A Rainha do Castelo de Ar de Stieg Larsson

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo, a trilogia Millennium é uma das mais bem-sucedidas séries policiais dos últimos anos. Quer seja tratando da violência contra as mulheres, quer seja enfocando os crimes cometidos por magnatas ou pelo Estado, a saga cumpre sua principal missão: a de nos envolver numa leitura absorvente, cheia de mistérios.

Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.
Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes.
A rainha do castelo de ar enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um lugar único dentro da literatura policial contemporânea.

Um excelente desfecho para uma excelente trilogia!!!

Stieg Larsson escreve de forma a prender a atenção do leitor e o conduz pela trama com maestria. Achei fantástica as investigações e o suspense que marcaram a trama. Tenho certeza que Lisbeth será uma de minhas heroinas favoritas de todos os tempos. Mikael é o mesmo de sempre – totalmente focado em sua reportagem e em suas mulheres. Érika me surpreendeu agradavelmente nesse livro. Seu personagem cresceu e apareceu!

Nesse terceiro volume, vemos Lisbeth hospitalizada e presa. Sua situação não é das melhores, mas ela pode contar com amigos fiéis - Mikael, Dragan, Annika e o Dr Jonnason (que teve uma participação fantástica!) - que estão dispostos a tudo para provar sua inocência e a revelar a armação de que foi vítima.

Do um lado temos a Seção e seus espiões. Eles estão dispostos a tudo para calar Lisbeth e impedir a verdade de vir a tona – mesmo porque, se isso acontecer, eles vão ser os grande prejudicados. Do outro lado temos Mikael e seu companheiros – que se unem à polícia secreta (SAPO) - para impedir que, mais uma vez, a injustiça prevaleça. Uma batalha travada com muito jogo sujo, muita desinformação e uma tensão que me fazia ficar lendo até altas horas!

A história do livro é bem conduzida e Stieg fecha tudo com brilhantismo. Claro que algumas pontas ficaram soltas – pode até ser que ele fosse retomá-las em algum ponto no futuro, mas com sua morte prematura, como saber? O que mais senti foi não se falar sobre a reportagem que Erika encomendou ao jornalista do SMP. E meu lado romântico também sentiu falta de romance, mas nada que a trama eletrizante não resolvesse.

13 comentários:

Jeanne Rodrigues disse...

Rê,

Não li essa série ainda...
A cada comentário fico mais interessada.
Em 2010 leio com certeza...

Parabéns pelo post.

Bjos,

Lilian disse...

Regina, eu sou uma fã declarada dessa série. Simplesmente amo a prosa do Stieg.
Pelo que soube, o projeto era fazer uma série com 10 livros, o que explicaria as pontas soltas que restaram. Infelizmente nunca vamos saber com certeza. Tenho a impressão de que esse 'arco' da história se fechou e que ele iniciaria um outro com o próximo livro.
Senti uma imensa falta dos personagens quando acabei esse livro. Eles são mesmo cativantes...
Essa foi uma das minhas grandes descobertas de livros em 2009.

Bárbara disse...

Até hoje ainda não comprei essa trilogia!!!!!!
Beijooooooos!

Carla Fernanda disse...

Oi, Regina.

Eu comprei essa série recentemente, e estou lendo o segundo volume.

Estou me tornando uma fã dessa trilogia. O enredo é fascinante!!!

Não vejo a hora de encerrar o segundo livro, para começar o terceiro. rs.

Ansiedade à flor da pele!!!

Vou sentir muita falta da Lisbeth, do Mikael... Os personagens são excepcionais!!!!

Essa trilogia foi a melhor compra que fiz esse ano e vou encerrar com chave de ouro!

Em breve também postarei no meu blog http://sonhodereflexao.blogspot.com/ sobre essa trilogia, que me fascinou!!!

Parabéns pelo post.

Beijos.

Vivi disse...

Rê, a julgar pelos comentários entusiasmados, o sucesso da série é mais que merecido. Tá na pilha!

Beijocas

Adriana disse...

Rê!

Esse livro deve ter uma dedicatória para mim, pois pelo seu comentário maravilhoso, ele foi escrito do jeito que eu gosto!

Tenho que ler!

Bj!

Jééh disse...

este livro estar na minha lista, estou lendo o seungo livro da triologia, por isso evitei ler atentamente esse post pra ter muito acesso aos Spoielrs ^^

Driza disse...

Oi Rê,
essa série já tinha chamado minha atenção, agora então... estou doida pra ler.

bj

Caroline disse...

Olá!
Vim parar aqui meio sem querer, pesquisando o livro 'Uma vida interrompida' e adorei!
Quanto ao Stieg Larsson, digo que tive uma surpresa muito boa lendo o primeiro livro da trilogia, gostei desde o início. Como a Lilian disse, ficaram pontas soltas, mas nada que diminua a obra.
Ótimos livros, ainda mais pra mim, que não me contento com histórias curtas, meus preferidos sempre são os tijolões e suas continuações.. hehehe
Beijos.. ah! e o blog já tá nos meus favoritos!
;)

Rao disse...

Olá, nossa eu estou muito pasmo em ter achado o blog. Poucas pessoas se preocupam hoje com a arte da leitura, ainda mais de propagá-la. Está de parabéns, continue assim, o mundo precisa de pessoas como você, valorizadoras da arte e do mundo.

Adriana disse...

Rao,

Em nome de todas as meninas do Blog Um livro no Chá das Cinco agradeço o cumprimento, e espero ter suas opiniões aqui sempre!

Bj!

Aline disse...

Oi, Rê,

Seus posts sobre essa trilogia me deixaram louca de vontade de lê-la! Vou aproveitar as promoções de Natal e comprar os meus!

Bjs

D disse...

Muito legal esse blog de vocês! Descobri procurando uma imagem no google com a capa de A Rainha do Castelo de Ar, que eu terminei de ler ontem, para colocar no meu blog.
Muito triste o Stieg Larsson ter morrido. Li comentários sobre o quarto livro inacabado que ele teria deixado no computador, outros comentários mais otimistas a respeito de existir um quarto e um quinto livro... mas enfim. Nunca saberemos.
De qq forma, vale a pontinha de esperança de um dia publicarem ou terminarem o que eu deixou inacabado.
Abraços
http://doispontostravessao.wordpress.com/

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top