***
É ótimo quando descobrimos, por acaso, uma nova escritora e um livro envolvente, que conte uma história que poderia ser real de maneira delicada e muito inteligente. Esse foi o meu caso com o livro Aqueles que nos salvaram da Jenna Blum. Foi num domingo chuvoso em que passeando pelas livrarias de um shopping do Rio de Janeiro literalmente topei com o livro, meio escondido, numa prateleira. Li as orelhas, sentei numa poltrona da livraria e comecei a ler....e não parei mais....
Uma história envolvente de duas mulheres, mãe e filha, uma desejando ardentemente esquecer o passado, suas perdas e todas as decisões que fora obrigada a tomar a sua revelia durante a 2ª Guerra Mundial; outra, buscando incessantemente compreender os sonhos e reminiscências de sua infância na Alemanha, durante o mesmo período. Ana e Trudy, mãe e filha, estão no momento atual em conflito, Ana quer esquecer, e nunca contou a sua filha sobre o que precisou vivenciar no período da guerra, Trudy precisa compreender o passado para se libertar dos pesadelos que a perseguem.
A autora de forma muito inteligente narra em capítulos alternados tanto as histórias do passado de Ana, quanto a luta de Trudy por descobrir sua origem e compreender o passado, do qual ela tem vaga lembrança e um objeto tenebroso – um antigo camafeu com uma foto dela, sua mãe e de um oficial da SS. Uma dúvida lancinante impede que Trudy, uma professora de história especializada nos fatos da 2ª Guerra Mundial, principalmente na resistência feminina aos horrores alemães, viva plenamente, principalmente porque sua mãe se recusa terminantemente a falar sobre o passado.
Trudy então inicia uma pesquisa histórica, ouvindo relatos de alemães emigrados para os Estados Unidos sobre suas escolhas durante a Guerra, buscando entender a posição de sua mãe, até que encontra alguém que pode esclarecê-la – não vou contar mais....
É uma história intensa, muito bem contada, e sob o meu ponto de vista, fascinante, já que temas da 2ª Guerra estão entre os meus favoritos. Adorei a leitura e indico para quem gosta de um bom romance histórico.
14 comentários:
Dri,
me arrepiei com sua resenha. Dá pra ver o quanto qualquer pessoa que leia o livro será impactada.
Parabéns.
Bjos,
Jê
Já estava de olho nesse livro pelo forte componente histórico. A resenha reforçou o meu interesse. Beijocas!
Impactantes mesmo...
Parece uma leitura boa mesmo...E não tinha ouvido falar deste livro ainda ou da autora. Legal que conta duas histórias alternando capítulos e gosto disso!
A capa também bonita. Gosto quando mostram pessoas sem aparecer a face ou parcialmente. Me intriga. Nos faz olhar por onde provavelmente ela estaria olhando ou pensando de acordo com o fundo.
Bjs
Não conhecia o livro ou autora, mas sua resenha aguçou minha curiosidade! Boa dica!
bjs
Adriana!
Quando li você contando sobre como descobriu o livro na livraria, lembrei do livro "A escolha de cada um" da Regina Monge, bem interessante.
E concordo, livros sobre a 2º guerra são enriquecedores e merecem ser lidos.
Gostei muito da resenha.
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/
A história parece ser muito emocionante e impactante. Acho muito interessante livros que abordam o período da Segunda Guerra mundial. Adorei a capa, é maravilhosa.
Beijinhos
O tempo passa mas o tema continua atual e atrativo: 2ª guerra mundial. Essa luta entre alemães e judeus continua em nossa pele de forma tão intensa, que quando lemos algo sobre o assunto, é impossível não querer degustá-lo. E um romance, de forma tão intensa, quanto este, mostra todos os momentos de um drama histórico e fantástico. Amei... quero ler. ;)
Olá Adriana,
é tão bom quando nos deparamos com livros maravilhosos, é um grande prsente. E a sua resenha me deixou muito interessada em ler este drama. Parabéns pela resenha. Bjs...
Resenha maravilhosa, adoro o tema 2ª guerra, fora que essa acapa ta linda!
Dica super anotada!
dica anotada....^^
A resenha ficou muito boa, me deixou completamente interessada no livro, aliás livros de conteúdo histórico e bem escritos são sempre bem vindos, eu não tinha ouvido falar desse livro, mas já coloquei na lista das minhas próximas leituras, bjo!
Li este livro logo que saíu. Minha escolha foi como a do "O Tempo entre Costuras" e "A Ponte Invisível": na livraria que frequento (tb em um Shopping), vi, gostei do que li nas orelhas e comprei. É maravilhoso. Meu marido - que começou a lê-lo há poucos dias - tb esta fascinado. Trata-se de uma leitura forte, intensa: vale a pena!
Adorei vocês, não conhecia o chá das cincos, obrigada pela dica , vou comprar este livro e o outro indicação da Eliana Lima.A ponte invisivel..beijos vou vir sempre aqui..Há!!! deixo uma indicação "A Montanha e o Rio".
Para Eliana Lima,,Hoje comprei o livro "Aqueles que nos salvaram" e gostaria de saber do outro que endicou "A ponte invisivel" não achei os comentarios ele é realmente bom, vi que temos os mesmos gosto, se puder responder, beijos
Postar um comentário
Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.