Na Estante do Chá - Memórias de uma Gueixa


O Chá tem tanta resenha que nem dá para contar! Já comentamos tantos livros que os leitores nem imaginam! Nas nossas resenhas, já apareceram novidades que estão sendo publicadas agora, raridades que continuam na moda, e livros tão sensacionais que merecem ser lembrados a todo momento. Como tudo é que é bom tem que se repetir, o blog traz de volta resenhas de sucesso, para que os leitores tenham a oportunidade de ler, ou reler, histórias que já pintaram por aqui. Quem já leu, pode aproveitar para lembrar. Quem não leu, fica com a dica imperdível de mais um livro inesquecível !



Sinopse


É um romance fascinante, para ser lido de várias maneiras: como um mergulho na tradicional cultura japonesa, ou um romance sobre a sexualidade, e ainda, como uma descrição minuciosa da alma de uma mulher já apresentada por um homem. Seu relato tem início numa vila pobre de pescadores, em 1929, onde a menina de nove anos é tirada de casa e vendida como escrava. Pouco a pouco, vamos acompanhar sua transformação pelas artes da dança e da música, do vestuário e da maquilagem; e a educação para detalhes como a maneira de servir saquê revelando apenas um ponto do lado interno do pulso - armas e mais armas para as batalhas pela atenção dos homens. Mas a Segunda Guerra Mundial força o fechamento das casas de gueixas e Sayuri vê-se forçada a se reinventar em outros termos, em outras paisagens.

***

Memórias de uma gueixa é uma criação quase autobiográfica de uma das gueixas mais famosas do Japão. Arthur Golden, escritor do livro, exerceu um belíssmo trabalho, descrevendo minuciosamente a vida de Nitta Sayuri (no livro seu nome fictício), abordando as tradições de um povo não liberal e seus costumes da época, pré e pós 2ª guerra mundial.

Este livro é certamente diferente de qualquer outro tipo de leitura que eu tenha lido. Não só por causa do enredo ou tema, mas também devido à forma como é escrita. Arthur Golden, descreve a história aos olhos de uma menina, que como uma simples filha de pescador se transforma em uma das maiores gueixas do Japão.

Acredito que o ponto forte do livro, seja simplesmente os detalhes e a sua riqueza de emoções. O autor realmente consegue esboçar no livro imagens claras de todas as suas palavras e nunca deixando de demonstrar o seu verdadeiro sentido...

Solidão, amor, esperança, aventuras e todas as dificuldades são ilustradas aos nossos olhos, numa linguagem lírica, mas ao mesmo tempo intrigante. Não posso deixar de citar a luta de Sayuri em precisar esquecer, mas sem êxito, o seu maior desejo do coração: o "presidente".

Em suma, Memórias de uma Gueixa é um belo livro. Com uma vasta gama de informações não só sobre a cultura japonesa, mas principalmente sobre as aventuras e a dramática vida das gueixas japonesas.

9 comentários:

Marisa disse...

Adorei o livro . Riquezas nos detalhes, recomendo .

thami b. disse...

Eu assisti o filme desse livro, e gostei bastante. Na época não sabia que a história era inspirada nesse livro, e estou morrendo de vontade de ler *-*

Jeanne Rodrigues disse...

Lili,

ainda nao li esse livro....Estive com o filme nas maos mas nao podia assistir sem ler o livro primeiro.

Imagino o quanto vou me emocionar com mais essa dica.

Bjos,

Driza disse...

Lili,

não acredito que ainda não li esse livro. Mais do que nunca, agora queria mesmo um dia com muito mais horas, para ver se conseguiria dar conta de tantos livros que quero muito ler e não consigo tempo.

bjsss

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Um dos meus livros favoritos!O autor pesquisou muito sobre a cultura japonesa para escrever, foi fantástico!Para quem conhece um pouco que seja da cultura percebeu como a narrativa é poética...as descrições quase que musicais...e como os japoneses realmente lidam dessa maneira com as palavras. Eles dão muito valor à beleza, às artes.

kisses^.^

Patricia Cardoso disse...

OLá Lili,

sempre tive muita vontade de ler esse livro, mas, acabei assistindo ao filme, e acabei sempre adiando a leitura dele, já que sempre tenho uma pilha de livros pra ler. Mas, relendo o seu post, a vontade bateu de novo! Bjs...

Fernanda - Trilhas Culturais disse...

Oie..li este ano este livro e achei forte e muitooo interessante. Imenso pra ler mas que vale a pena. bjuss

Thata disse...

Este livro é fora do comum! SENSACIONAL!

Marcia disse...

Olá, Lili

Acabei de comprar esse livro numa promoção do Submarino e não vejo a hora de começar a ler. Depois da sua resenha, fique mais curiosa ainda!!!

Bjs,

Marcia

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top