A Queda - Chuck Hogan e Guillerme Del Toro


O mundo foi tomado por uma misteriosa pandemia. Ao que parece, a praga começou a se espalhar depois que o Boing 777 pousou no JFK trazendo uma estranha carga a bordo.

Dr. Eph Goodweather, médico responsável pelo Centro de Controle de Doenças do aeroporto, descobre que o vírus, devastador para a humanidade, tem origem em outro mundo. Desacreditado por todos, ele precisa desesperadamente manter seu filho Zach longe da mãe que, contaminada, volta para infectar seus entes queridos.

Que ato maldoso da natureza foi capaz de criar seres que se alimentam de sangue? De onde eles vêm?

Descobrir a origem dos vampiros é a única chance de destruí-los, garante o professor Setrakian, um sobrevivente dos campos de concentração nazistas que dedica a vida a estudar esses monstros e está disposto a tudo para destruir o Mestre, a criatura sombria por trás da pandemia.

Na expedição que organizam para eleminar os vampiros ainda no ninho, Setrakian e Eph são guiados por Vasily, um exterminador de ratos que conhece os subterrâneos de Manhattan, onde as criaturas do mal se escondem. A guangue de rua dos Safiras junta-se ao grupo em mais um acordo inusitado entre os muitos que surgirão.

Além da luta de humanos contra vampiros, A Queda, segundo volume da Trilogia da Escuridão, narra uma outra guerra: Mestre, o mais jovem dos vampiros Antigos, quer eliminar seus rivais e controlar sozinho o planeta. Para isso, prepara uma geração mais forte e numerosa. A falange de crianças cegas comandada por ele é uma imagem assustadora da espécie que dominará o mundo com o início da Eterna Noite – e uma demonstração da invetividade e do talento literário dos autores, o cineasta Guillhermo Del Toro e o escritor Chuck Hogan.

Depois de Noturno aguardei ansiosa pela continuação e para poder rever os personagens e o universo criado pelos autores. Setrakian, Eph, Nora, Vasily, Gus, Zach… personagens que me cativaram e por quem torci e torço muito.

Gosto muito do modo como os autores vão conduzindo a trama – e a nós, leitores – através dos subterrâneos e da cidade devastada de Nova York. E, aos poucos, vamos nos inteirando dos planos do Mestre e vendo as peças se encaixando… claro que ainda não vimos todo o plano, mas o que foi mostrado é terrível!

Não dá para falar muito do livro sem dar spoilers, coisa que não gosto de fazer. Mas uma coisa que notei e achei genial da parte dos autores foi fazer um paralelo da vida de Setrakian. Quando jovem, ele foi confinado no Campo de Concentração de Treblinka. Como carpinteiro, ele foi aproveitado como mão de obra escrava pelos nazistas e foi quando, pela primeira vez, teve contato com o Mestre, pois o viu sugando a vida dos prisioneiros noite após noite. Depois desse primeiro contato, Setrakian dedicou sua vida a caçar as criaturas. E foi percebendo que a maioria dos seguidores mais próximos do Mestre foram os comandantes do campo. Então sua luta é uma luta dupla: contra os vampiros e contra seus algozes do campo. E é de se notar como os autores mostram que não se precisa de sobrenatural para se ter horror. Mais horror que os nazistas praticaram – e eram humanos. Mas claro que os vampiros trazem o HORROR às páginas e o sangue corre muito e há fartura de mortes.

E é muito interessante observar a luta de inteligência e sagacidade entre Setrakian e o Mestre e seus discípulos. Os dois têm planos muito bem amarrados e que vão revelando aos poucos… E o tempo urge!

Outro personagem que me cativa – entre todos que citei – é Vasily! Ele é um exterminador de ratos e conhece muito bem os subterrâneos onde eles se escondiam. E é esse conhecimento que o torna imprescindível na caçada aos vampiros. Fora que ele é o tipo de homem com quem se pode contar e está sempre pronto para a batalha, seja ela qual for.

