PÉTALA ESCARLATE, FLOR BRANCA de Michel Faber


Em "Pétala Escarlate, Flor Branca", Michael Faber traça o retrato de uma sociedade ao mesmo tempo que a desvenda. A obsessão sexual, o veneno da embriaguez e a hipocrisia da aristocracia inglesa do século XIX compõem o cenário para a história de Sugar, uma jovem sedutora, inteligente e revoltada, que conquista o leitor a cada página. Enquanto a prostituta ascende à sociedade, guiada por um apaixonado magnata dos perfumes, loucura, paixão, luxúria e pureza se misturam em um romance sexy e refinado, que vai arrebatar leitores de todas as idades.



Inglaterra, 1875. Sugar é uma jovem de 19 anos que busca uma vida melhor. Vendida por sua mãe a um estranho quando ainda era menina, tornou-se prostituta no bordel de Mrs. Castaway. Alta e de cabelos flamejantes, Sugar seduz os homens com malícia na cama e conversa inteligente.

Entre seus clientes está William Rackham, um homem rico, herdeiro do império da Rackham Perfumarias. William se apaixona por ela e a emprega como preceptora de sua filha, Sophie.

Enquanto a vida de Sugar muda drasticamente, somos apresentados a outros personagens inesquecíveis: Agnes, a esposa de William, cada vez mais distante da realidade e à beira da histeria; Mrs. Fox, uma viúva, missionária religiosa; e o pio irmão Henry, que vive um amor nada casto com a viúva e se vê diante de cofrontações com a carne cada vez mais intensas.

Por meio do amor de Sugar e Rackham, a obsessão sexual e a intoxicação da sociedade são desvendadas, em um romance encantador e provocante que constrasta pureza, paixão, luxúria e até mesmo loucura, que transporta o leitor pelos bordéis, tavernas, salões, corações e mentes dos personagens.

Quando li esta sinopse, fiquei interessadíssima, e acabei comprando este livro. Mas para mim foi uma grande decepção, pois, desde o início não simpatizei com os personagens, e não consegui me envolver com a história, acredito que tenha sido pela forma como o autor a conduz.

7 comentários:

Iorgama Porcely disse...

Oi, sou nova aqui no chá, mas gostaria de dizer que gostei muito de acompanhar os livros lidos por vocês, acabei lendo um bocado deles por influência dos posts de vocês.
Confesso que sou um leitora compussiva.. rsrs !
Também não gostei desse livro, na verdade, não me senti muito envolvida com a história, com os personagens, não sei, mas não me passaram aquela vontade de desfrutar, de desvendar, de ler, os acontecimentos.

Lilian disse...

Puxa, Patrícia, eu tava tão empolgada com a sinopse... cheguei no seu comentário no último parágrafo e foi aquele balde de água fria!Hahahaha

Acho que vou voltar pros históricos da Nicole Jordan mesmo...

Jeanne Rodrigues disse...

Paty,

Poxa, que decepção.

Vou passar longe desse livro.

Bjos,

Vivi disse...

Pôxa, que pena, Paty! A sinopse é arrebatadora...

bjs

Adriana disse...

Paty, quando vi que você estava lendo esse livro, fiquei na espera para saber qual seria o seu ponto de vista.

Li essa obra em 2006, e tenho sentimentos ambíguos a seu respeito.

Me surpreendi pelo desenrolar da história, não tem nada daquela água com açúcar que esperamos dos romances em geral.

É um livro ácido, se pudesse ser traduzido numa só palavra. Os personagens são mostrados em sua face sórdida...como sói na sociedade londrina daquele período.

Mas, de outro lado, eu literalmente não conseguia largar a leitura. E, você que teve ele entre as mãos, sabe que ele pesa, é imenso. Eu por diversas vezes o carreguei para o trabalho, para casa dos amigos...sei lá, a cada minuto de folga, eu pegava para ler.

No fim, senti uma angústia tão grande...pois, o mundo não é cor de rosa né, nem nos livros!

Bj!!!

Driza disse...

Oi Paty,
eu tb compraria esse livro baseada apenas na sinopse, mas ainda bem que vc deu a dica, pq agora acho que não compraria não.

bjs

Aline disse...

Paty,

Eu compraria só pela capa, achei linda! O resumo me atraiu, mas o importante mesmo é a opinião sincera de quem leu. Obrigada pelo post!

BJS

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top