêmio de Literatura do Die Welt.



O Leitor, o filme foi indicado a cinco Oscars, dentre os quais o de Melhor Filme e de Melhor roteiro adaptado. Kate Winslet, que interpreta Hannah no cinema, levou o prêmio de Melhor Atriz.



8 comentários:

Claudinha WCX \o/ disse...

Kate levou o premio e realmente mereceu ! A história é muito boa e o livro incrível !

sabrina disse...

Ai, gostei demais^^
Já vi esse filme, mas achei q seria muito depressivo, agora lendo sua resenha me encontrocapaz de ler sem medo^^ kkkkkkkkkkkkk
Interessante vc ter falado que o filme está a altura do livro... quase inédito, mesmo!
ótima escolha para o desafio, parabéns! ^^

Jeanne Rodrigues disse...

Paty,

Ainda nao assisti o filme e nem li o livro.

Aff,mais um pra subir na lista..

Será que um dia eu consigo?

Parabens pela resenha.

Bjos,

Vivi disse...

Rê, esse livro é comovente. Não assisti a história, mas se ele conseguiu abarcar a beleza rara que o romance de Schlink apresenta, vale a pena ser visto mesmo.

Beijocas

Vivi disse...

Paty, eu falei Rê...rs Que desatenção a minha. Mil desculpas, linda!

Beijocas

Marília Barros disse...

Já vi o filme e gostei muito, quero ler o livro também. Sua resenha ficou ótima! :)

Driza disse...

Mais um excelente comentário sobre esse livro. Dá realmente vontade de ler.

bjs

Aline disse...

A dobradinha filme-livro é muito atraente. Seu post está cativante! Preciso ler O Leitor urgente!

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top