A Cruz de Fogo, 1ª Parte – Diana Gabaldon





O que dizer de um livro que te consome em curiosidade e ansiedade de forma que até seus sonhos sejam influenciados por sua história? De uma história que, reunindo amor, romance, aventura e informações históricas te prende de tal maneira que dormir acaba não sendo uma opção viável? Ou de personagens tão vívidos, envolventes e carismáticos que de tanto tempo de leitura e comentários pareçam antigos amigos?

Pois é, esse o meu reencontro com os queridos Jaime e Claire, com Brianna, Roger, Fergus e tantos outros que há alguns anos fazem parte da minha história literária.

Primeiro ouso dizer que esse tomo, até agora é o melhor, em minha opinião, desde a Libélula no Âmbar.

Voltamos à reunião dos escoceses na América do Norte, no século XVIII, num momento crucial para a história norte americana, quando as efervescências da incipiente revolução de independência estavam se iniciando. E nosso herói, auxiliado por sua peculiar família, e enredado por muitas intrigas se vê novamente ‘entre a cruz e a caldeirinha’, sabendo do desfecho daquele conflito, mas sem poder evitar o que inexoravelmente virá a acontecer (eles tiveram a experiência de Culloden, afinal).

Mas além do conflito, de todas as astúcias, do contexto histórico, esse livro me tocou pelo relacionamento familiar que narra. Da união entre Brianna e Roger, do relacionamento de Jamie e Claire, do reencontro dele com sua natureza de Lorde (no sentido de homem que guia seus colonos, de líder), sua noção clara de honra, respeito, fidelidade, amizade e proteção.


É a narrativa da vida em família, que enfrenta tudo, junto, sonhos e decepções. Momentos de raiva e de extremo amor, de companheirismo.

O senso de enredar tramas e desenvolve-las que a Diana tem me assombra. Situações dos primeiros livros são continuadas neste quinto volume, surgem outras, tudo é encaixado de maneira que o sentido do livro e a personalidade dos personagens não são atingidos, mas engrandecidos. Só para se ter uma idéia as 200 (duzentas, isso mesmo) primeiras páginas contam um dia na vida desses personagens. Tem de tudo. Bom humor, muitas confusões, amor compartilhado, confissões, armações, brigas....de tudo mesmo...


*** Contem spoiller ***



O Jamie como sempre encanta. Numa das passagens mais engraçadas Claire consegue montar um microscópio e o chama para ver. Ele, bom homem das montanhas escocesas, se assombra, pergunta o que são aqueles bichinhos, os “gerrrrrrrrrmes”, não, diz ela, são espermatozóides, os que fazem os bebês, é mesmo, ele pergunta, ressabiado e um tanto vermelho, de quem, quer saber. Seus, diz elas. Ele ri. Se sente envaidecido, “parecem ferozes”, diz, e ao final solta essa pérola:


“- Os... hum... espermatozóides – ele disse,um pouco sem jeito.
- Sim?
- Você não pode levá-los lá fora e lhes dar um enterro decente?
Disfarcei um sorriso na minha xícara de chá.
- Cuidarei bem deles – prometi. – Eu sempre cuido, não é?”

E nos torna cada vez mais apaixonadas a cada dia.



“- Por mim – ele disse com firmeza, dirigindo-se ao ar à sua frente como se fosse um tribunal -, não quero que você tenha outro filho. Eu não poderia me arriscar a perdê-la, Sassenach – ele disse, a voz repentinamente rouca, - Nem por uma dúzia de filhos. Tenho filhas e filhos, sobrinhas e sobrinhos, netos o suficiente.
Olhou diretamente para mim, então, e falou suavemente.
- Mas não tenho vida sem você, Claire.”


Repito, o que dizer de um livro cujos personagens são reais? As situações inusitadas, e tão bem narradas que insere o leitor na sua trama?
MARAVILHOSO. ENCANTADOR. INUSITADO. ENVOLVENTE. DIVERTIDO. EMOCIONANTE.
Sim, tudo isso, e mais.

Eu ia esperar um pouco para comprar a 2ª parte desse tomo. Bom, o tempo verbal é esse mesmo, ia, não dá para esperar.

Indico grandemente. Toda a série.

26 comentários:

Dani disse...

Aff.. Que eu tô em brotoejas por causa desse livro! Que saudade dos personagens... Sabe quando um livro é tão esperado que a gente quer "guardar" a leitura para um feriadão despreocupado? Pois é... Mas não sei se vou me aguentar... O pior é a pressão - minha mãe e minha irmã já estão de olho espichado, tipo "e aí? vai demorar muito?" rs...
Dani

Regina disse...

