Longe Daqui – Amy Bloom

capa longe daqui Sinopse: Longe Daqui é a história íntima e épica de Lillian Leyb, uma heroína acidental. Ao perder a família num pogrom russo, vai para os Estados Unidos sozinha, determinada a seguir em frente numa nova terra. Quando recebe a notícia de que a filha, Sophie, talvez ainda esteja viva, Lillian embarca numa verdadeira odisséia que a leva do mundo do teatro iídiche, no Lower East Side de Nova York, ao distrito do jazz de Seattle e, em seguida, ao Alasca, passando pelo lendário Telegraph Trail, rumo à Sibéria. Essa surpreendente viagem, conduzida pelo amor materno, faz de Longe daqui um romance belo e arrebatador, que cativa imediatamente o leitor.

*-*

Se você tem a intenção de ler este livro, então se prepare para deixar as tarefas cotidianas e tudo o mais de lado, porque uma vez iniciada a leitura, vai ser muito difícil deixá-la.

Começando pela capa altamente agradável aos olhos, eu fiquei impressionada com esse lançamento da Editora Nova Fronteira. Prazerosamente impressionada. Amy Bloom derramou sensibilidade nas palavras e a cada página lida me sentia seduzida ao extremo. Em vários momentos me vi “roendo as unhas”, senti meu coração falhar e quase atropelei as palavras na vontade de saber o que a história revelava mais adiante.

E, devo também dizer, é uma história triste. De perdas, de buscas, de vida sofrida. Tem passagens nesse livro que deixa o coração pequenininho. A expressão facial muda. Sabe quando seus olhos se apertam e se forma aquele vinco entre as sobrancelhas na tentativa de segurar as lágrimas? Pois é, aconteceram várias vezes comigo.

Tem muita paixão na linguagem e no modo como a autora decidiu contar essa história. Tem o amor materno que é capaz de enternecer qualquer pessoa; tem a amizade que comove; tem cumplicidade entre seus muitos personagens; mas tem também o sexo sendo usado em forma de troca de favores, em forma de pagamento, de apenas desejo carnal, porém também em forma de simplesmente amor. A autora abusou das relações nesse livro, sem pudores nem reservas, apenas fatos.

Separei uma passagem quase do final que pode não ser a mais bonita, mas achei marcante. É quando a protagonista Lillian decide voltar para John, seu recém descoberto amor:

...

- Sentiu minha falta – diz ele, e sorri como se fosse uma velha piada entre pessoas casadas, como se tivessem se separado e voltado um para o outro centenas de vezes ao longo dos anos, e tivessem aprendido, da maneira mais difícil, que a medida do amor não é por quantas separações você passa, mas o fato de sempre haver mais uma reunião.

- Acho que senti – diz Lillian.

...

Eu sei! É uma passagem simples. Mas quis transcrever aqui porque aos meus olhos pareceu poesia.

Enfim, Longe Daqui e Amy Bloom merecem recomendação. Visitem o site do livro: www.longedaqui.com.br .

-*-

PS.: esse livro já foi comentado aqui no blog por nossa amiga Vivi, confiram: http://livronochadascinco.blogspot.com/2009/03/longe-daqui-amy-bloom.html .

7 comentários:

Jeanne Rodrigues disse...

Driza,

Excelente comentário !!!
Esse livro há um tempo tá na minha lista.

Bjos,

Lili disse...

Ótimo comentário Driza! E fico feliz que vc tb tenha gostado do livro :)
Beijosss
Lili

Regina disse...

Gostei de seu comentário!

Reforçou minha vontade de ler esse livro!

bjs

Aline disse...

Driza,

li o seu trecho e li o primeiro capítulo. Realmente, dá vontade de ler sem parar.
Lindo comentário!

Driza disse...

Oi meninas,

obrigada.

E pra quem quiser ler eu sugiro que façam como a Aline, leiam o primeiro capítulo.

A Lili já sabe, é um drama bem forte, talvez não agrade a todo mundo.

bjs


Driza

Ana disse...

Oi, Driza
Lindo comentário e lindo livro.
beijos

Vivi disse...

Sim, é um livro para almas sensíveis. Boa recomendação, Driza!!!

Beijos

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top