Pilares da Terra, vol. 1. FOLLET, Ken.



Sinopse: Seja bem-vindo à Inglaterra medieval, onde o maior sonho do homem deveria ser o de servir à Deus. Só que, como nos conta magistralmente Ken Follet esse não era bem o objetivo mais comum no período.


Neste tomo somos apresentados à Tom e sua família. Típicos habitantes da Inglaterra Medieval. Um mestre artesão que sonha projetar e construir uma Catedral. Dispensa várias oportunidades de se estabelecer nas redondezas de um Castelo, em busca daquele sonho.

Conhecemos o frade Philip, seu irmão, que ainda jovens ficaram órfãos e foram criados por frades num Mosteiro em Gales.

Conhecemos também Ellen e seu filho, e intuímos que ela perdeu um grande amor. E ainda somos apresentados à Lady Alliena, seu pai e irmão, à família Hamleigh, ambiciosos, vingativos...

Esses personagens conseguem dar ao leitor uma visão singular e primorosa das relações sociais na Idade Média, das angústias, incertezas, injustiças, e por que não bondade, sinceridade que permeavam suas vidas.

Mas além dessa visão, o livro também narra a história de um amor, de um sonho, de muitas decepções, invejas, armações políticas, no turbilhão que nossos ancestrais viveram, e superaram, num tempo em que política e religião estavam intimamente ligadas e a vida das pessoas valia muito pouco.


***


Primeiro devo agradecer à amiga Maíra, que insistentemente, me dizia que esse livro era muito bom, e com gentileza, me emprestou o seu exemplar, me presenteando com momentos muito agradáveis na companhia dos personagens da trama.

Eu adoro romances históricos, e esse é um dos melhores do gênero em minha opinião. E por que, me pergunto.

Porque reúne tudo o que uma boa história precisa ter para me prender. Há romance, a história de vários amores, muitos deles perdidos, injustiçados, forjados na dor, no companheirismo, na convivência. Há também uma gama imensa de dados, informações, descrições históricas, que tornam a vida dos personagens muito mais real, dotada de vitalidade. E por último, e não menos importante, o livro narra uma trama, onde ambição, inocência, injustiça, coragem, e força de vontade fazem com que a teia de situações e fatos se entrelace de tal maneira que a leitura deve se desenvolver com muita atenção.

Se fosse possível dizer o que mais me encantou, bom diria que a sensação de relação, onde cada pequeno ato dos personagens refletia em várias outras situações, e as ondas da vida, faziam com que a sorte mudasse de lá para cá ininterruptamente. Em alguns pontos do livro fiquei tão ansiosa que não conseguia parar de ler, e confesso (mea culpa) que muitas vezes pulava algumas páginas para sair da tensão. Lógico que, com uma história tão minuciosa, eu tinha que voltar rapidinho para entender o que se passava lá na frente... Não dava para perder nenhum detalhe.

Pelo teor do comentário já deu para perceber que eu gostei muito do livro. Adorei os personagens e já estou pronta para ler a continuação. Será que Tom realiza seu sonho? E Aliena? Philip, consegue superar o Bispo? E Jonathan? Jack???


Ai! Indico!

16 comentários:

Dani disse...

Oi Adriana,
Já escutei maravilhas desse livro e da sua continuação. Até a Oprah é garota propaganda...
Comprei, mas não sei bem pq ele sempre é deixado pra depois na minha pilha... Acho que a tua resenha pode ter sido o incentivo que eu estava precisando... Definitivamente aguçou a minha vontade.
Dani

Lilian disse...

Eu li esse livro há tempos. E ele me deixou, assim, chocada. Até hoje me lembro daquela cena com a Aliena e o ex-noivo dela, quando cortam a orelha do irmão da Aliena.
Uma história belíssima. Só não gostei da descrição detalhada da catedral, eu tb pulava o livro (não era só vc) mas era nessas partes... rs...
Leitura maravilhosa, e recomendadíssima!

Bárbara disse...

Nunca li o livro mas o gênero me agrada muito!
Beijos!

Aline disse...

Dri,

Depois do seu comentário, quero muito ler! Eu também vi na OPRAH, e ela parecia tão empolgada que dava vontade de sair e comprar na hora. Seu post me animou da mesma forma.
BJS
Aline

Aline disse...

Dri,

Depois do seu comentário, quero muito ler! Eu também vi na OPRAH, e ela parecia tão empolgada que dava vontade de sair e comprar na hora. Seu post me animou da mesma forma.
BJS
Aline

MARCINHOW disse...

