Água para Elefantes – Sara Gruen

capa aguaparaelefantes Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Durante 70 anos Jacob guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.

Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.

É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times

-*-

O circo! Espetáculo, festa, magia! Em Água para Elefantes a autora Sara Gruen não escreve somente sobre o lado belo do circo. Nesse livro temos o trato bom e mau com os animais, as dificuldades com a alimentação e o transporte desse espetáculo gigante, o trabalho sem remuneração e a rivalidade entre seres-humanos, seja ela por amor, ambição ou colocação social.

Rememorando, o agora idoso Jacob relata como entrou para o circo aos 23 anos, como foi difícil seu trabalho lá - nem acomodações ele tinha! -, a amizade que construiu com o palhaço Walter, como se apaixonou pela encantadora Marlena e, sendo correspondido, como lutou para ficar com ela. E ele também conta a história da elefanta Rosie que se tornou a grande estrela do espetáculo.

Hoje em dia sabemos que circo não rima com animais, mas quando Jacob começa a trabalhar para o Circo Irmãos Benzini é verão de 1931 e naquele tempo se usava de violência contra os animais para que fizessem o que lhes era mandado. Nesse livro a elefanta Rosie sofre um bocado, porém a autora teve a sensibilidade de não entrar em muitos detalhes, tornando-se possível ler essas cenas sem sofrer demais. Além do que Rosie está sempre sorrindo e isso acalenta o coração do leitor. E também foi por causa desses sorrisos que Jacob se apaixonou pela elefanta.

Mas, além da dramaticidade do ambiente retratado e do romance que traz, Água para Elefantes é uma história maravilhosa também pelo tom leve e descontraído, muitos vezes chegando a ser cômico, de como Jacob descreve as agruras que passa sendo uma pessoa de 90 – ou 93 – anos vivendo em uma casa de repouso. Aqui temos uma bela lição de vida, afinal ou envelhecemos e enfrentamos todas aquelas dificuldades que vem com a idade avançada, ou a outra opção. E no final do livro ele ainda mostra como é possível recomeçar mesmo estando perto do fim.

Por ocasião do lançamento cinematográfico baseado no livro Água para Elefantes, a Editora Sextante agora nos presenteia com a obra impressa com os atores do filme na capa.

Eu recomendo que abram espaço para Água para Elefantes em suas estantes. Repito que a história é belíssima tanto pelo romance como pela lição de vida que traz. Duvido que a sinopse do livro não te deixou com desejo de lê-lo.

editora sextante

Clique aqui para acessar a página do livro no site da Editora Sextante. Lá tem informações de como comprar, dá para baixar o primeiro capítulo e até para assistir ao trailer do filme.

31 comentários:

Regina disse...

Eu morro de vontade de ler esse livro, mas morro de medo de ver maus tratos aos animais, pois fico muito impressionada e praticamente sofro junto... Sua resenha me deu esperanças de não ter de desistir da leitura!

bjs

Renata disse...

"Água para elefantes" tem espaço especial na minha estante desde 2007. Na época comprei o livro pela capa e não me decepcionei e nem a todos a quem eu indiquei.
Jacob é um personagem cativante e envolvente. Chorei e ri com ele durante a agradável leitura deste livro.
E que beleza o Circo! Adorei saber dos detalhes do funcionamento do circo naquela época. Quando eu era pequena os circos viajavam de caminhões, mas não perdia um desfile na cidade. E todos queriam ver os elefantes. =)
Essa semana comeceia ler novamente para poder me lembrar das coisas no cinema.
Fiquei um pouco com o pé atrás quando fiquei sabendo que Robert Pattinson faria o papel de Jacob, acho ele completamente sem sal, aliás sem tempero nenhum.

Indicadíssimo!

Boa leitura!

Leninha - sempre romantica disse...

To tão ansiosa com a chegada do meu que nem sei, não vejo a hora de mergulhar nas páginas desse livro tão bem recomendado.
Adorei a resenha da Driza, ela passa com sensibilidade o que sentiu ao ler, atiçando ainda mais a vontade de ler.
Adorei!

Patricia Cardoso disse...

