Um Leão Chamado Christian - Anthony Bourke e John Rendall

"Um vídeo de dois minutos exibido no Youtube e assistido por milhões de pessoas transformou Um leão chamado Christian num dos maiores fenômenos da Internet de todos os tempos. Tudo começa quando dois rapazes em Londres se encantam por um filhote de leão à venda na Harrods e o criam como um bichinho de estimação. Quando cresce, Christian é levado para a África, onde volta à vida selvagem. É lá que revê seus antigos donos, a quem recebe com a felicidade de uma criança que reencontra seus pais. Neste livro com mais de 60 fotos, você vai conhecer toda a história do leão mais fofo do mundo."

O que dizer da idéia maluca de dois amigos que resolvem comprar um leão morando de favor em um apartamento, sem quintal e sem dinheiro? Uma loucura! Que nada... Ace e John viveram sim uma aventura inesquecível de amor e amizade com esse animal selvagem e dócil ao mesmo tempo.

Christian era um filhote de leão inglês de quinta geração, nascido em zoológico, de pai e mãe em zoológico. Na época, anos 70, era comum ter animais exóticos e selvagens como companhia doméstica, e eles eram vendidos até em lojas. Ace Bourke e John Rendall apaixonaram-se pelo leão em uma loja de departamentos. E, mesmo sem condições definidas de criar o animal, resolveram comprá-lo. Trouxeram o leão para o apartamento sobre a loja onde trabalhavam e ali o instalaram, para dormir no porão e passar o dia na enorme loja de dois andares. Aos quatro meses, o dócil leão virou atração. Adorava afagos e tinha uma personalidade cativante. Parecia fácil lidar com ele. Amigos vinham ajudar a distrair o felino, os exercícios eram feitos num enorme quintal de uma igreja, e Christian parecia ser muito obediente e gentil. Apesar disso, o leão nunca poderia se tornar completamente doméstico e subserviente, já que era um animal de instintos selvagens. Seus donos estavam conscientes de que passariam pouco tempo com ele.

Mas, Christian crescia muito rápido. Apesar de considerar os jovens como sua família, Christian logo precisaria de algo mais, sua vida se tornava tediosa e repetitiva. Ace e John tinham receio de que o leão percebesse que era muito mais forte que eles e se tornasse incontrolável. Estudando sobre leões e investigando possíveis soluções para o futuro de Christian, seus donos encontram por acaso um casal de atores ativistas dos direitos animais e George Adamson, um reabilitador de leões de cativeiro. Pelas mãos de George, Christian poderia ter esperança de voltar a viver na África, num ambiente totalmente natural e selvagem. Começa então uma luta para adaptar o leão ao seu habitat natural, fazendo ressurgir no animal os seus instintos primitivos e ancestrais.

Muitos episódios ainda se sucedem até que Christian viva, com seus amigos Ace e John, as cenas do Youtube. O reencontro emocionante de um leão, que reconhece seus antigos amigos e donos, provocou uma onda de acessos e a reedição do livro, originalmente publicado em 1971. A nova publicação trouxe à tona a vida atual dos antigos jovens despreocupados e de alguns partici pantes da história, e a visão atual acerca dos animais e sua proteção. Embora o livro todo seja uma narrativa repleta de ternura e amor, também é consciente da impossibilidade de se criar um animal selvagem em casa. Christian foi muito famoso no seu tempo, e agora as novas gerações também podem sentir as emoções vividas nessa história real e comovente, de amor incondicional. Eu, que já adoro animais, fiquei mais apaixonada. Recomendo!

Visite o site, é imperdível.

8 comentários:

Carla Martins disse...

Ai, desde que soube do lançamento do livro, fiquei louca pra ler! Me empresta? hahahah

beijos!

Jeanne Rodrigues disse...

Aline,

Desde que vi o video fiquei fascinada...
E seu comentario so reforçou que nao posso deixar de ler esse livro.

Bjos,

Dani disse...

O vídeo é muito lindo, cada vez que vejo fico com os olhos cheios d'água... É impressionante a confiança que ambos tinham no leão, em nenhum momento eles ficam apreensivos, sem saber se o leão vai atacá-los ou não... D+
Dani

Driza disse...

Adorei! A história sem dúvida é linda.

bjs

Driza

Lili disse...

Apesar de não fazer minha predileção literária, parece ser realmente muito fofo o livro! Parabéns pelo comentário Aline ;)

Beijossss
Lili

Regina disse...

Ver o modo como o leão os recebeu é emocionante! O livro deve ter sido assim também, né?


bjs

Aline disse...

Só posso dizer que o livro é muito emocionante... Vale a pena não só ler, mas ver as fotografias belíssimas que estão nessa edição luxuosa.

BJS

Vivi disse...

Que lindo! Que meigo! Certamente uma leitura enternecedora e edificante. Beijos

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top