A Mão de Fátima – Ildefonso Falcones



"Em 1568, nos vales e montanhas das Alapujarras, rebenta o clamor da rebelião: fartos de injustiças, opressão e humilhações, os mouriscos lutam contra os cristãos, numa correlação de forças desigual que só pode redundar na derrota da sublevação e na consequente dispersão dos revoltosos por todo o reino de Castela..."


Essa é a história de Hernando, o filho bastardo de um padre com uma mourisca, que desde cedo recebe o pior dos dois mundos, tanto cristãos quanto muçulmanos o enxergam como inimigo. Preso entre esses dois mundos, nosso herói precisa aprender a valorizar o que de melhor cristãos e muçulmanos têm.


O livro é uma odisseia muito interessante, em que reviravoltas, amores perdidos e reencontrados, disputas, e muita emoção são transmitidas ao leitor que, no meu caso, não conseguia desgrudar os olhos da história.


Lógico que, para quem acompanha as minhas resenhas, fica fácil compreender que a leitura me agradou muito, já que é um romance histórico, que consegue trazer fatos que eu desconhecia, numa paisagem intrigante e interessante (o sul da Espanha é um dos lugares que pretendo conhecer brevemente), e com personagens complexos, diferentes, muitas vezes violentos, outras ternos e religiosos.


A história de Hernando, ou Ibn Hamid, nos deixa a sensação de que o homem ainda não aprendeu a conviver com as diferenças, que precisa colocar todas as pessoas em rótulos para compreende-las, esquecendo-se que, além das diferentes características físicas, culturais e religiosas, somos todos humanos, e que precisamos nos respeitar mutuamente, aprendendo e aproveitando o que de melhor cada um de nós tem.


Em 1568 mouriscos e espanhóis, vizinhos, conhecidos, se enfrentaram em uma luta sangrenta, não houve vencedor, todos sofreram, e Hernando luta para que os povos de suas origens possam viver em paz! Em 2011 essa luta é atual, já que ainda precisamos buscar um termo de entendimento entre todas as raças, crenças e culturas.


Recomendo o livro para quem gosta de aventura e história! E agradeço à Rocco por ter me proporcionado muitas emoções nessa leitura intensa, e por ter presenteado uma de nossas leitoras com o livro! Lúcia, seu livro foi enviado hoje!


Ah! Não poderia me esquecer de dizer que nunca tinha lido nada de Ildefonso Falcones, e sua forma de escrita me agradou muito. É ótimo quando descobrimos novos escritores que nos agradam!

9 comentários:

Leninha - sempre romantica disse...

Tenho curiosidade nesse livro, parece ser religioso, mas ao mesmo tempo não!
Atiça a curiosidade do leitor pelo nome, capa, mas ao ler a sinopse parece ser outra coisa, gosto de livros assim!

Lucia Marina disse...

Oi!

Ah, primeiro essa resenha ótima, depois "Recomendo o livro para quem gosta de aventura e história", e o golpe de misericórdia: "Lúcia, seu livro foi enviado hoje!" \o/ Alguém me cata que eu tô no chão! Serei obrigada a passar esse livro na frente de todo mundo, é ou não é?

Obrigada!

Bjos!

Driza disse...

Oi Dri,

Adoro livros que cativam o leitor, daqueles que a gente não quer desgrudar de jeito nenhum.

bjks

Driza

Sueli disse...

Adoro resenhas, pois são elas e algumas vezes as capas que me fazem decidir qual livro comprar...
Obrigada por mais essa indicação e, não vejo outro jeito....vou ter que comprar esse livro também!
Bem feito, para mim, poderia ter entrado na promoção....mas, bobiei, dancei....rsrsrsrs
Bjks para todas vocês!

aurelia disse...

Eu bem que participei mas...não foi minha vez, quero muito ler esse livro e a escrita do Ildefonso Falcones é realmente cativante, A Catedral do Mar vale a leitura.
Bjs.

RUDYNALVA disse...

Romances históricos são sempre bem interessantes porque trazem a realidade da época e, é sempre um grande aprendizado.
A história do livro traz um tema interessante e instigador, fiquei bem curiosa depois de ler a resenha. Muito boa!
cheirinhos
Rudy

Adriana disse...

Meninas, obrigado pelos comentários! Eu adorei a escrita do Ildefonso e indico a todas!

E não é um livro religioso, embora nos mostre como somos (todos) intolerantes com as diferenças!!!

Lúcia, o livro chegou?

Bj!

Aline disse...

Paty,

Resenha fascinante.
Os livros do Ildefonso são muito bons. Certamente vou ler.

Bjs

mariana disse...

Desde o lançamento estou louca pra ler esse livro, mas até hoje não tive coragem de comprar!Ele é carinho e nunca acho uma promoção boa, nem na Estante Virtual acho um preço legal!Mas, como sou brasileira e não desisto nunca, sei que qualquer hora consigo!
Beijos!!!

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top