O chá de amor - Jennifer Donnelly

Considerado "excepcional" pelo Booklist e "muito divertido" pelo Washington Post, O chá do amor é um romance sedutor, que nos leva a uma viagem pelas agitadas ruas de Londres e Nova York do fim do século XIX. Falta um ano para que o jovem casal de namorados, Fiona e Joe, realize seu grande sonho: casar e abrir a própria loja de chá. Depois de tantos anos economizando cada centavo, tudo indica que, finalmente, estão próximos do final feliz. Mas o que parecia pouco tempo se transforma em uma eternidade quando uma série de trágicos e dolorosos acontecimentos se interpõe na vida dos dois, e eles se distanciam cada vez mais um do outro. Fiona se vê obrigada a viajar para a América, o que considerava a sua maior aventura. Mal sabia ela que não há aventura maior que o amor...

O chá do amor conta a história de Fiona, uma jovem ingênua e sonhadora de 17 anos, e de seu namorado, também amigo de infância, Joe Bristow. Fiona é operária de uma fábrica de chá e Joe, um feirante. Ambos têm o sonho conjunto de abrir uma casa de chá muito especial. E de xelins em xelins depositados em uma lata de chocolates, lentamente vão se aproximando do tão sonhado objetivo. Porém, ambos não contavam com os percalços que culminariam no adiamento do sonho a dois. O amor que tinham um pelo outro seria forte o bastante para mantê-los unidos? Ou a distância trataria de afastá-los de vez?

Esse belo romance eu recomendo e faço questão de acrescentar cinco estrelas! Livro desenhado ao meu gosto onde o ritmo da narrativa muito ágil e dinâmico me manteve ligada do início ao fim. Uma leitura envolvente e refrescante. Sabe aquele clima emocionante de folhetim em que se eleva a expectativa do telespectador ao ápice? O chá do amor é bem esse clima.

Sim, o fato de ter me apaixonado não indica que economizei a ira. Nem um pouquinho. Quantas vezes me peguei pensando “Se a Fiona e o Joe se desencontrarem mais uma vez, eu desisto!” Promessa vã uma vez que desenvolvi uma intimidade radical com os personagens. Aliás, um elenco de personagens inesquecíveis.

Particularmente, admirei-me da composição multidimensional conferida aos personagens. Fazia com que eles se tornassem autênticos aos meus olhos. Foi muito bom acompanhar a transição sofrida de Fiona. De uma jovem ingênua para uma mulher bem sucedida com uma acurada visão de negócios, porém com um coração sempre leal às suas raízes. Joe também não esteve imune as oscilações da vida. Sofreu tremendamente pelas escolhas infelizes que fez, mas tornou-se um empreendedor de sucesso, porém culpado por ter dado um rumo à vida totalmente adverso ao que desejara. Os demais personagens são, em sua maioria, cheios de vida, dor, alegria, tristeza e realidade.

Vale dizer que a escrita de Donnelly é tão natural e ao mesmo tempo tão rica; capaz de despejar conflitos e tensões em uma linguagem simples, doce e vívida. Apesar do enredo previsível às vezes, é possível perceber que a autora tem estilo próprio.

Em tempo: amo descobrir novos autores; sinto-me melhor ainda quando encontro autores cujas almas se fazem presentes em cada detalhe da história. Jennifer Donnelly levou dez anos para escrever seu primeiro livro: O chá do amor. Para se ter uma idéia ela imergiu de corpo e alma no distrito miserável de Whitechapel em Londres (local onde ocorreram os assassinatos em série cometidos por Jack o Estripador). Donnely caiu de amores pelo lugar de onde pôde extrair inspiração das imagens, sons e impressões do ambiente para escrever o Chá do amor. Tamanha identificação com Whitechapel levou-a dizer que se tivesse tido uma vida anterior, certamente não teria sido uma rainha, mas sim uma moradora de favela! Curiosidades a parte, o resultado do tempo bem empregado torna visível o esforço apaixonado da autora.

Paixão essa que comunicou e me conquistou de cara. Logo me vi em uma catarata de emoções onde tudo era muito apreciável desde os mínimos detalhes. Detalhes tratados como se fossem grandezas maiores e que me faziam querer chorar em várias passagens do livro. A quem interessar: o melhor livro do gênero que li esse ano.

Ah, e se você quiser saber o papel determinante que Jack o Estripador desempenha na história, sugiro que faça a leitura agora porque eu mordo a língua, mas não conto.

Para os que gostam de reviravoltas, encontros e desencontros, mistério, vingança, elegância e humor, vá atrás do seu exemplar agora! Sim, porque o livro é tudo de bom e mais um pouco. Um absurdo de bom!

O final da história não deixa dúvidas: o lance vem em série, então, vá montando sua estratégia para manter a paciência durante o efeito sequência. O próximo livro chama-se The winter rose. E aí tem-se a pergunta: o livro é com quem, com quem? Móoorra de curiosidade! Não posso contar sob pena de estragar a surpresa revelada no Chá do amor.

24 comentários:

Driza disse...

"A quem interessar: o melhor livro do gênero que li esse ano".

Querido Papai Noel....

bjs, Vivi, estava com saudades.

Driza

Dani disse...

