 Kathleen E. Woodiwiss
 Kathleen E. Woodiwiss"Orlan Trahern, o senhor absoluto de Los Camellos, uma ilha no Caribe, deseja perpetuar a família no poder e concede à filha, Shanna, o prazo de um ano para casar e dar-lhe descendentes, porém a jovem é voluntariosa e independente, recusa-se a submeter-se à pressão paterna, deixa o país e embarca para a Inglaterra.
Na Europa, são vários os pretendentes, nobres e ricos, que se apresentam candidatos à mão da bela filha do latifundiário plebeu das Antilhas, todos rejeitados por Shanna, decidida a não permitir que o marido venha a ser alguém escolhido pelo pai, e resolve casar com Ruark Deverell Beauchamp, pertencente a uma família tradicional das colônias inglesas na América, que, julgado por um pretenso assassinato, foi condenado à forca em Londres e está prestes a ser executado. Esse passo seria conveniente aos desígnios da jovem, que poderia retornar ao seu país viúva, portando um nome ilustre nas colônias e livrando-se, desse modo, dos caprichos do pai.
O prisioneiro Ruark Beauchamp concorda em casar, desde que se cumpra uma condição: o casamento deve ser consumado, e assim ele teria uma última noite de amor antes da morte. Mas, por uma ironia do destino, ele se torna objeto de uma barganha entre o seu carcereiro e o principal empregado de Trahern, um homem de nome Ralston, e termina por ser levado como cativo para Los Camellos sob o falso nome de John Ruark.
Ao chegar à ilha, Ruark, preparado e inteligente, aplica-se com afinco no trabalho e introduz novas técnicas no cultivo da cana-de-açúcar, no fabrico do rum e no beneficiamento da madeira. Esses sucessos valeram para o bem-apessoado homem das colônias inglesas o alto conceito de Trahern e, ao mesmo tempo, a inveja e ódio de Ralston.
Paralelamente, a impetuosa e ardente Shanna reencontra-se com Ruark, e agora, naquela pequena ilha paradisíaca, o inevitável acontece e eles sucumbem a uma paixão desvairada, que deve ser mantida em segredo, para não despertar a ira de Trahern, que certamente se abateria sobre o cativo.
Uma trama de sexo, amor, ódio, aventuras e suspense caracteriza o enredo desse livro, pontilhado de lances emocionantes e narrando com fidelidade histórica a vida dos bravos pioneiros que habitavam o continente americano na primeira metade do séc.XVIII, época anterior à Independência dos Estados Unidos e à Revolução Francesa, quando já tentavam derrubar regimes feudais nos quais o senhor da terra exercia direito de vida e morte sobre seres humanos."
O resumo conta muito do livro, mas não tem a emoção das 515 páginas, em letras miudíssimas. A leitura desse "tijolo" foi um grande prazer, embora eu tenha demorado a concluí-lo por total falta de tempo. Apesar de ter sido escrito em 1977, o livro tem linguagem atual, e o romance sensual entre os personagens não deixa nada a dever para os históricos mais modernos.
Como já relatado no resumo, Shanna casa-se com um condenado, o maravilhoso Ruark. Acreditando estar viúva, retorna para o Caribe, somente para descobrir que o falecido marido agora é escravo de seu pai, com outro nome. O marido exige o cumprimento dos deveres matrimoniais ou revelará ao pai dela todo a verdade, o que determinaria a ruína de Shanna aos olhos do pai.
Focada no casal principal, a narrativa é rica em situações surpreendentes. Shanna é uma rica herdeira mimada, intransigente, com o gênio péssimo, dada à grosserias e atitudes de extrema frieza. Seus sentimentos por Ruark são confusos na maioria do tempo, pois, ao mesmo tempo que luta para ignorá-lo, obecedecendo às convenções sociais, também quer desfrutar dos momentos de prazer que só ele lhe proporciona. Extremamente dividida entre o que é certo moralmente para os padrões da época, e o que é a sua vontade real, Shanna arquiteta planos mirabolantes nas duas direções. Planos para se livrar de Ruark, que acabam sempre com más consequências, e planos para encontrar-se com ele, sem revelar aos outros que é seu marido. Em diversas partes da narrativa, temos vontade de que Shanna prove de seu veneno, e Ruark seja vingado pelas atrocidades e grosserias que ela comete contra ele. Mas, a raiva por Shanna não é suficiente para aplacar a curiosidade de saber o que nos espera na próxima página. E continuamos lendo...
Ruark, de outro lado, é um marido secreto maravilhoso. Não só ele aceita as condições de se manter oculto, como é extremamente compreensivo e amoroso. Viril e sedutor, Ruark espera conquistar Shanna apelando para os seus desejos reprimidos, submetendo-a a noites de amor e declarações românticas. Mas, nada parece abalar a parede em volta dos sentimentos de Shanna. A frieza dela não acaba com os sentimentos de Ruark, fazendo-nos pensar até que ele gosta de sofrer. Aí reside a grande diferença desse livro, o homem subjugado por uma mulher completamente inconseqüente, e gostando da situação. Em vários momentos, Ruark, percebendo a infantilidade sentimental de Shanna, e sua necessidade de amadurecimento emocional, é extremamente compreensivo, carinhoso e até mesmo condescendente com as várias situações em que ela o coloca. Mas, não é assim o tempo todo. Em diálogos muito bem escritos, Ruark contesta Shanna e suas atitudes, mas não deixa de querê-la como esposa de verdade.
O livro é rico em aventura. Entre piratas, escravos, tentativas de assassinato, Shanna e Ruark passam por momentos de tensão, de amor, de suspense e medo. Isso une o casal e faz Shanna despertar, para acabar aceitando o amor do escravo. E mais ao final do livro, Ruark tem a sua redenção final.
Um livro perfeito para quem adora romance ao pé-da-letra, com muita aventura, reviravoltas surpreendentes e uma história de amor inesquecível. Kathleen E. Woodiwiss retrata com maestria esse casal único, e sua aventura em busca do amor. 
 
