ENQUANTO EU ESTIVESSE FORA... de Sue Miller


Jo Becker é uma respeitada profissional de medicina veterinária, esposa dedicada e mãe de três filhas crescidas. Está estabelecida, com seu marido, Daniel, numa pequena cidade de Massachusetts. Às vezes, quando ela se sente insatisfeita consigo mesma, olha para suas filhas e seu marido, evocando sua vida familiar. Um dia ela recebe para consulta em sua clínica, Artur, o cão de estimação da professora de sua filha mais nova. Recém-chegada na cidade, Jean ainda não conhece ninguém e ela acaba descobrindo que Jean é casada com Eli, um amigo dos velhos tempos. As lembranças de sua vida passada fazem-na reviver um tempo de alegria e irresponsabilidade, numa comunidade em Cambridge, onde todos viviam em paz e harmonia, mas que terminou com o brutal assassinato de sua grande amiga Dana. Toda a estrutura de Jo começa a desmoronar quando ela reencontra Eli e se sente seduzida pela empolgante possibilidade de se tornar outra pessoa, de viver uma nova vida. Ela inicia um flerte perigoso que a faz retornar aos momentos mais tenebrosos de sua vida, e assim põe em perigo tudo que ela mais ama. Enquanto eu estivesse fora é um romance cheio de suspense, amor e traição, no qual se mostra a precariedade das relações entre os seres humanos, que chegam a arriscar a perda de tudo aquilo que mais prezam.


O livro trata especialmente da insatisfação “crônica” que Jo Becker tem com sua vida. A história se inicia com Jo, relembrando o verão de 1968, em fugiu de seu primeiro marido para viver uma vida boêmia e segundo ela “romântica”. Ela assume uma nova identidade, e vai morar com jovens universitários, e arruma um emprego de garçonete. Nesta nova vida que produz lembranças para uma vida toda, ela tem como a mais triste e assustadora – a morte de uma das moradoras: Dana, que também era sua melhor amiga.


Anos depois, Jo está em seu segundo casamento, com três filhas, e tornou-se uma excelente veterinária. Jo, tem marido apaixonado, as filhas estão criadas e possui uma clínica veterinária. Aparentemente tem uma vida perfeita e é feliz, mas, devido a a sua insatisfação “crônica”, Jo começa a repensar a sua vida, e se sente uma sufocada por viver uma vida sem emoção, sem a liberdade que teve em sua juventude.


Jo ao reencontrar Eli, um dos moradores da casa em que viveu em Cambridge, começa a sentir seduzida pela possibilidade de reviver sua juventude, de embarcar em uma aventura, e inicia um flerte de consequências imprevisíveis.


Jo põe em risco toda a vida que construiu ao lado de seu marido Daniel, pela possibilidade de viver um romance, e se sentir “viva” novamente.


Gostei muito da forma que a autora conduziu a história, e claro, mesmo que Jo ao meu ver, tenha se mostrado uma desmiolada, é interessante vê-la tentar reconstruir o que ela destruiu em poucos segundos, pela busca da sensação eterna do “frio na barriga” .

4 comentários:

Driza disse...

Eu já li esse livro e gostei muito, principalmente pelo estilo de escrita de Sue Miller. Adoro a autora. Ela costurar muito bem uma trama.

bjs

La Sorcière disse...

Seu post foi ótimo! Fiquei com vontade de ler o livro!!Como não se identificar com o tema? Quem não sonha com a faculdade ou com a república em que morava????Ou com os responsáveis pelos "frios na barriga" que já sentimos no passado?
Bj

Lili disse...

Tenho interesse em conhecer as obras desta autora. Valeu pelo comentário Paty!

Anotada a dica ;)

beijossss
Lili

lilly disse...

olá
eu tb fiz uma resenha deste livro.
mas bem do meu jeito.
depois vi que me concentrei mais na Jo do que em qualquer outro personagem.
eu tb a achei uma mae desnaturada, como se a maternidade pra ela fosse boa mas tb uma cruz.
eu gostei do livro.
ameiu o jeito da sue.
bjs
lilly
http://coisadelilly.wordpress.com

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top