E agora estou aguardando ansiosa a conclusão da trilogia. Espero que não demore muito.

Um último comentário: estava falando sobre o livro com um amigo e ele disse algo que achei notável: “os vampiros estão de volta ao lugar certo: a literatura de terror. Chega de vampiros bonzinhos!” Não que eu concorde com ele, pois adoro vampiros bonzinhos, mas é interessante mesmo ver esse retorno, pois os vampiros foram minha primeira experiência nos filmes de terror – e eu sempre os temi muito… tanto que relutei muito em ler um livro em que apareciam! Agora estou completamente viciada no gênero: seja de terror ou amor que venham os vampiros!!!

13 comentários:

Tyele disse...

Eu estou louca por esse livro... continuação de Noturno!! \o/
Vampiros mals são mara!! ^^
Beijos
A resenha ficou otima!! PArabens

Jeanne Rodrigues disse...

Rê,

Confesso que não gosto de vampiro mau!

Só leio livros de vampiros bonzinhos...hehehehe

Parabéns pela resenha.

Bjos,

Medéia (Carlena) disse...

Não! Não!!!!
Mais um livro para minha lista de desejos.
Muito intrigante e boa sua resenha, amiga!

sabrina disse...

Li muito poucos livros com protagonistas sendo vampiros maus!
hehehe
Amei a resenha... não tinha conhecimento dessa série ainda, nem conhecia Noturno =(, mas agora vou prestar mais atenção a esses livros@ ^^
Bjussssss

Simone Santiago ( Luka ) disse...

Meninas, eu ainda não havia visto o novo lay.
Ficou lindo demais ! Amei !

Bjs

αηδréϊα ஐ βϊττeηcourτ disse...

Mto ansiosa para ler a continuação, pois o livro 1 foi mto bom =)

Andy_Mon Petit Poison

Regina disse...

Oi Meninas!

Essa é uma ótima série! E os vampiros são realmente muito maus...

Não sei se é pelo fato do Del Toro ser cineasta, as cenas são bem cinematográficas mesmo - a gente "vê" a ação se desenrolando!

Se vcs gostam de terror, essa série é obrigatória! (na minha humilde opinião!)E se não curtem muito, mas querem uma história bem contada, vale a pena também.

bjs

Moranguinha disse...

Estava com muita vontade de ler esse livro, fiquei na expectativa logo após ter terminado de ler Noturno, depois da sua resenha fiquei com ainda mais vontade de ler!
Parabéns pelo blog!

Bjus

Vivianne Fair disse...

Nossa, fiquei curiosa! Vampiros são maus, é isso aí! Certo, também gosto de vampiros bonzinhos..=p

Leitura Nossa disse...

Ai, eu sou uma medrosa de carteirinha... morri de medo no primeiro livro (juro que só lia durante o dia) e agora estou curiosa pra ler o segundo, mas o medo ainda me bloqueia...rss
Eu particularmente prefiro os vampiros bonzinhos... no máximo um Eric Northman (true blood)...rss

beijos,
Dé...

Driza disse...

Eu sou super medrosa, não assisto filmes de terror nem amarrada. Nunca me aventurei numa leitura de terror, mas acho que tb não conseguiria ler sem ficar com medo.

bjsss

Aline disse...

Nesse universo literário sobrenatural estou um tanto atrasada... Vou me atualizar e quero ler essa série!
Bjs

Anônimo disse...

Vampiro teve sua origem no mal por natureza. Vide o conde Vlad - o empalador, que deu origem a " série " e depois imortalizada pelo cinema.
Agora surgem vampiros bonzinhos, bonitinhos e que " purpurinam " ao sol....
Espero muito que consigem botar este " trem vampiresco" nos trilhos novamente. Séries como esta e também " A Passagem " finalmente estão resgatando a realidade sanguinolenta e brutal dos Vampiros.
Grande abraço.
Eugenio

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top