Sob o Sol da India - Julia Gregson

"Em 1928, três jovens inglesas partem no navio Kaiser-i-Hindi para Bombaim, na Índia. Cada uma carrega, no íntimo, a crença de que aquela jornada será o ponto de partida para algo novo, que determinará o restante de suas vidas. Unidas pelo destino, elas verão suas companheiras se tornarem definitivamente mulheres, cada qual a seu modo, mas de maneira irreversível. Viva Holloway é uma jovem aspirante a escritora que decide voltar à Índia, onde foi criada, para reencontrar seu passado. Para atingir seu objetivo, se emprega como dama de companhia da inexperiente Rose, que está a caminho da então colônia para se casar com um oficial britânico que mal conhece. Junto com elas vão Guy Glover, um garoto agressivo e arredio, e Victoria, amiga de infância de Rose que será dama de honra em seu casamento. Tor, como Victoria se apresenta, busca na viagem a libertação das imposições morais da sociedade inglesa. Julia Gregson escreveu um fascinante romance de formação, em que reaviva os costumes dessas duas culturas no início do século XX, descrevendo com brilho a sociedade britânica do entre guerras e toda a riqueza cultural da Índia na época de sua independência. Nesse mundo em transformação, conhecemos a construção da personalidade de três mulheres em meio a um período em que a identidade de um povo se afirmava. Como no célebre livro de Gertrude Stein, Três vidas, são três mulheres diferentes que têm em comum o desconforto com todos os ditames, as exigências e os limites decorrentes de terem nascido mulheres em sua época e classe social. Mas as personagens de Gregson vão além da sujeição à sua época. Viva, Rose e Tor encontram uma maneira própria de conquistar sua liberdade, sob o sol da Índia."

A Índia está na moda. Mas, não foi por isso que comprei o livro. Investi acreditando ser um livro romântico, de sonhar e suspirar. Ledo engano. Apesar de ter sido eleito romance do ano de 2008 no Reino Unido, a obra é romance no sentido de ser uma história de ficcção, porque a história de amor, aqui, é muito sutil.

Viva Holloway é a acompanhante de três jovens numa viagem à Índia. A própria Viva é muito jovem, mas mente a idade para conseguir o encargo de dama de companhia, e assim ela mesma pode viajar com as despesas pagas. Ela quer retornar à India de sua infância para resgatar pertences de seus pais falecidos e desvendar a sua morte. Personagem mais amadurecida, calada, e introvertida, Viva é fleumática e tem o dom de passar pelos acontecimentos sem ser influenciada. Vive escondida em si mesma, e não quer se envolver com a realidade. Sua história é repleta dos elementos indianos cotidianos, ela sofre bastante, mas tem uma linda recompensa.

Rose é o motivo da viagem, ela vai se casar com um oficial que está na Índia. Precisa chegar no país a tempo de providenciar seu casamento e também para conhecer mais de seu futuro marido, já que só se viram poucas vezes e comunicam-se por cartas. Rose é a personagem mais cativante para mim, amadurece muito rápido, pois seu casamento não tem nada dos seus sonhos românticos, e vai ser complicado para ela lidar com a solidão e a desilusão.

Victória, a popular Tor, é a mais extrovertida, alegre, e despudorada das garotas. Cheia de idéias, ela parte com sua amiga Rose para ser sua dama de honra no casamento, e depois retornar. Mas, seus planos são outros, ela quer arrumar um marido na India. Como é um patinho feio na Inglaterra, constantemente ridicularizada por sua mãe, Victoria acredita que a viagem resolverá todos os seus problemas de relacionamento. Durante a leitura, as invencionices de Victoria, o seu estilo impulsivo e escandaloso rendem bons momentos.

Há ainda o terceiro jovem, Guy. Um garoto que Viva deve entregar aos pais na Índia. Só que Guy é doente, tem esquizofrenia. Sua doença é motivo de problemas para Viva, e logo ela percebe que todo o dinheiro da família do garoto não poderá ressarcí-la dos danos que ele vai provocar. Guy é um adolescente mórbido e encrenqueiro, que aproveita-se de sua condição para chocar as pessoas e conseguir vantagens.

A narrativa do livro é bem movimentada. A ação situa-se em vários locais diferentes, no navio e em diversas cidades indianas. Profícuo em reviravoltas, o livro é surpreendentemente rico ao descrever os costumes daquele país e as dificuldades dos estrangeiros em adaptarem-se à realidade tão distinta. Recomendo para quem gosta de ficção atrelada à realidade histórica, sem esperar muitas passagens românticas.

5 comentários:

Dani disse...

Puxa Aline, lendo a sinopse eu também fiquei com a impressão de que se tratava um romance histórico, (no sentido mais suspirante do termo) rs...
Mas mesmo não sendo, me pareceu interessante, e a capa é linda.
Se quiseres um romance tipo história de amor, que se passe na Índia, me recomendaram Paixão Índia, comprei numa promoção de 9,90 do Submarino e está quase no topo da minha pilha, o que significa que ainda não li, mas tanta gente já me recomendou bem o livro que não pode ser ruim...
Dani

Aline disse...

Oi, Dani,

O livro é interessante sim. Essa parte da história mundial não é muito abordada com o realismo necessário. Esse livro faz isso, desmistifica o romântico para descrever o real.
A capa é um linda mesmo. Aliás, o livro todo tem um tratamento bonito, com as folhas amarelinhas e grossinhas.

BJS

Driza disse...

Oi Aline,
Obrigada pelo esclarecimento, esse tipo de livro não é a minha praia. Não irei lê-lo.

bjs

Driza

Jeanne Rodrigues disse...

Aline,

So vim a gostar da India por conta da novela, leia Maya e Raj.

Pelo seu resumo acho que nao me agradarei dessa leitura.

É uma pena, mas o folhetim da Gloria Perez me deixou bem mais animada...

Bjos,

Vivi disse...

Eu me interessei, Aline! Deve uma imersão cultural com os requintes ficcionais que um bom livro deve proporcionar. Valeu a dica!

Bjs

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top