Qual é o seu livro favorito?

Quem mete a colher no chá é : Juliana de La Rocque


Moro em: RJ

Meu livro no chá das cinco é: O Leitor - Editora Record.

Sinopse:
Michael tem somente 15 anos quando conhece Hanna, uma mulher 21 anos mais velha.É o início de uma delicada relação amorosa, marcada por pequenos gestos e rituais. A leitura de clássicos de Tolstói, Dieckens e Goethe precede os encontros. Ao londo de meses, o casal repete essas cerimônias, interrompidas pelo súbito desaparecimento de Hanna. Sete anos depois, Michel, estudante de direito é convidado a tomar parte em um julgamteno contra criminosos do regime nazista. Ele descobre que uma das acusadas é sua antiga amante, o que o lança a um vórtice de culpa e piedade.


O livro conta:
Uma história de amor. Um romance que não conhece idade, classe social, nível de instrução. Um amor intenso. Um aprendizado sobre o amor. Uma história que se parte por vergonha e orgulho.

O livro é danado de bom porque:
Acabei de ler O LEITOR e, definitivamente, essa história entrou para o meu rol de favoritas. Tanto o filme quanto o livro são maravilhosos...O livro é ainda melhor, pois apresenta maior riqueza de detalhes. Entendemos melhor o julgamento de Hanna. Fica mais claro o quanto ela se prejudicou ao não revelar que era analfabeta... e, principalmente, os sentimentos do Michael ficaram mais “transparentes”... sua angústia, suas dúvidas e o impacto que Hanna causou em sua vida.Sou uma chorona assumida! Choro vendo TV, novela, filme... choro por tudo!!!Mas, engraçado, dificilmente choro lendo um livro. Me emociono, adoro, mas chorar é difícil.Dos mais de 400 livros que li, chorei compulsivamente em apenas dois: Marley e Eu e Três Desejos (e olha que nem são meus livros favoritos...).Agora, em O LEITOR... não foi um choro explícito... foi um choro interno. Eu estava dentro da Catamarã, vindo para o trabalho e lendo as últimas páginas quando veio a vontade de chorar. Mas as lágrimas não rolaram... elas ficaram presas como que transbordando por dentro, dando uma dor no peito. Meus lábios tremiam, meu rosto curvava, mas as lágrimas não caíam... inchavam meu peito e me faziam soluçar... queriam escapar, mas estavam represadas...Nunca saberei explicar o porquê – não tenho problema nenhum em chorar em público!!! Mas, apesar de toda emoção e da vontade de chorar, não consegui!Essa história me tocou demais e ainda preciso parar para pensar e entender o porquê.“... estava triste por causa dos atrasos e das falhas da vida em geral. Fiquei pensando que, se o tempo certo tinha passado, se alguém se recusou por muito tempo a uma determinada coisa, se essa coisa lhe foi recusada por muito tempo, ela vem tarde demais, mesmo sendo iniciada com esforço e recebida com alegria. Ou não há “tarde demais”, apenas “tarde”, sendo “tarde” de qualquer modo melhor do que “nunca”? Não sei.”


Não posso esquecer de comentar que:
Foi um dos melhores livros que já li e foi adaptado para o cinema, concorrendo ao Oscar de melhor filme e levando o Oscar de melhor atriz.


O livro é uma palavra: Intenso.

O que achou de ser o(a) convidado (a) do chá? Um sonho!

Como conheceu o blog? Comunidades.

Com que frequência você vem tomar um chá conosco? Sempre que há postagens novas.






Ficou com vontade de aparecer aqui no blog? Então, clique no link e mande para nós um comentário sobre seu livro favorito. Vamos ter imenso prazer em publicar!

16 comentários:

Babi disse...

Adorei o livro!

Concordo: intenso!

bjs

Luka disse...

Gente !
Fiquei com muita vontade de ler.
Adorei passar por aqui hoje.
Beijos de fada.
Luka.

Graci disse...

Eu tenho muita vontade de ler esse livro... e de assistir ao filme também. Já está na minha lista de "livros que eu preciso ter" há um bom tempo.
Agora, é claro, fiquei com mais vontade ainda!

Abraços!

Vivi disse...

Olá, Juliana! Eu partilho da sua opinião sobre o livro. Uma história sutilmente impactante. Chorei internamente também. Certamente essa foi uma das melhores leituras que fiz esse ano. Boa escolha!:D

Beijos

Carla Martins disse...

Tô para comprar esse livro há s´culos, masm inha lista está tão enorme que estou esperando um pouco. Mas tenhyo certeza de que vou adorar!

Jeanne Rodrigues disse...

Juliana,

Ainda não li esse livro por um único motivo..vou sofrer...

Se chorei lendo Meu pé de laranja lima...

Mas ele está na lista...

Um dia, crio coragem...

Parabéns pela excelente escolha.

Obrigada pela participação.

Bjos,

Leninha - sempre romantica disse...

O LEITOR, está na minha luista de procura-se!

Patricia Cardoso disse...

Olá Juliana,

já peguei esse livro muitas vezes nas livrarias e não tive coragem de comprá-lo, mas, agora com o seu post, me animei a lê-lo.

Beijos,
Paty

Adriana disse...

Oi Juliana! Seja sempre muito bem vinda!

Eu estou com esse livro aqui para ler, e ainda não tive tempo, vou remediar isso, a temática me agrada, sou fã de histórias que se passam pouco antes, durante e pouco depois da 2ª Guerra.

Eu ía ver o filme, mas adiei para ler o livro primeiro, não gosto de ser influenciada pela leitura dos outros (atores, roteiristas, diretores...)!

Seu post ficou muito bom! Parabéns!

Flavita disse...

Apesar de não ter tido a oportunidade de ler o livro e sinceramente, é uma pena pois normalmente a riqueza de detalhes abordadas nos permitem a entender mais sobre a história em si... Enfim, mas vi o filme, confesso que assisti duas vezes... Queria entender o porquê da vergonha de Hannah em expôr seu problema... Confesso também que fiquei com "raiva" do Mike quando ele percebe que ela não poderia ser responsabilizada pelos crimes e ele se coloca em uma posição de omissão... sei lá! A parte onde ela supera seu problema e aprende a ler na prisão tbm é fantástica!!!

Bem, livro e filme MARAVILHOSO!!!
Ótima dica!!!

JM disse...

Este livro já está na minha estante em "standby". Por agora estou a ler o Caim, de Saramago. Mas talvez o seguinte seja este (pelo menos depois de ler a tua crítica fiquei cheia de vontade!!)

Meu blog:
http://favouritereadings.blogspot.com

ludmilla disse...

adorei a resenha..muitolegal...

Regina disse...

Oi Juliana!!

Eu tenho esse livro em minha lista, e agora vou ter de subi-lo algumas posições!

Amei o modo como você descreveu suas emoções ao lê-lo...

bjs

Driza disse...

Oi Juliana,

adorei o sorriso...

Que ótima dica, acho que vou colocá-lo na lista de desejos para o papai noel.

bjs

Driza

*Renata disse...

Já li o livro e foi um dos que eu andei recomendando para o pessoal.
Ótima indicação!

Angel disse...

Ai, ai... Eu não falo que entrar aqui é um problema? Já tinha vontade de ler esse livro, depois do comentário da Ju, então... Ui, ui...

Valeu Ju! :)

bj da angel ;)

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top