A MULHER DA MINHA VIDA de Carla Guelfenbein


Na década de 1980, Londres era o destino de centenas de exilados sul-americanos. Antonio, jovem chileno, estuda sociologia e nutre o sonho de voltar a Santiago e presenciar a retomada do regime democrático. Nos corredores da universidade, ele conhece o inglês Theo e a bailarina Clara, filha de um exilado. Daquela amizade nasce um singelo triângulo amoroso que logo se desmancha, deixando marcas profundas. Após 15 anos de separação, os três amigos se reencontram na capital chilena.


No Natal de 2001, Theo viaja rumo ao país de Antonio pela primeira vez. Não se sabe bem por que aceitou a inesperada proposta do colega de universidade, sem pensar, sem medir conseqüências, sem se lembrar dos esforços para esquecer as mágoas do passado, sem indagar sequer se Clara estaria lá.


A surpresa de vê-los juntos, esperando-o no aeroporto de Puerto Montt, fez com que se perguntasse com mais ênfase sobre o motivo pelo qual, depois de 15 anos de silêncio, Antonio o procurou. Quando se conheceram, Antonio era um jovem exilado chileno na Londres da década de 1980 que sonhava voltar a seu país, lutar pela democracia e provar sua coragem. Isso fascinava Theo, um tímido estudante de sociologia de família inglesa conservadora. Por intermédio de Antonio, ele é apresentado a Clara.


A amizade entre os jovens se transforma em um triângulo no qual amor, desejo e traição se intensificam, marcando para sempre suas vidas.


Me interessei por este livro após ler o post da nossa querida Lili.



Destaco neste romance a autora ter escolhido uma personagem masculina para contar a história. E esta narrativa é intercalada pela diário da “mulher”, personagem que deu origem ao título do livro.


Gostei deste romance por ele apresentar um triângulo amoroso muito mais emocional do que físico entre Theo, Antonio e Clara. E criou alguns questionamentos: o que é “realmente” uma traição? Tudo é permitido quando há o desejo? Existe limite nas nossas ações quando queremos salvar nossos entes queridos? Quanto tempo podemos esperar pra sermos amados?


O livro conta a história de Theo que passa 15 anos obcecado pela idéia da mulher ideal que seria Clara, e o que me levou a ler este livro em um dia, foi querer saber se afinal: Theo realmente amava Clara, ou apenas criou um ser perfeito em sua cabeça que o impedia de construir uma vida com outra mulher.



8 comentários:

Miar à chuva disse...

Olá,
Tens 2 prendinhas no meu blog.
Espero que gostes!

Driza disse...

Nossa Paty,
agora tb quero saber qual é desse amor de Theo por Clara... ais meus sais!!!

bjs

Mayume Suzumura disse...

eu sempre passo por aki. eu adoro o livro da chelsea cain e quando vi o novo livro quase quis gritar de alegria, eu estava esperando ele ser lançado, estudar uma possibilidade de comprar ele importado, e agora ele tem versão nacional, eu pesquisei em muitos lugares e tal.
e achei isso
http://analiseeleituras.blogspot.com/2009/08/coracao-apaixonado-de-chelsea-cain.html

como acho sempre venho aqui vim denunciar.

xoxos2

Regina disse...

Oi Paty!!!

Adorei sua resenha - fiquei curiosa para ler!


Mayume

Eu escrevo tanto aqui no Chá como no Análise e Leituras - que é meu blog também e onde falo de outras coisas além de livros (se bem que livros seja o assunto principal). Geralmente posto a mesma resenha nos dois.

O livro da Chelsea é mesmo muito bom - vale a pena comprar!

bjs

Jeanne Rodrigues disse...

Paty,

Mais um comentário favorável do livro.

Subindo na lista...

Bjos,

Carla Martins disse...

Agora estou mega, mega, mega curiosa!!!! Deve ser demais esse livro, hein? Vai pra lista!

Lili disse...

Que bom que você também gostou Paty! Ele é bem polêmico e intrigante...
Também indico para quem gosta de ler algo diferente...
Bjssss
Lili

Vivi disse...

Olá! Gostei da premissa e questionamentos que você abordou acerca do livro. De fato deve ser uma leitura bastante convidativa. Tá na lista também.


Beijins

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top