O Historiador - Elizabeth Kostova



"Certa noite bem tarde, ao explorar a biblioteca do pai, uma jovem encontra um livro antigo e um maço de cartas amareladas. As cartas estão todas endereçadas a "Meu caro e desventurado sucessor", e fazem mergulhar em um mundo com o qual ela nunca sonhou - um labirinto onde os segredos do passado de seu pai e o misterioso destino de sua mãe convergem para um mal inconcebível escondido nas profundezas da história.

As cartas fazem alusão a um dos poderes mais maléficos que a humanidade jamais conheceu, e a uma busca secular pela origem desse mal e sua erradicação. É uma caça à verdade sobre Vlad, o Empalador, o governante medieval cujo bárbaro reinado gerou a lenda de Drácula. Gerações de historiadores arriscaram reputação, sanidade, e até mesmo as próprias vidas para conhecer essa verdade. Agora, uma jovem precisa decidir continuar ou não essa busca - e seguir seu pai em uma caçada que quase o levou à ruína anos antes, quando ele era um estudante universitário cheio de energia e sua mãe ainda era viva.

O que a lenda de Vlad, o Empalador tem a ver com o mundo moderno? Será possível que o Drácula mítico tenha realmente existido - e continuado a viver, pelos séculos afora? A resposta a estas perguntas atravessa o tempo e as fronteiras enquanto primeiro o pai, e depois a filha perseguem pistas que os levam de empoeiradas bibliotecas de universidades norte-americanas a Istambul, Budapeste e os confins da Europa oriental. Em cada cidade, monastério e arquivo, em cartas e conversas secretas, emerge a horrível verdade sobre o feroz reinado de Vlad - e sobre um pacto atemporal que pode ter mantido sua monstruosa obra viva através dos tempos.

Juntando indícios escondidos e textos até então desconhecidos, e interpretando as mensagens em código enredadas na trama das tradições monásticas medievais - bem como esquivando-se dos adversários que farão de tudo para proteger os milenares poderes de Vlad -, uma mulher desvenda o segredo de seu passado e enfrenta a própria definição do mal. O Historiador é uma aventura de proporções monumentais, uma narrativa incansável que mistura fato e fantasia, passado e presente, em um estilo de suspense quase intolerável - e impossível de esquecer."
 
Drácula é o vampiro mais famoso do mundo. Vivo no imaginário coletivo, podemos dizer que ele é imortal. E se Drácula realmente tivesse existido? Um homem real, que foi capaz de cometer atos inomináveis de crueldade e maldade? E se ele estivesse vivo ainda hoje, com uma linhagem de sucessores ao seu serviço? Elizabeth Kostova quer nos contar essa assustadora história.
 
Narrado em primeira pessoa, o livro trata da saga de uma família que vive à sombra de Drácula. Ainda adolescente, uma garota de dezesseis anos descobre cartas misteriosas que ligam o pai a um grande mistério. Questionado, ele resolve desabafar e contar tudo sobre sua relação com o Conde Vlad III, o Drácula. Entre correspondências, viagens pelo mundo e relatos populares, revela-se a face do terrível conde e as lendas que surgiram, alimentadas pelas pessoas aterrorizadas por sua maldade.
 
Fruto de uma longa pesquisa de dez anos da autora, a história mescla realidade e ficção. Ao nos apresentar essa família marcada, o livro consegue prender a atenção e, ao mesmo tempo, adiciona mais emoção e torna a história mais linear. O formato de correspondências pode ser confuso e estranho, mas é feito com maestria nessa obra. De 1930 até 1972, o tempo conduz um fio entrelaçando acontecimentos inimagináveis em três continentes e dois séculos. Toda a vida da jovem está permeada pela influência do mal de Drácula. O pai é alguém que ela jamais conheceu de verdade, um homem atormentado por tragédias e segredos sombrios, perseguido pelo peso da maldade, fugindo do terror. Mas, sua filha está decidida a livrar sua família dessa sina e vai em busca da verdade. E surge a dúvida, pai e filha vão encontrar, e vencer, a temível criatura do mal? A sede por desvendar os mistérios leva a jovem a um enigma de solução surpreendente.
 
O livro é longo, mais de 500 páginas. Poderia ser menor, mais condensado. Senti que algumas partes foram desnecessárias e confusas. Mas, nada que diminuísse a vontade de ler. É literatura de aventura, ação ininterrupta, suspense levado a sério. Feita para dar calafrios. Passamos dias olhando sobre os ombros, imaginando se algo nos espreita na escuridão.
 
PS: A querida Medéia fez uma ótima resenha sobre o livro aqui no Chá. Imperdível.

11 comentários:

Fernanda - Trilhas Culturais disse...

Ameii esse post!! Adoro histórias sobre vampiros...e este livro parece tratar disso mas de uma forma original , diferente. Adorei. Bjinhos.

Lucia Marina disse...

Oi!

Depois de Stoker, Kostova escreveu o melhor livro de vampiro que já li. Essa história é excelente, e muito bem amarrada. Daria um super filme!
Eu também acho legal ter tantos dados históricos, você fica curioso com personagens reais, acontecimentos, datas e lugares, pesquisa e acaba aprendendo bastante! Recomendadíssimo!

Bjos!

Valéria Knopp disse...

Bastou eu ler: Vlad, drácula, história medieval, fato e fantasia para eu parar tudo e ler e reler o post. Amei... é mais um para eu ler!!! Amo tudo o que diz respeito sobre vampiros. É um mundo que me fascina, não sei o porquê de tanto fascínio! valeu a dica!!!!

Evelyn Chen disse...

Eu tenho esse livro faz tempo, e até agora eu não o li, mas nunca me empolguei em lê-lo, pensei até em trocá-lo. Mas lendo sua resenha devo dizer que me animei ^^, exceto as partes desnecessárias.
Bjo!

Driza disse...

oi Aline,

"Passamos dias olhando sobre os ombros, imaginando se algo nos espreita na escuridão.". Adorei! Parabéns pela resenha.

bjss

Patricia Cardoso disse...

Olá Aline,

gosto muito de livros que se baseiam em fatos históricos, e sobre Vlad, então que é um personagem que me fascina. Esse livro então vai pra minha lista de desejos. Ótima resenha. Bjs...

RUDYNALVA disse...

Aline!
Gosto demais de livros cheios de mistério e suspense... depois dos romances, são meus favoritos.
Muito bem articulada sua resenha, parabéns!
cheirinhos
Rudy

Jeanne Rodrigues disse...

Aline,

certa de que é uma leitura deliciosa, mas não estou preparada para esses calafrios.

Bjos,

Adriana disse...

Esse livro me pareceu muito bom sim, mesmo que tenha uma narrativa minuciosa, cheia de detalhes desnecessários, com certeza o conteúdo da história me chamou a atenção! Adorei!

mariana disse...

Já estive com esse livro nas mãos várias vezes e desisti!Louca pra lê-lo!Mas agora tô na fase policiais!!!
Bjokas.

Maria João disse...

Já li duas vezes e irei ler uma terceira em breve. Encontra-se sempre algo novo de que não nos lembrávamos. É o melhor livro que já li sobre o tema Vampiros e Drácula. Não é meloso demais, nem fantasioso demais. Lindo, lindo e recomendo.

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top