Gostei muito do seu post, eu já estava muito interessado no livro, com o seu post então...

Vivi disse...

Esse seu comentário me fez salivar, Dri. Enfim, mas uma para lista. Confesso que esbarrei nesse livro um pá de vezes, e o rechacei pela capa...shame on me.:P

Bjs

ana disse...

Olá

ADoro esse blog, sempre passo nele para me inspirar nas leituras. Sou uma leitora compulsiva... rsrsrs

Eu li Os Pilares da Terra em dois volumes há uns 10 anos mais ou menos.
A historia é ótima e como me interesso por essas descrições de construções medievais, então para mim foi uma delicia, além dos personagens, maravilhosos.
Eu não pulava as páginas.rsrsrs
Esse ano tive a oportunidade de conhecer a Catedral de Chartres e o livro ficou ainda mais fascinante, pois segundo li as descrições dos métodos de construção da igreja do romance foram baseadas nesta catedral.
Livro maravilhoso. Esse mesmo autor retornou com um tema um pouco parecido mas que se passa uns 200 anos a frente do primeiro. O livro chama-se Mundo Sem Fim e tambem achei muito interessante,não fala tanto de construções e mais na vida dos personagens.
Vale a pena ler. Dá para se empolgar com os personagens e ficar torcendo por eles.

Bjs

Ana

Adriana disse...

Olá pessoal! Muito obrigada pelos comentários!
Vivi, eu sou culpada do mesmo delito, deixo vários livros de lado por causa da capa, e depois descubro que valia a pena, e esse vale, viu? Só não deixei passar pq a Maíra insistiu muito, e me convenceu, e ela estava certa!

Dani e Aline, não sabia que a Ophra tinha indicado o livro, é mesmo? Uau, tô chiq hein!

Bárbara e Marcinho, vale muito a pena ler, se tiverem oportunidade não deixem passar.

Lilian e Ana, a sensação que eu tinha era a de estar junto com os personagens, vivenciando seus dias, tamanha a intereção que Ken Follet conseguiu com a sua narrativa.

É muito bom mesmo!

Bj!

Jeanne Rodrigues disse...

Dri...

Meu estilo preferido..risos...

Preciso comentar que vou colocar na lista???

Não,né?

Post maravilhoso...

Bjos,

Driza disse...

Oi Dri,

"Em alguns pontos do livro fiquei tão ansiosa que não conseguia parar de ler" - esse tipo de livro são meus preferidos. Adoro! Eu quero!!

bjs


Driza

Angel disse...

Adoro o Ken Follet tenho uns 8 livros dele, entre eles, este que ainda não li.

Menina, foi ótimo ler o seu comentário fiquei instigada a passá-lo pro topo da lista dos livros por ler, hehe...

Parabéns pela sua análise.

bj da angel ;)

Adriana disse...

Oi Driza e Jê! Obrigada pelos comentários! Vale muito ler o livro. O autor consegue trazer a história para bem próximo de nós.

Angel, eu já tinha lido do Ken Follet o Vôo da Vespa, que é muito bom, só que Pilares o supera em muito.

Bj!

Luciana disse...

Adriana,

gostei muito dos seus comentários sobre o livro.

Descobri o ano passado da existência desse livro, por causa do ator Matthew Macfadyen que foi convidado para fazer o Prior Phillip e daí fui atrás do livro e como você me apaixonei!

Sempre gostei mais de livros contemporâneos (sou fã de livros coma temática da 2ª Guerra), mas depois deste livro do Ken Follet fiquei tão impressionada, gostei tanto que já comprei alguns outros (que estão na minha pilha, mas que ainda não li).

Adorei este blog e já me tornei seguidora.

Bjs

Adriana disse...

Luciana, bem vinda!

Que bom que gostou do blog, ficamos sempre muito felizes quando o chá agrada!

Vai ter filme do livro? Nossa...tem que ser um filmão, com um roteirista muito bom para conseguir captar para a telona todas as nuances da história e o tanto de informações que são passadas!

Ótima notícia!

Dani Campos disse...

Eu tb gostei muito desse livro, na verdade comprei primeiro Mundo Sem Fim (uma espécie de continuação)pois estava em promoção (rsrsrsrs), aí tove q comprar Pilares da Terra. Comprei e demorei quase um ano p animar a ler. Qdo comecei, terminei em menos de uma semana!!! Amei!!! Aproveitando, o blog é otimo! bjs

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top