Sempre fui fã do Paralamas do Sucesso e sabia que o seu baterista, João Barone, era, como eu, um aficionado pelo tema da 2ª Guerra Mundial.
Não foi surpresa para mim, então, ter gostado tanto do livro 1942, o Brasil e sua Guerra quase Desconhecida.
Uma narrativa muito viva e interessante dessa fase de nossa história que nós fazemos questão de esquecer, como quase tudo que poderia enaltecer pessoas verdadeiramente nobres em nosso país
Claro que o batalhão brasileiro que se juntou aos aliados na fase final da guerra não era lá composto por mocinhos de coro, mas vários brasileiros se destacaram durante os combates, e algo que eu não sabia, os pracinhas brasileiros eram praticamente os únicos a dividirem as suas rações de alimentos com a população italiana que estava faminta. Isso nos mostra como temos que nos orgulhar desses nossos heróis.
A história do Brasil está recheada de falsos heróis, e nos esquecemos de pessoas como o Embaixador brasileiro, Souza Dantas, que emitiu, contrariando as ordens de Vargas, passaporte para vários judeus que estavam em Marselha, quando da invasão da França. Desconhecemos essas pessoas.
Realmente precisamos valorizar a iniciativa de olharmos para a nossa história em busca de narrativas que deem a real dimensão dos fatos. É verdade que Getúlio esteve a um passo de se aliar aos alemães, mas é verdade também que com o acordo do Brasil com os Estados Unidos deu grande arrancada na organização militar de nosso país.
Tenho lido muitos livros de narrativas históricas e cada vez me convenço mais de que em se tratando de seres humanos, as zonas cinzentas são muito mais intensas do que imaginamos!
Adorei esse livro e recomendo a todos!
1942 - O Brasil e sua guerra quase desconhecida
Marcadores: Barone, João. Autor nacional, Romance de Guerra
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Adriana
on
30 de setembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Olá Adriana,
tb sou super fã do Paralamas do Sucesso, mas, e a Segunda Guerra Mundial é sempre um tema relevante. Então, fiquei curisosa sobre a visão do João Barone sobre as tais áreas cinzentas. Bjs!
Postar um comentário
Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.