Oi Dri

Eu to lendo o meu beeeeeeem devagar (para poder passar mais tempo com os personagens rsrsrsrs). Estou gostando da leitura e me encantando com a vida e dificuldades e prazeres daquela época... Diana consegue passar a realidade com tanta poesia que fico admirada em como coisas simples podem ser difíceis e grandiosas e belas...

bjs

Anônimo disse...

Adriana que post mais apaixonado...delicioso de ler.

Fiquei curiossissima para conhecer tais personagens.

Beijos
0:-) Angélica

Driza disse...

Oi Dri,

que lindo comentário. Que saudades me bateu.
bjs, muitos

Débora Lauton disse...

Que delícia... só de ler esses dois trechinhos já fiquei morrendo de saudade... eu quero...
O Jamie é maravilhoso... fiquei doida pra ler...

beijos,
Dé...

Lili disse...

Dri, que belíssima resenha! Diana Gabaldon consegue até inspirar a gente né? rsrs
Amei Dri! Pelo seu post fiquei ainda mais curiosa com o livro!

Beijos

Jeanne Rodrigues disse...

Dri,

Post maravilhoso...

Amei !

Viva Diana que nos fez estar aqui hj pra continuarmos dividindo essa serie... E que continua nos encantando ainda mais.

Bjos,

Adriana disse...

Meninas, obrigada pelos comenários. Lili, Jê e Driza, o livro é ótimo, muito mais do que meus comentários poderiam descrever!
Rê, eu também comecei com essa idéia de ir devagar, degustar, mas não deu, não conseguia largar por nada! Vou reler!
Dani, aqui em casa tem fila para esse livro e até fora, eu mesma já viciei dois! rs!
Angélica, se não conhece a série, comece pela Viajante no Tempo, esse que comentei é o quinto tomo da série - maravilhosa!
Débora, se puder ler, agarre-o, vale a pena, me diverti muito, li em três dias!
E como a Jê disse, viva a Diana que nos reuniu, e forjou a nossa amizade, pois esse blog é fruto de uma amizade iniciada através do amor aos livros, mas incentivado pela série Outlander!
É um prazer fazer parte desse grupo!

ludmilla disse...

aih meu Deus !! eu prometi a mim naum lê nenhuma resenha desse livro ... mais naum consegui cumpri ... srrsrsr suas resenhas saum maravilhosas estou lendo a segunda parte do resgate no mar, mais eu adoro o jaime e cada uma nova resnha q eu leio fico mais ansiosa ..ise

Barbara disse...

Olá meninas!!!
Descobri o blog a pouco tempo e me apaixonei, assim como me apaixonei pelo post sobre esse livro.
Nunca li nada dessa autora e estou muito interessada na série. Gostaria de saber quais são os livros anteriores a esse. Acho q vou seguir o conselho que foi dado à Angelica e comprar esse Viajante do Tempo.

Beijos e parabéns pelo MARAVILHOSO blog ( e muiiito organizado também).

Babi

Adriana disse...

Bárbara, seja bem vinda!
A série Outlander, da Diana Gabaldon tem a seguinte ordem:
1) Viajante do Tempo
2) A Libélula no Âmbar
3) Resgate no Mar (dividido em 2 partes)
4) Tambores de Outono (dividido em 2 partes)
5) A Cruz Ardente - que comentei, também em duas partes.
Ainda tem livros não editados no Brasil, a Rocco vem mantendo o rítmo de 1 obra por ano....
Divirta-se e obrigada pelo comentário!
Bj!

Vivi disse...

Dri, os spoiler eu não li. Mas, só a introdução do post me fisgou por completo. A Gis havia me falado que esse livro é o melhor. E só a Diana para inova contando um dia em 200 páginas. È preciso muito habilidade e competência para prender o leitor. E não me atrevo a duvidar que ela não as tenha de sobra. Estou me contorcendo de vontade de ler. Diana é Diana, né? Salve, salve!

Beijos

Aline disse...

Diana surpreende a cada livro. Fico admirada dela ter fôlego para escrever a série com um livro cada vez melhor!
Eu queroooooooooooo!


Dri, parabéns pelo comentário!

BJS

Gabii N M disse...

não sei se esse livro conseguiria me cativar, mas a sua resenha está ótima... me fez pensar em lê-lo...

Adriana disse...

Vivi, imagina, 200 páginas, um só dia, e não cansa...ao contrário, instiga, acontecem tantas coisas, e outras tantas são elucidadas, que você nem imagina. Vale muito a pena, a Gis tinha razão.