Olá Driza,

eu li este livro este ano, e faço minhas as suas palavras. Esse livro não pode deixar de ser lido, é um achado. Fiquei dias com os personagens e suas histórias em minha cabeça, e quando lembro ainda me emociono com a história. Parabéns pela resenha. Bjs...

Evelyn Chen disse...

Gente eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas confesso que fujo de dramas, porque depois de lê-los fico triste o resto do dia, e não aguento qualquer ato contra animais, motivo pra me deixar com a energia mais fraca. Se um dia tiver coragem, vou lê-lo, mas acho que isso vai levar tempo. Fraquezas minhas a parte, só escuto boas coisas cobre esse livro, e essa resenha não fugiu a regra, e ela ficou muito bonita^^.
Bju!

Driza disse...

Oi meninas,

obrigada pelas palavras.

Renata, tb estou meio receosa com Robert Pattinson vivendo Jacob. mas vamos ver o que dá né!

bjss

Driza

Flávia Kelly disse...

Não sei se compro o livro... tenho minhas dúvidas!! Mas a resenha tá quase me fazendo mudar de idéia, vamos ver...

Já o filme não tÔ impolgada, vou ver em casa mesmo.

Bjs

Adriana disse...

O meu Agua pra elefantes chegou ontem, e confesso que to quase largando o livro que to lendo pra pegar logo ele, mas como não tenho coragem de fazer isso, to correndo com a leitura pra poder ler logo esse livro. A resenha ta maravilhosa, perfeita! Parabéns! bjo!

Juliana Vianna disse...

Antes de qualquer coisa, parabéns pela resenha! Adorei!
Quanto ao livro, confesso que apesar de ter gostado da sinopse e da capa (linda demais), eu não fiquei muito empolgada. Até que vieram as resenhas pra me deixar arrependida! rsrs Depois de saber mais sobre a história eu fiquei LOUCA por ele! Não vejo a hora de comprar o meu e conhecer a fundo a vida de Jacob. :)

Beijos, Ju

Marta Ribeiro disse...

Eu li o livro me encanti é maravilhos, quero agora ver se o filme é tão bom quanto o livro ,beijinhos.

Vivi disse...

Pôxa, estou com livro aqui com selinho para troca e quase pensei em trocá-lo por outro. Mas, agora, lendo a resenha, estou tentada a deixá-lo sob o meu teto...ai dúvida cruel!

Amei a resenha!

Beijocas

Leninha - sempre romantica disse...

Já estou ficando preocupada, nada do meu livro chegar, ver ele toda vez que entro aqui no chá chega a doer, kkk
Leninha e ansiosa sim gente, deu para notar? kkk

Débora Lauton disse...

Comecei a ler o livro hoje... já li tantos elogios que não deu pra resistir...

beijos,
Dé...

Driza disse...

Vivi,

vc vai trocar o livro?! Eu jamais vou me desfazer do meu, não aguento isso não.
Uma amiga pediu emprestado, entreguei para ela com uma hiper dor no coração. Tô rezando pra ela ler rapidinho pra ele voltar logo pra casa rsss

bjss

Driza

Driza disse...

Meninas,
não fiquem preocupadas com as cenas dos animais, eu mesma estava com receio de ler, chorar horrores e sofrer com os bichos, mas deu pra passar por tudo aquilo bem tranquilo, pq a autora não explorou esse lado não.

Vamos lá! todo mundo lendo que vale a pena.

bjss

Vivi disse...

Pois é, Driza, ia trocar sem ler...rs Estava influenciada pelo Pattison na capa, lembrei-me de Crepúsculo e deu vontade de trocar...hehehe Mas, depois da resenha, mudei total de ideia. Valeu por me tirar do surto de bobice! ;)

Beijocas

Joice disse...

Meninas, não li o livro, mas assisti o filme. Única recomendação: não assistam o filme, é doloroso assistir a cenas que criaram demonstrando o mau-trato ao elefante. Fiquei tão traumatizada que fui atrás de saber qual era a real intenção da autora. A mensagem do livro é boa, contra o maltrato dos animais, porém o filme, ao usar pergormances animais reais, colabora para tortura de animais em circos.Além disso, houve doação de fundos para uma instituição que tem um nome enganoso de "proteção aos elefantes" mas na realidade é uma instituição comandada por circos! e Ng sabe disso! Vejam essa notícia e espalhem em seus facebooks, twitters, blogs, etc!

