Feios - Scott Westerfeld


"Em um mundo de extrema perfeição, ser normal é feio.

Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou – nem pense nisso – espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.

Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de paraquedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas, e se divertem (o tempo todo). Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair.

Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de foras-da-lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza.

Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre, ou se arriscaria a voltar para a natureza e queimar árvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima deste novo mundo, propõem um acordo com Tally: se unir a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. A escolha de Tally irá mudar o mundo para sempre.

Nascido no Texas, Scott Westerfeld é autor de diversos romances aclamados para adultos e jovens, entre eles Tão ontem, Os primeiros dias, e a série Feios, best seller do New York Times. É também designer e atualmente vive entre Sydney, na Austrália, e Nova York."

Inaugurando a parceria Record e Um Livro no Chá das Cinco, recebemos o livro Feios para nossa apreciação. Ficção científica não era o meu gosto preferido, mas esse livro mudou meus conceitos. Posso definir a obra como genial, pela história criativa e a narrativa hipnótica. Esse é o primeiro livro de uma série, que só posso dizer que aguardo ansiosamente.

Na história, ser feio é uma fase da vida. Não se discute a real aparência de ninguém, todos são feios. Até os 16 anos, os jovens vivem em cidades separadas, em internatos, sendo educados e aguardando o esperado dia do aniversário, para então, ganhar uma plástica total, e tornarem-se perfeitos. Após a operação, mudam-se para Nova Perfeição e lá passam a viver uma rotina de festas, ócio, e futilidades. Os perfeitos são pessoas mimadas, egoístas e alienadas. O mundo para eles é uma grande festa.

Tally ainda é feia. Nunca passou pela sua mente a idéia de jamais ser perfeita. Ela tem 15 anos, seu aniversário está próximo. Todos os amigos já são perfeitos e não querem a companhia de uma feia. Sozinha na escola, ela conhece Shay, uma garota que lhe revela a verdadeira história dos feios, e mostra que há outras opções para continuar a vida.

O livro tem muitas mensagens interessantes, desde a destruição do mundo que conhecemos, o desenvolvimento de uma nova civilização, até o jogo com os conceitos de feio e perfeito. Mistura também romance, ação e suspense. Lendo cada capítulo, somos instigados a pensar mais sobre o que consideramos perfeição, e o que faríamos para atingir esse ideal. Os personagens de Scott Westerfeld vão muito longe, passam por cima de tudo e de todos. Os ditos feios não são sequer aceitos na sociedade, são párias condenados à vergonha eterna. Tally é a heroína que começa o livro como feia ignorante, passa a conhecer a aterradora verdade sobre os perfeitos, e termina esse volume da série de forma surpreendente. Fechei o livro com um grande :O ! Ainda paira na minha mente a pergunta "como assim?".

Assim são as ótimas histórias, um entrenimento gratificante que dura por muito tempo após a última página. No caso da série Feios, ainda temos a expectativa até a publicação do volume seguinte. Recomendo com todo entusiasmo.

Hotsite da série, com download do primeiro capítulo: http://www.record.com.br/seriefeios/

17 comentários:

Bia Carvalho disse...

Esse livro deve ser uma mega-lição de moral e de valores para que pensemos o que nos é mais caro... amigos, personalidade ou beleza.

Bjs

By Angel disse...

Parabéns pelo post Aline, fiquei curiosa quanto a esse livro.
Estava esperando sair aqui o comentário dele pra ver se valia a pena comprar, e pelo jeito ela já vai para minha lista para ser lido.
Beijos
0:-) Angélica

Mariana Paixão disse...

Eba!, tô super ansiosa pra ler o meu exemplar *____*

Carla Fernanda disse...

Oi, Aline.

Amei esse post, pois estou esperando o meu chegar e, em breve, terão novidades sobre ele no meu blog.

Esse livro deve ser ótimo, porque além de entreter, nos ensinará valores morais e éticos em uma sociedade rígida.

Beijos.

_~Ty~_ disse...

Oiii...
Ta tendo promo no meu blog em parceria com a Loja do Altivo, estamos sorteando Alice em edição comentada. Participa la: http://livromaniaca.blogspot.com/2010/05/loja-do-altivo-livromaniaca-sorteiam.html

ALINE disse...

Também li Feios recentemente e gostei muito. No início achei que não seria grande coisa, mas conforme a leitura avançava eu fui me surpreendendo com a obra. O livro nos leva a refletir e questionar muita coisa. Realmente é um livro que vale a pena ser lido.

Bjão!

Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

Drica_BT disse...

E lá vai mais um pra minha pilha que só faz crescer...
Ah, tem selinho pra vc no CataLivros: http://catalivrosromances2.blogspot.com/
BJS

Kézia Lôbo disse...

desejando muito muito muito esse!!!

Lili disse...

Belíssima resenha Aline!
Me deixou com uma vontade maluca de ler rsrsrs

Queria ter mais tempo =/

Parabéns!!!!
Esse tá na lista com toda certeza!
Bjs
Lili

Patricia Cardoso disse...

Aline,

adorei o seu post, e já está na minha lista de livros, e com certeza passou na frente de muitos.

Bjs...
Paty

Sora Seishin disse...

Oi!! Eu já li esse livro, é muito bom mesmo!! Quero ler os outros da série.

Também publiquei resenha dele no meu blog ;)
http://meujardimdelivros.blogspot.com

Driza disse...

"Posso definir a obra como genial, pela história criativa e a narrativa hipnótica."

Aline, parabéns pelo post. Adorei! e fiquei curiosissima sobre a história.

bjsss

Jeanne Rodrigues disse...

Aline,

Adorei sua resenha.Parabens!!!

Eu querooooo !!!

(Um entrenimento gratificante que dura por muito tempo após a última página.) adoro qdo os livros nos deixam com sensaçoes desse tipo ao terminar a leitura.

Bjos,

Tielly disse...

Estou lendo "feios" e devo confessar que no começo, não gostei muito, mas depois, viciei, é perfeito, quero muito a continuação. :)

Camila disse...

oi aline.
muito boa a resenha to curiosissima. esse entrou na minha lista. ai quero saber que surpresa é essa no final!!!

bjs

Barbara Martins disse...

Bom, sempre digo que eu não gosto de ficção científica. E não gosto mesmo. Não daquelas ficções a la Pixar... Mas esse tipo de livro, na minha opinião, não é ficção. Desculpe, livros como Feios são uma crítica social e aí sim, eu adoro. Posso dizer que gosto do estilo "crítica social disfarçada de ficção científica".
Porém, depois de ter lido 1984 (que é o meu TOP nesse estilo) fiquei meio descrente no começo da leitura... Mas depois comecei a gostar, sim. Vale a pena. Acho que terei que ler as continuações... Rs.

Bjs.

Vivi disse...

Pessoal, relutei para ler o livro porque sempre achei infantil. Puro engano. A leitura é uma crítica interessante a ditadura da beleza e nos chama atenção para o que estamos contruindo para as próximas gerações. Adorei!

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top