Aline, a Diana sempre surpreende. Para mim numa ordem livre de preferência é: Libélula, Viajante,Cruz Ardente, Resgate, e, Tambores. Mas todos são ótimos, se pensarmos em algunas das obras que lemos por aí.

Gabi, essa série é quase uma unanimidade. Vc só não vai gostar se não gostar de romance histótico, com muita aventura, bom humor, uma história de amor, excepcional.

De qualquer forma, muito obrigado pelo comentário!

Carla disse...

Oi, meninas!

Essa é a primeira vez que deixo um comentário no blog.

É a primeira vez que passo por aqui. Adorei ler as resenhas sobre os livros, porque sou uma apaixonada por livros! rsrsrs. Já li centenas de livros. Às vezes, passo até algumas dicas nos grupos de leitura do Yahoo!

Agora estou lendo A HISTÓRIA DE EDGAR SAWTELLE, do autor David Wroblewski. É muito comovente! Estou amandooooo o livro! Não sei se vocês já ouviram falar. Mas desde já fica a minha dica para vocês. Foi lançado há pouco tempo pela Editora Intrínseca. É a história de um menino sem voz num mundo de homens e cães.

Há muito tempo, estou interessada em ler a série OUTLANDER, depois que descobri sobre a autora Diana Gabaldon. Fiquei ansiosa, já que todos tecem elogios infindáveis ao Jamie! rsrsrs.

Essa série é meu SONHO de consumo! Mas os livros são CAROS demais e não gostaria de lê-los em ebook, já que muitos tem a tradução péssima!

Gostaria de adquirí-los, mas com esse preço, vou ter que esperar muitooooooo p/ comprar e esperar alguma promoção fantástica!

Nem acho mais o primeiro livro da série p/ comprar.

Adorei essse post, o que me deixou mais ansiosa p/ adquirir os livros e saber um pouco mais sobre essa história que tanto comentam. rs.

Beijos.

Carla.

Anônimo disse...

Meu desejo maior é apagar da minha memória todos os livros da série para poder ter TODOS ainda pra ler...Deu pra entender minha loucura???

Anônimo disse...

Carla,
eu li toda a coleção pegando emprestado os livros em uma biblioteca onde moro. Quem sabe na sua cidade não tem uma biblioteca que tenha romances??? Se não fosse por isso, provavelmente não teria lido esses livros, pois são muuuito caros msm.

Pamyz disse...

Posso chorar?!

Estou louca para ler! rs

Penny M. disse...

[aaa] senti vontade de chorar também, que saudade deleees! Principalmente do Jamie, que é uma mistura perfeita de masculinidade e fofura *--*' amo encontrar blogs com resenhas, mt bom, parabens :D

christina disse...

Descobri recentemente a serie, não consigo imaginar onde estava com a cabeça visto que sou viciada em livros.
A editora que publica uma obra deste porte tinha que por obrigação fazer um trabalho de divulgação melhor, só tomei conhecimento da serie atraves destes blogs tão perseguidos pelas editoras, pode?
Não sou aficcionada por historicos mas esta serie é atemporal,Gabaldon é uma escritora extremamente sensivel, depois de Jamie, os outros personagens de romances são só os outros.
Já comprei os dois primeiros livros da serie, embora já esteja lendo o quarto em arquivo. Com certeza vou comprar todos, fico ansiosa pelo fim de cada mes, pois é quando efetuo a compra da serie.
Assalariada, sabem como é? Salgado o preço dos livros.
Recomendo, quem ainda não leu não vai se arrepender.

Heloisa Nogueira disse...

Eu estou morrendo de vontade de ler essa série. Achei muito interessante.
E parabéns pela resenha, ficou demais.

Beijos.

Janaína Pimenta disse...

Alguém sabe onde consigo o livro A cruz de fogo.....parte 1 e 2

Tainá Barboza disse...

Pessoal....estou a procura do livro a Cruz de fofogo, percorri todas as livrarias de Florianópolis, está esgotado...me falaram q estão saindo um reedição por outra editora. Alguém sabe de alguém que queria vender, trocar....muito obrigada

Nilza Mello disse...

Realmente a série é excelente ! porém não estou encontrando em nenhuma livraria os livros a partir de "Os tambores de Outono"," A cruz de Fogo "etc
' ( em português ) Alguem poderia me indicar uma livraria onde eu possa comprar?
N Mello

Nilza Mello disse...

Nilza Mello
Olá Pessoal... Não consigo encontrar os livros " A Cruz de Fogo" nem "Os Tambores de Outono" para comprar. Alguem poderia me informar onde comprar ? ( em português por favor )

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top