Uma Vida Interrompida - Alice Sebold


"The Lovely Bones”, o primeiro romance de Alice Sebold, é o maior fenômeno literário dos últimos anos. Foi o livro de ficção mais vendido nos EUA em 2002, com 1,5 milhão de cópias. E chega ao Brasil com o título de Uma Vida Interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado.

É preciso muita ousadia para escrever um livro assim. A narradora desta história tem apenas 14 anos e sonhava ser fotógrafa enquanto ainda tinha toda a vida pela frente. O livro é, em si, uma contradição: cheio de humor e esperança, apesar de ter como pontapé inicial o estupro e assassinato de uma adolescente. A história de Susie Salmon ("como o peixe", diz ela, na primeira linha do romance), quando começa a se desvelar na sua frente, faz os compromissos, assim como os amigos, a família, a fome, o sono e até o celular tocando, parecerem bem pouco interessantes e menos urgentes. Os "ossos" do título em inglês não são os restos de Susie, a menininha que conta a história depois de morta. São a estrutura sobre a qual a vida é construída. Outra audácia é a de colocar Susie Salmon no céu. Sim, é para cima que vai nossa protagonista. E é para baixo que ela olha, com olhos atentos, enquanto conta a história de sua família , agora traumatizada, de como seu assassino planeja os detalhes minuciosamente para não ser descoberto, de como a polícia não tem nenhuma pista sobre como chegar a ele.
A partir daí ela conta que, por estar incorformada com sua morte precoce, e um tanto entediada com a vida no Céu, decidiu acompanhar como sua família, amigos e o próprio assassino continuaram suas vidas após a tragédia. Então sabe dos sentimentos inadequados que sua mãe começa a ter depois de sua morte, o jeito desesperado como seu pai começa a agir, a vergonha de sua irmã mais nova, que agora é a garota mais popular e ao mesmo tempo mais rejeitada do colégio, e o desnorteamento de seu irmãozinho de 4 anos, que simplesmente quer ver os pais pararem de chorar e saber quando sua irmã mais velha chega “de viagem”. E o menino de quem Susie gostava continua a sua vida, e acaba se vendo envolvido em um acontecimento milagroso.
Mas não é justiça o que busca Alice Sebold, a autora do livro. Não nesta obra. Aqui, é o pai da menininha morta, Jack Salmon, e o chefe da polícia local, Len Fenerman, os que mais querem vingança. A escolha do tema tem a ver com a vida da própria autora. Alice Sebold, aos 19 anos, quando estava no primeiro ano de faculdade e ainda sonhava ser poeta, foi estuprada em um beco do campus da universidade. Ao chegar à delegacia, machucada, assustada e não mais virgem, ouviu de um dos investigadores que várias mulheres haviam sido estupradas e mortas no mesmo beco antes dela. Alice Sebold queria criar um romance de ficção quando pensou na história que viria a se transformar em Uma Vida Interrompida. Não escreveu seu livro de memórias para desabafar ou por um desses impulsos de escritor que vez por outra aparecem em entrevistas. Escreveu por consideração à Susie Salmon, sua personagem principal. "Uma Vida Interrompida" é luminoso e surpreendente, um romance que constrói, a partir da dor, a mais esperançosa das histórias. Alice Sebold transforma uma tragédia inaceitável, o luto de uma família e a impossibilidade da justiça em boa literatura, cheia de humor e esperança."


Com um tema forte e doloroso, este livro faz o milagre de valorizar a vida. A narradora e personagem principal, Susie Salmon, já morta desde a primeira página do livro, consegue encantar o leitor à medida que narra a história de sua família, e amigos, após a tragédia do seu assassinato. Habitando o céu da sua imaginação, na companhia de uma amiga e uma conselheira, Susie se entristece pelos vivos, e procura acompanhar seus passos, e até mesmo interferir nos seus destinos.

Durante a narrativa, interessante é ver como cada um lida com a morte. O pai, com total revolta e inconformismo, é tomado pela tristeza e pela necessidade de justiça, nem que seja pelas próprias mãos. A mãe encontra na negação a resposta para continuar vivendo. A irmã faz-se dura, insensível, impenetrável. E o pequeno irmãozinho não entende ainda o que aconteceu.

As passagens da família são observadas por Susie durante cerca de dez anos. O acontecimento trágico marcou o destino de todos, para o bem ou para o mal. Ao mesmo tempo em que pai e mãe se distanciam, o pai se aproxima dos filhos e a mãe se afasta totalmente, chegando a atitudes extremas como fugir, trair, mentir. Lindsey, a irmã de Susie, é a mais modificada, sendo vista como a substituta, aquela que terá que atingir os desejos dos pais. Revoltada a princípio, ela vai se transformando numa garota forte e segura, pronta para seguir a vida com suas próprias idéias.

