Haicai para crianças – Aline Negosseki Teixeira

  selo teenMais um livrinho que a minha filha, Yasmin, leu e vai dizer para todos o que achou. É sua segunda participação no Momento Teen.

Eu pedi para que ela lesse o livro pra mim e foi muito bom, porque além de passarmos esse tempo juntas, íamos trocando opiniões. Tinha partes que eu até fazia de conta que não entendia, só para fazê-la explicar e assim ver se ela estava assimilando tudo que estava lendo. O começo foi um pouco difícil para ela, mas com o passar das palavras ela foi se adaptando e entendo tudo.

Parabéns para a autora, Aline. Achamos seu livro incrível! Além de ensinar uma nova maneira de entender os sentidos do corpo, também mostrou como é gostoso ler poemas e, principalmente, despertou o interesse em tentar fazê-los.

capa1

Sinopse: Haicai: a fotografia da antiguidade no Oriente. Unindo a sensibilidade criativa e poética com que escreve suas narrações, a sua vocação pedagógica e o carinho que a arrebata ao mundo das crianças, Aline Negosseki Teixeira, romancista e poeta paranaense, estreia na literatura infantil falando de Haicais, arte milenar da reflexão e imaginação.

Por serem poeminha breves, que estimulam a imaginação ao falar de beleza, doçura e simplicidade, aguçando a criatividade não só do poeta, como do leitor, a autora pensou logo que eles são a cara das crianças. Haicai Para Crianças - Sentidografias é além de um livro de poemas tecidos a partir do olhar de momentos reais que a autora vivenciou ao longo dos anos, mas um guia que propõe o leitor a iniciar na arte da concisão. Além de tudo, é um exercício de sensibilidade, como toda obra poética.

Escrito especialmente para leitores deficientes visuais ao compor com os sentidos olfato, tato, paladar e audição, os fragmentos de momentos, sentidografias, é uma obra para sensibilizar todas as idades.

***

A seguir transcrevi o que a Yasmin achou do livro.

Amei o livro. Eu não conhecia o haicai, não sabia que existiam poeminhas assim, mas adorei conhecer e saber como são feitos.

Eu consegui entender o começo do livro, aquela parte que falava dos sentidos como o tato e o olfato, foi gostoso ficar imaginando tudo, mas tinha palavras que eu não entendia. O que é efêmero? E o que é uma representação gráfica? Se você, mãe, não tivesse me explicado eu não saberia o que era.

O mais gostoso da leitura foi ler os poeminhas, achei lindos. Dy com livro haicai.jpge qual eu gostei mais? Acho que o da ovelhinha, porque eu imaginei direitinho a cena e fiquei com dó dela.

Eu tentei fazer um haicai, mas ainda não consegui porque tem a quantidade certa de sílabas em cada linha, e eu não consigo achar a palavra certa que cabe lá. Só que não vou desistir, eu quero muito fazer um e mostrar para as minhas amigas.

Eu gostei muito da dedicatória que a autora fez no livro pra mim. Fala para ela muito obrigada e diz que estou mandando um beijo.

Visitem também o blog da autora, Aline Negosseki Teixeira, dá gosto de ver!

15 comentários:

sabrina disse...

Ahhhhh, que resenha linda da Yasmim! A mamãe Driza deve estar mais que orgulhosa!!!!
Aliás, as duas estão de parabéns!!!

Eu adoro Haicai, e também aprendi com a amiga Aline Negosseki \o/ hauhauhu
Bom, há uma certa flexibilidade, não precisa ser RÍGIDAMENTE o númeor de silabas pedidas em cada verso, mas o mas próximo que conseguir... e eu acho que Yasmim nã deve desistir de escrever, MESMO... Resenhando assim, o Haicai vai ser fichinha pra ela!!!
Bjussssssss

Denise Parra disse...

Oi Lili vim retribuir a visita,
adorei seu blog é lindo.

Beijos :-)

Aline disse...

Yasmin,

Parabéns pela resenha, está linda. Tenho certeza que muitas mães vão procurar os haicais para os filhos. E quero ver o seu poema aqui.

Driza, mais uma vez, arrasou!

Bjs

Aline

Medéia disse...

Oi Yasmin
Show de bola nosso Momento Teen!
Quando fizer seu Haicai publica aqui no momento teen que tô louca pra ler.
Adorei a resenha.
Que orgulho hein mamãe?
Beijinhos

Jeanne Rodrigues disse...

Yasmim,

Dá gosto de ler suas resenhas.
Palmas pra vc...Adorei!

Driza, parabéns pela filhota.

Adoro esse momento teen.

Bjos,

Aline Negosseki disse...

Driza e Yasmim,

Puxa, não tenho nem palavras...
Nessa resenha super carinhosa, vc lendo com ela, compartilhando, ensinando as palavrinhas desconhecidas, abrindo o baú mágico da leitura, eu vi a repetição de quando apresentei os haicais para minha Piúla! As mães entendem esse sentimento.

E, depois, e melhor de tudo:
Que lindo, lindo, lindo esse sorriso da Yasmim.

Nem que eu quisesse poderia descrevê-lo. E essa é a maior alegria para quem escreve... Ganhar do leitor um suspiro ou um sorriso desses.

"Bela Yasmim,
teu puro sorriso é
tão lindo assim!"

*Gosto demais desse blog! Lindo o novo template.

Aline N. T.

Driza disse...

Olá pessoal,

muito obrigada pelos comentários e pelo apoio dado para a pessoa mais especial da minha vida. Isso mexe comigo...rsss

bjss a todassss

Driza disse...

Oi Aline,

que lindo haicai. Amamos! Você é um doce. Muito obrigada. E mais uma vez parabéns pela obra.

bjsss

Carla Fernanda disse...

Primeiramente, quero parabenizar as meninas do Chá pelo novo layout que ficou a cara do blog.

Segundo, parabenizar pelo Momento Teen.

Adorei ver a fofa da Yasmim dando a sua opinião para a resenha e curtindo o livro da Aline com a sua mamãe.

Parabéns pela filhota, Driza. Esse é um dos momentos mais lindos que só quem é mãe sabe. São momentos especiais e únicos.

Fico muito feliz em saber, que as crianças estão sendo incentivadas por seus pais à leitura. Não há o que pague.

Beijos.

Vivi disse...

Olá, Yasmin, mais uma vez você nos brinda com uma resenha tão cativante. Também sou apaixonadas por haicais! Driza, querida, parabéns por aproximar sua filhota desse universo maravilhoso da poesia.

Beijocas

Lu disse...

que lindo.
Parabéns para a Yasmin, a resenha ficou linda querida. ^^
eu não conhecia esse livro da Aline, mas com certeza vou comprar para quando a minha sobrinha estiver maiorzinha porder ler.
^^
beijos.

Leninha - sempre romantica disse...

Adorei o novo Layout do Chá, ficou muito lindo!
Uma gracinha a resenha da pequena Yasmim, esse livro é super meigo!
Parabéns pela linda filha Driza, abriu com chave de ouro a nova cara do Chá!
Beijão!

Driza disse...

Oh meninas, amigas queridas...

Vc são tão carinhosas e fazem essa mãe aqui tão feliz.

Muito obrigada minhas lindas. Eu gostaria realmente de dar um beijo em cada rosto. Sintam-se beijadas por mim e pela minha pequena.

Adriana disse...

Yasmim! Que post lindo! Adorei. Driza pode ficar coruja, a filhota merece!

Driza disse...

Oi Dri,

obrigada.

bjsss

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top