Driza disse...

Oi Joice,
Filmes geralmente decepcionam por modificarem a história que é contada num livro. Ainda não assisti, mas, como já disse na resenha, no livro as cenas de maus-tratos não são explícitas nem com a elefanta, nem com os outros animais. Uma pena terem explorado esse lado no filme.
No final do livro, já encerrada a história, a autora faz uma dedicatória a dois elefantes que ela descobriu em suas pesquisas. A mensagem que ela passa é de amor pelos bichos e condenação a quem os fere.
Obrigada por nos alertar contra essa falsa instituição.

Amigos, vamos ficar espertos!

abçs

Driza

Evelyn Chen disse...

Driza,

Fico mais tranquila quando li que a autora não explora muito o lado dos animais, porque isso ia me deixar pra baixo mesmo, quem sabe agora eu não crie mais coragem pra ler, esse livro estava cortado da minha lista.

Jeanne Rodrigues disse...

Driza,

vou assistir o filme e ler o livro, nao nessa ordem, claro.

Livros que retratem casos como esse, devem ser lidos.

Parabens pela resenha.

Bjos,

Mari disse...

Ai! Li o primeiro capítulo e fiquei louca para ler o resto!
*-*

Diana Carolina disse...

Comprei o livr hoje...ainda não consegui parar para ler, os bebes não deixam,mais depois de ler tantos elogios, tenho certeza que foi uma ótima compra.

leila cristina disse...

Simplesmente devorei esse livro, os detalhes são tantos e além do amor de Jacob e Marlena, a magia do circo completa o grande espetáculo criado por Sara Gruen. Amei!!!!

mariana disse...

Estou me segurando pra não assistir o filme, porque sei vou me decepcionar(não vou com a cara do rapazinho de Crepúsculo)!
A menina que trabalha comigo tem o livro e vai me emprestar!
Tomara que não demore!!!

Thata disse...

Só a cara feia do Robert na capa me afastou...Mas daremos uma cance a esta história que em nada tem haver com este ator.

"...é possível recomeçar mesmo estando perto do fim." [Frase que mudou tudo]. Sejamos sincero: Toda vez que se pensa (realmente, realidade, gente!) em vida de idoso, parece ser farelo do um dia já foi um bom bolo...Recomeçar desse ponto, tão frágil, possível? Forças físicas já diminutas, coração abalado (literalmente, em alguns casos)...
Talvez daí, desse ponto de partida, eu leia o livro.

Bjs

Cali disse...

Oi Driza!!! Já li e já assisti. Sinceramente, eu esperei mais...o livro conta uma linda história, mas faltou algo...mais paixão e entusiasmo...sei lá...rsrsrs...
Já o filme, q começa com Jacob mais velho, me empolgou. Achei q o Robert fez um bom trabalho, e interpretou bem.

Driza disse...

Meninas,

Do livro gostei mesmo. Do filme nem tanto, nem por ser Robert o mocinho, nem pelo mal-trato dos animais, é que achei que na telona a história perdeu muito do encanto.

É tão difícil eu gostar mais do filme do que do livro, quase nunca isso acontece, para mim sempre o livro é mil vezes melhor.

Gosto muito de saber a opinião de todas. Obrigada pela visita.

beijos

Marcia Noto disse...

Olá, Driza!

Eu quase nunca assisto os filmes dos livros que leio. Prefiro ficar com aquela imagem mental que fazemos dos personagens, sem nenhuma influência!
Eu também adorei o livro, um daqueles que a gente não espera muito, mas se apaixona no final!

Bjs

Driza disse...

Realmente apaixonante, Marcia

bj

Marcia Noto disse...

Obrigada, Driza!

Você é muito atenciosa, sempre fazendo questão de comentar/responder os recadinhos!

Bjs!

Driza disse...

Obrigada, querida Marcia.

um grande beijo para vc

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top