Ainda no livro temos Ray, o menino que Susie gostava, presente como suspeito, e mais a frente, participando de um episódio sobrenatural. Há, ainda, Ruth, amiga de Susie, que foi tocada por ela no momento de sua morte, e que se tornou uma garota estranha, vivendo em paralelo com a Susie falecida, chegando ao ponto de querer ser Susie, e, depois de adulta, dedicada aos fenômenos místicos. A autora enfoca também a vida do assassino, de identidade conhecida pelo leitor desde o primeiro capítulo, descrevendo em detalhes os seus procedimentos, a sua infância, e a sua vida após o crime

Intenso e comovente, o romance é para leitores compulsivos, pois uma vez começada a leitura, é impossível deixá-lo de lado. A história já inspirou um filme, que tem lançamento previsto para 2010.

32 comentários:

Carla Martins disse...

Esse me instigou pra caramba!!! Fiquei louca de vontade de ler! :)

Beijos!

Dee disse...

Eu já fui doida pra ler esse livro, mas como sempre, passou.

Agora, você me atiçou de novo.

Ainda mais que vai virar filme!

Driza disse...

Uau, que história!
Já vi que a gente gasta caixas de lenços. Adoro.

bjs

Driza

Vivi disse...

Esse tipo de narrativa muito me agrada. Valeu pela dica!!!

Bjs

Lilian disse...

Eu já li esse livro, e li a biografia dela tb, "Sorte - Um Caso de Estupro". Esse último é chocante, denso, perturbador.
Uma vida interrompida me marcou, sabe. É um dos meus livros prediletos. E é impressionante como ele consegue até ser bem humorado e delicado, tratando de um tema tão difícil. Alice Sebold tem talento.
Saiu mais um livro dela, mas não me lembro do nome agora. É meio que romance policial/de suspense, acho.
Beijocas meninas!

Patricia Cardoso disse...

Olá Aline,

gosto muito desse tipo de livro, valeu pela dica.

Beijos,

Paty

millarauju@bol.com.br disse...

Li um pedacinho deste livro quando comprei "Sorte, Um Caso de Estrupo". Gostaria de ler mais um pedacinho, já que no momento não posso comprar ele inteiro.

neusa disse...

meninas eu adoro alice sebold. ca em angola é muito dificil ter acesso a livros pois uma vez cá sao o triplo do preço real e na maior parte das x sao por encomenda e mais pedagogicos q literatura no seu todo. qdo estive no rio de janeiro consegui sorte, amei e estou louca procurando uma vida interrompida. sempre que alguem vai ao brazil nao encontra nas livrarias. tenho fé q um dia vou te-los em maos.
bjs

Amanda disse...

nossa...acho que vou começar a frequentar esse blog...tenho 14 anos e sou apaixonada por livros(oq é meio dificil para pessoas da minha idade)adorei a história do livro e o texto de vcs me fez querer ler mais ainda este livro...na verdade estou saindo agora pra compra-lo...muito obrigada pelas indicações

Adriana disse...

Amanda! Seja muito bem-vinda sempre.

Adoramos e ler, e como você nos sentíamos muito sozinhas, mas quando começamos com o blog percebemos que somos muitas espalhadas por aí!

Nos visite sempre e participe conosco, temos lá na página a possibilidade de participar como convidada, postando seu comentário sobre seu livro preferido!

Bj!

Aline disse...

Oi, Amanda,

Muito legal o livro ter despertado a sua vontade em ler. Esse é nosso maior objetivo, incentivar a paixão pelos livros.

BJS

Barbara disse...

este livro tem haver com o filme visto do céu, ele foi baseado no livro um anjo assassinado??


adoro este livro e o filma parece ser muito bom!!

Aline disse...

Oi, Barbara,

O filme "Visto do céu", é baseado nesse livro, Lovely Bones, que é o título original. No Brasil, vai se chamar Um Olhar do Paraíso, e tem estréia prevista para 05.02.10.

Bjs

graziela goulart disse...

Olá, gostaria de ler este livro, por acaso alguém sabe onde encontrar em S.P? meu e-mail é goulartsc@hotmail.com

obrigada!!

Ana disse...

nossa amei o texto postei um no meu blog sobre o filme que estao rodando sobre o livro.outro título da autora que é muito bom é o Quase noite.vale a pena ler.

vicente edison disse...

Eu quase que comprei o livro quando do seu lançamento,pois ganhei uma resenha-livro na saraiva,mas passados estes anos me deparei com os comentários dele por se tornar um filme ,me deu vontade de lê-lo,já procurei em todas as livrarias de São Paulo e nos sebos e não encontrei.
Se alguem se dispuser de me emprestar ou vender eu agradeceria.

Anônimo disse...

Ola...nossa, adorei esse blog...

Gente, eu gostaria muito de ler esse livro, eu até liguei na ediouro pra ver se tem disponível, mas não tinha. Poxa, se alguém puder me vender eu quero muito.
Se alguém confiar de emprestar eu dou meu endereço de casa, trabalho (Avon em Interlagos), todos os telefones..rs...nossa, quero muito ler esse livro...por favor...

