A Primeira Investigação de Montalbano – Andrea Camilleri

Estava eu passeando pela Livraria da Travessa no Barra Shopping e eis que me deparo com esse livro, e disparou em minha memória: Montalbano? Aquele inspetor charmoso da RAI TV??? Assombrada, não acreditei, e tive que conferir se em papel é tão interessante quanto na telinha!

Primeiro, tenho que relatar que todas as leitoras compulsivas devem algum dia se possível dar uma voltinha nas Livrarias da Travessa, aquelas de outros Estados e Países, é ponto turístico certo, um charme, com um restaurantezinho gostoso, e muitos, mas, muitos livros mesmo! Muito agradável...ah, se vierem não esqueçam de me convidar....


Agora, quanto ao livro, preciso dizer que ainda não terminei, são 3 contos muito charmosos, já li o primeiro, que vou comentar aqui, e estou na metade do segundo. Adorei tanto a prosa simples, gostosa e engraçada de Andrea Camilleri que resolvi fazer essa postagem em capítulos...

Montalbano é surpreendente. Um comissário de polícia italiano – da Sicília especificamente, que adora o mar e a boa cozinha mediterrânea! Uma graça, com um humor noir e muito perspicaz, de uma forma totalmente inesperada.


A forma narrativa utilizada por Andrea é diferente e envolvente, como se o narrador estivesse conversando com o leitor, o que deixa o livro leve e divertido, estou dando muitas risadas com essa leitura, numa palavra, prazerosa!


Vamos ao que interessa:


1º Conto – Sete Segundas-Feiras


Nesse conto Montalbano, já inspetor em Vigàta, se depara com um mistério digno de Edgard Allan Poe...em sete segundas-feiras, sete assassinatos? Nem tanto. O inspetor se vê envolvido num jogo em que terá que se utilizar de sua inteligência e dos conhecimentos da Cabala para impedir que algo gravíssimo ocorra!


Em meio a muitas descrições da Itália e dos pratos deliciosos que o Comissário é apaixonado, e da sua relação, engraçadíssima, com seus subordinados, Montalbano desvenda uma trama que pode levar a uma catástrofe, à moda italiana!


Adorei esse conto, e fiquei ainda mais envolvida pelo Comissário, e com a sensação de que no papel é tão bom, ou mais do que na telinha...


***


Ah, aguardem a continuação, o próximo Conto é A Primeira Investigação de Montalbano... mas já está indicado!


***

2º Conto – A primeira investigação de Montalbano


Nesse conto somos apresentados ao novato Comissário assistente Montalbano que vive macambúzio numa cidade dos Alpes italianos. Ele sente saudades do mar, e é criada toda uma tensão em torno de sua promoção a Comissário, já que para ele permanecer longe da costa do Mediterrâneo é como uma dor que não passa.


A narrativa desse conto é primorosa, inteligente, e muito, mais muito, engraçada!


Toda a trama se desenvolve com uma sensação de que algo mais está acontecendo que o leitor, sente, mas não consegue compreender. O próprio Montalbano chega a essa conclusão lá pelas tantas!


O texto é muito bem escrito, com o envolvimento do leitor em cada uma das cenas bem montadas, com descrições muito elaboradas, fazendo com que nos sintamos dentro dos locais, como observadores privilegiados!


Adorei esse segundo conto, e estou já começando o terceiro!

Montalbano não me decepcionou! No livro é melhor do que na telinha (embora a TV italiana tenha escolhido um ator daqueles!)!

Continuo indicando!

***

3º Conto – Retorno às origens


Nesse conto temos uma história tipicamente italiana, com direito à máfia e tudo.

Montalbano com sua intuição especial, e aquela sensação de que algo não encaixa numa história de desaparecimento de uma menina, venda de uma empresa e o reaparecimento do neto de um velho mafioso...um conto intenso, com sacadas muito bem narradas, que desperta a vontade de ler e reler.


Ainda permanece nessa história o humor do Comissário, seu fascínio pela culinária mediterrânea, e o seu interesse pelo sexo frágil!

Adorei a trama, muito bem enredada, com pitadas de muita graça e desgraça, e com um desfecho interessantíssimo, em que uma armadilha é lançada e... (não conto, tem que ler para ver!)!

***

Todos os contos possuem a sua graça e prendem a atenção do leitor, divertindo muito! E o interessante é que, embora seja uma história de detetive, nem uma gota de sangue humano é derramada no curso dos enredos...mérito do autor!


AMEI!

7 comentários:

Angel disse...

Oi Adriana! :)

Ainda não li nada de Andrea Camilleri, mas, já ouvi falar muito dele.

Foi ótimo ter lido a sua resenha porque adoro livros de contos e como Andrea é um dos escritores cujas obras pretendo conhecer, é bem capaz de eu começar por esse livro que resenhou.

Valeu, menina! :)

bj da angel ;)

aurelia disse...

Fiquei interessada, dica anotada.
Bj

Jeanne Rodrigues disse...

Dri,

No dia que for ai não deixarei de conhecer essa livraria. Dica mais que anotada.

Quanto ao livro desde que vc comentou que tinha comprado o livro eu coloquei na minha lista e com o seu aval entao, vou subir um pouquinho...hehehehe

Descobrindo coisas novas heim?

Bjos,

Driza disse...

Sempre leio maravilhas sobre esse Montalbano. Eu ainda não conheço, mas com esse comentário, Dri, estou mais do que curiosa.

bjs

Leninha - sempre romantica disse...

Interessante!

Adriana disse...

Meninas!
Obrigada pelos comentários!

Montalbano é uma graça e um charme, dá vontade de adotar (ai ai)!

Jê quando vieres para essas bandas, avisa, vamos na Travessa juntas!

Bj!

Adriana

Vivi disse...

Montalbano, quero ter o prazer de conhecer-lhe, pois a Dri me deixou curiosíssima a seu respeito. Valeu, Dri, pela preciosa indicação!

Beijocas

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top