Ai Vivi, adorei a tua resenha, ainda mais pq ela expressa toda a adoração que senti por este livro. Fiquei muito espantada com a quantidade e com a força das emoções que a autora faz a gente sentir, de borboletas no estômago até a mais pura ira... Devorei esse livrão em 4 dias e já encomendei a sequência em inglês mesmo... Conquistou um lugar especial na minha prateleira de prediletos... Nota 11! E que lugar melhor para se recomendar O Chá do amor do que no Blog Um livro no chá das cinco? rs...

Jeanne Rodrigues disse...

Vivi, querida...

Já colocando esse livro lá em cima da lista, pra proxima aquisição.

Tenho que ler, tenho que ler...

Estou vendo que teremos ainda mais comentarios desse livro. E que as vendas vao BOMBAR ! hehehe

Adorei o coments, ler seus comentários sao sempre enriquecedores pra mim.

Bjos,

Regina disse...

Vivi,

Vc aguçou minha curiosidade!!!

Agora não tem jeito, vou ter de correr atrás de meu exemplar...

bjs

Karina disse...

Esse livro é perfeito, um dos meus favortitos. A história me fez esquecer do mundo ao redor, sem falar do tanto que eu chorei e ri com ele. Eu estou torcendo para que lancem a continuação.

Carla Martins disse...

Aiiii, vai pra listinha!

Barbara disse...

Estou louca pelo livro.
Será com certeza o próximo na minha lista de compras.

bjs

Natália Alexandre disse...

Adoreia a resenha, mas qdo chegou nessa parte:

"E aí tem-se a pergunta: o livro é com quem, com quem? Móoorra de curiosidade! Não posso contar sob pena de estragar a surpresa revelada no Chá do amor."

fiquei super curiosa, kkkkkkk, poh faz isso com suas pobres leitoras não, rsr.

bjs vivi, e parabéns pela ótima resenha.

Jééh disse...

nossa vou procurar esse livro ler/fato vcs realmente dão otimas de livros tou isso aqui :D

Patricia Cardoso disse...

Olá Vivi,

gostei muito do seu post, e co certeza minha curiosidade foi aguçada. Mais um pra minha listinha.

Beijos,

Paty

Adriana disse...

Vivi, primeiro, PARABÉNS! Comentário excepcional, como sempre. Todos os seus comentários são incríveis, e todas ficamos a espreita para nos saciarmos com a sua perspicácia e escrita envolvente. Demais.
Agora, o livro parece incrível, do meu tipo.
Está pré selecionado para o top 5 desse mês, tenho certeza que não me arrependo.
Bj!

Lili disse...

Ah, eu quero tanto ler esse livro!!!!!
Tá na lista com toda certeza!!!
Bjs
lili

Aline disse...

Vivi,
Lindo post... Só tem um defeito, não vem o livro junto!

BJUS

Cibele disse...

oii Vivi...
Lindo mesmo o livro O Chá do amor...
ja vi que temos o mesmo gosto de leitura...
Vou dar umas sugestões
--Desculpa se te chamo de amor - Federico Moccia
(é lindo demaaaaiisssss, ja li duasvezes.. hahahaha)!!!!
Leia esse e tem também o filme dele,"Lição de amor"
Ja esta saindo a sequencia, só tm em italiano que é "scusa ma ti voglio sposare"
-- Aquela sequência Traída, Marcada - P C Cast - Kristin Cast...~
São bem interessantes tb...

Vivi disse...

Cibelle, querida, que bom ler seu comentário e saber que você gostou do livro tanto quanto eu. Creio que estamos em uma espécie de sintonia literária. Pois, minha leitura atual é justamente Desculpa se te chamo de amor de Federico Moccia. Obrigada pelas demais sugestões. Anotei-as com todo carinho.

Beijocas
Vivi

Vivi disse...

Corrigindo: Cibele!...rs

misuzusinha disse...

Aii, eu estou louca para ler esse livro!

Lais disse...

Hmm livro delicioso, envolvente
e quando você embala a leitura não quer mais parar!
Apesar de a historia se arrastar por p[aginas antes de começar a envolver o leitor.

Faby - Adoro Romances de Aracaju. disse...

Depois de tantas ótimas opiniões desse livro, é claro que tenho de correr atrás do meu.
Mas realmente esta super caro, então caso alguém queira me dar de presente, vou ficar super feliz!kkkkkkkkkkkk

Danielle Teixeira disse...

Livro ma-ra-vi-lho-so! Acabei de ler agora. História excelente, com personagens muito bons, bem construídos. Como encontro o segundo que você mencionou no post? The Winter Rose né? Fiquei doida para ler a continuação.

Luisa Regina disse...

Também terminei de ler o livro e só posso dizer que amei. A humanidade dos personagens é incrível.
A história de Joe e Fiona então... Resistiu as dificuldades, aos enganos, a distância e ao tempo. Tocou meu coração. É um livro longo mas que faz você ansiar pelo final. Fantástico, com certeza cinco estrelas.

Flavia disse...

Também gostaria de dizer que a resenha da Vivi é como se tivesse tirado do minha boca cada palavras... quando você disse que chegou a se prometer que se houvesse outro desencontro vc pararia de ler... rsrsrs Eu cheguei a fechar o livro, respirar fundo e depois voltei a ler... já mais calmra! Fantástica historia, lindo romance e me atendeu as expectativas de um excelente final... Por favor! indique este próximo livro! eu quero, eu quero

Flavia disse...

The inter rose ja existe em portugues?

Flavia disse...

The inter rose ja existe em portugues?

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top