...errei em começar a ler em um site do google books, mas lá tem paginas faltando...e não da pra ler direito, e agora não paro de pensar nesse livro. Passei a madrugada buscando na net pra ver se achava um lugar pra baixar, mas nada....pra vcs verem meu grau de desespero...rs...

Alguma simples camponesa de nobre coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha poderia me emprestar...rs...?


PS: postei anonimo pq não tenho uma conta do google...segue meu e-mail:

mona_21_11@hotmail.com ou monalisa.mercadoeletronico@avon.com

Anônimo disse...

Ola...nossa, adorei esse blog...

Gente, eu gostaria muito de ler esse livro, eu até liguei na ediouro pra ver se tem disponível, mas não tinha. Poxa, se alguém puder me vender eu quero muito.
Se alguém confiar de emprestar eu dou meu endereço de casa, trabalho (Avon em Interlagos), todos os telefones..rs...nossa, quero muito ler esse livro...por favor...

...errei em começar a ler em um site do google books, mas lá tem paginas faltando...e não da pra ler direito, e agora não paro de pensar nesse livro. Passei a madrugada buscando na net pra ver se achava um lugar pra baixar, mas nada....pra vcs verem meu grau de desespero...rs...

Alguma simples camponesa de nobre coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha poderia me emprestar...rs...?


PS: postei anonimo pq não tenho uma conta do google...segue meu e-mail:

mona_21_11@hotmail.com ou monalisa.mercadoeletronico@avon.com

Aline disse...

Olá, pessoal,

Tem vários exemplares do livro no site Estante Virtual.

Bjs

amanda disse...

Eu vi o filme, eu chorei um monte.
Agora deu vontade de ler o livro

Anninha :* disse...

Oiee Gente tudo bem?

Eu adoreii o filme um olhar do paraíso, adoraria ler o livro da Alice mas Não o acho nem para baixar nem para comprar =/
alguém sabe onde eu posso encontrar esse livro em donwload ou á veda pela internet?

Mandem informações para meu email : annaemusica@hotmail.com


Brigadaa Beeijiinhos amores ;*

Anônimo disse...

Eu vi o filme Um Olhar do Paraiso, que é baseado no livro, e agora tô doida pra ler o livro, mas eu nunca acho nas livrarias, pra falar a verdade, eu nem pergunto, porque fico louca com os outros livros e acabo me esquecendo, mas parece ser ótimo!

vitória disse...

Oiii gennti ;
eeu ameei esse fiilme , vii tem pouco tempo maiis agoora que descobri que tem o livro fiquei morrendo de vontade de ler , tenho apenas 13 anos (uma coisa naoo muito normal para a idade , mais euu amo ler ) e concerteza voo comprar o livro o mais breve possivel , o filme eu recomendoo , é muito bom!

Fábrica dos Convites disse...

Acabei de ler este livro, e ele é tudo isso que você disse. Derramei muitas lágrimas durante a leitura, mas em nenhum momento me arrependi de ler. Bjs, rose;D

Douglas López disse...

Vi O Filme e estou Louco pelo Livo, Vou começar a ler já!

suzana maria brega disse...

Olá! Procurando pelo título do filme Um Olhar no Paraíso encontrei o blog de vocês. Muito boa a resenha que fizeram, me parece que o livro supera o filme que pra mim foi excepcional!

Vivi disse...

Eu vi esse filme agora a noite, UM OLHAR DO PARAÍDO, é simplesmente sensacional! Indico a todos!!! Agora quero ler o livro...

Vivi disse...

Gente, existe um site na internet chamado SKOOB, o endereço é www.skoob.com.br; Esse site destina-se a troca de livros, SOMENTE TROCA, vc faz o cadastro, disponibiliza os seus livros e a cada livro seu enviado, você pode solicitar um, de qualquer pessoa... Lá tem muitas pessoas que tem esse livro, e estão disponíveis para troca... Caso interessem, foi onde consegui achar, pois na internet NÃO TEM MESSSSMO pra download nem compra. Bjos, vivi

Debora disse...

Olá!!Lí esse livro em 2010, peguei na biblioteca que fica na estação do metrô Paraíso, fiquei tão apaixonada por ele que até abandonei a companhia da amigas para voltar do trabalho sozinha para ler, o filme eu ví esses dias, da metade para o final, mas tinha certeza que se tratava desse livro, para quem ainda não leu, vale muito a pena!!Abraços

Andreza Marah disse...

eu so louca para ver eese filme o livro eu adorei ler vou ver si eu encontro o filme amei de mais beijos......

Andreza Marah disse...

gente eu amei ler o livro e sou louca para ver o filme eu tenho fé de encontrar o filme beijossss.....

emmanoelanina disse...

EU TENHO ESSE LIVRO TO NA PG 44 MUITO LOCO
adorrei*-*

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top