 








 Jê está lendo...
Jê está lendo...
.jpg) Driza está lendo...
Driza está lendo...
 Dri está lendo...
Dri está lendo...
 Regina está lendo...
Regina está lendo...
 Aline está lendo...
Aline está lendo...
 Medéia está lendo...
Medéia está lendo...
 Paty está lendo...
Paty está lendo...

 







14 comentários:
Oi Aline,
Na metade do seu comentário eu já estava interessadíssima. Aí vc me vem com essa: "o homem subjugado por uma mulher completamente inconseqüente, e gostando da situação". Uau, tenho que ler esse livro. Obrigada pela dica.
bjs
Driza
Aline, o livro é mesmo maravilhoso. Foi o primeiro da Kathleen que eu li e apaixonei.
Me deu saudades. Acho que vou comprar p/ reler. Rs...Bjs
Uau, Aline...
Abalou...
Adorei seu comentário...
Preciso ler esse livro e morrer de raiva dessa Shanna.
Bjos
Olá Aline,
você aguçou minha curiosidade, fiquei louca pra ler este livro.
Bjs
Estou a fim de um romance perfeito e pelo o que você descreveu tem tudo para ser mesmo. Obrigada pela dica!
Beijos
Vivi
Bom dia!
Gostaria de saber se alguém tem a chama e a flor de Kathleen Woodiwiss?
Atenciosamente.
Juacema.
juacemaeroberto@hotmail.com
Estou terminando de ler,ate agora gostei muito,mas espero que a Shanna tenha uma lição no final,ela é muito infantil e mimada,não dá o menor valor ao Ruark,que digamos,é tudo de bom que uma mulher pode querer
eu gosto mto de shanna entretanto concordo c/ nossa amiga , a personagem é bastante mimada.
o unico q falta da woodiwiss é um amor tão raro q n encontro de jeito nenhum
Eu amei esse livro, mas diria que quem se redime é a Shanna e não o Ruark. Ele só pecou ao fazer segredo de quem era, de resto ele foi sempre irrepreensível. Já ela cometeu muitas sandices e chegou até a colocar a vida dele em perigo. Ela se redime quando se dispõe a lutar pelo amor dele quando ainda pensa que ele não passa de um escravo. Se redime tb quando luta pela vida e pela perna dele. Eu amei esse livro. É maravilhoso!
Eu simplesmente sou apaixonada por este livro!!! Se alguem tiver e puder me vende_lo por favor entre em contato comigo.
Esse foi o melhor livro que eu já li.
Por acaso, você tem sugestão de algum outro que seja quase tão bom?
O romance, que em minha opinião, quase conseguiu se igualar foi "Herança da Paixão" da Shannon Drake.
Se souberem de outro, indiquem.
Ah, eu tenho e-book da Chama e a Flor, alguém quer?
Oi, Lilian,
Nesse estilo de livro, uma aventura épica, posso te indicar a Johanna Lindsey e a Julie Garwood, que escrevem maravilhosos livros históricos.
Ambas tem posts aqui no Chá.
Bjs
Gostaria muito de ler o livro Shanna como faço para compra-lo.Lide
Olá, Lide,
Acredito que o livro esteja esgotado, e só seja encontrado em sebos, ou nos sites Estante Virtual e Mercado Livre.
Abraços!
Postar um comentário
Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.