Morto até o Anoitecer – Charlaine Harris

morto até o anoitecer Sinopse: Esqueça tudo o você já ouviu sobre vampiros. Os mortos-vivos ganharam o direito de existir legalmente. O vampiro Bill Compton está disposto a tudo para se estabelecer em sua cidade natal. O que ele não contava era com uma série de assassinatos inexplicáveis, a desconfiança dos moradores locais e o envolvimento com uma bela - e teimosa - garçonete telepata.

-*-

Esse livro faz parte de uma série vampiresca, que segundo consta (me corrijam se eu estiver errada) já está em seu 8º livro. Mas, em terras brasilis, esse é o único publicado. A série toda é um grande sucesso no exterior e está muito bem cotado na Amazon.

Para realçar a curiosidade em torno dos livros da true bloodautora sexagenária Charlaine Harris, o canal HBO lançou a série True Blood baseada na saga literária. E a série televisiva também virou um grande sucesso.

Aí, dia desses, quis conferir se era tudo isso mesmo, e peguei pra ler.

No livro, os vampiros foram aceitos pela sociedade. Até se relacionam entre si, como é o caso do vampiro Bill e da humana Sookie que se apaixonam.

Sookie é telepática e por isso escuta o pensamento das pessoas, mas isso só lhe trará enrascadas. E seu namoro com Bill contribuirá para que sua vida seja um mar de aventuras desagradáveis.

Uma série de assassinatos acontece na cidade e as vítimas são jovens que se relacionam com vampiros. Se enquadrando no estereotipo, Sookie é uma vítima em potencial e será perseguida pelo assassino.

Não bastasse esse perigo que põe em risco sua vida, ela ainda terá que lidar com outros vampiros, “amigos” de Bill, que estão loucos para tirar uma casquinha dela.

A história não é ruim não, mas achei algumas passagens muito grotescas. Um exemplo: Sookie morde Bill e chupa seu sangue, porque o sangue de vampiro fortalece, cura e embeleza(!) as pessoas. Outro exemplo: Bill, tomado pela raiva, faz sexo violento com Sookie no cemitério, sob a chuva, crava seus caninos nela e chupa seu sangue. Ok! Tem gente que vai ver romantismo nisso, mas simplesmente não faz o meu estilo. Então - opinião particular - não gostei da “aventura” não.

Vi em algum lugar que o segundo livro é melhor que o primeiro. Deve ser mesmo, porque Morto até o Anoitecer ficou muito bom em seus momentos finais, mas até chegar lá, não gostei muito do que li. Porém, fica aí a promessa de dias melhores, então que venham.

17 comentários:

Dani disse...

Oi Driza,
Eu sou fã da série, de fato o Bill tem lá os seus poréns, mas isso tem suas razões que são explicadas mais adiante nos próximos livros... Os fãs da série são bastante divididos no que diz respeito aos seus personagens prediletos. Eu tenho o meu: sou Eric 100%. Ele é TUDO de bom... Conforme a série evolui o seu personagem vai se mostrando o conquistando uma legião de fãs (e não só por ser um vampirão-ex-vicking-tudo-de-bom-mega-sexy... kkk). Vale à pena procurar no you tube os vídeos de Eric em True Blood... Aff... É de babar mesmo...
A série True Blood é livremente baseada nos livros, mas tem MUITAS modificações, não é ruim não, muito pelo contrário, mas aqueles que gostam de ver uma adaptação fiel vão ficar um pouco decepcionados. A comunidade do orkut tem todos os episódios legendados para baixar, e uma legião de fãs.
Já ouvi boatos de que o segundo livro está saindo do forno aqui no Brasil, mas por outra editora - tomara.
Um abraço,
Dani

Driza disse...

Oi Dani,
Eu tb me simpatizei muito com o Eric, e vou seguir a sua dica e dar uma espiadinha lá no youtube. Nesse primeiro livro achei que Bill não convenceu, não foi digamos, um herói. Mas é como vc diz, cada personagem tem seus fãs, já li opiniões de gente achando a Sookie uma chata, e eu gostei dela.
Obrigada pelo seu comentário.
bjs
Driza

Livros de Bia disse...

Vc já viu a série?
Eu vi o primeiro episódio e confesso que achei muito de mal gosto.
Na verdade eu fiquei há muito tempo encantada com séries de vampiro como Angel e Moonlight que vêm o lado mais romântico da coisa e acho que esperei demais dessa!
Bem, a história é interessante e quem sabe eu tomo coragem e leio o livro???

Bjs

Dee disse...

Eu li o livro antes da série e fiquei super empolgada quando soube dela. A história do livro é legal, divertida e tem o Eric. *__*

Mas o seriado... Tenhasantapaciência! Putaria pura. Acho que assisti só dois episódios e desisti.

E tomara que saia livrinho mesmo. Leria. o/

Lili disse...

Essa série passa em qual canal pago? Alguém sabe?
Obrigada

Dani disse...

Lili,
O seriado passa na HBO, mas como não tenho o canal no meu pacote de tv à cabo não sei te dizer em que dias ou horários... O canal é um dos únicos nos EUA que mostra cenas de nudez sem dó nem piedade, por isso eles exageram um pouco mesmo, mas acho até que eles pegam leve em comparação ao livro, principalmente no que se refere ao casal Bill/Sookie...
Por outro lado, gostei muito de como a série retrata a atmosfera do interior do sul dos EUA, que tem uma cultura toda particular, as músicas, os preconceitos, a hipocrisia, as figuras típicas que se encontra em quase todas as comunidades.
Outra coisa me me chamou bastante a atenção na trama principal do livro é toda essa confusão dos vampiros saírem da moita e serem aceitos como cidadãos, tem toda uma confusão de legislação, costumes, discriminação social que é muito legal, e que pra mim até hoje, era inédito no universo das tramas sobrenaturais, achei muito legal.
Óbviamente que nem o livro nem a série podem ser considerados primores literários ou televisivos, mas no quesito diversão eles cumprem sim o seu papel.
Dani

Regina disse...

Oi Lili

True Blood passa na HBO aos domingos 22h00. Não sei se já acabou o 1º ano. Só assisti a um epósidio até agora (adho que o sétimo da temporada).

Quanto ao livro, ouvi críticas boas e ruins, então estou deixando mais para a frente.

bjs

Driza disse...

Oi meninas,
Bia,Dee, Lili, Dani e Rê
eu ainda não vi a série, mas pretendo ver pelo menos o piloto, só pra tirar a prova. Tem gente que gosta, tem gente que não gosta, e acho isso bastante natural. É uma questão de gosto mesmo.

bjs a todas

Driza

Lili disse...

Obrigada Dani e Rê!! Eu tb não tenho no meu pacote mais a HBO =/
Então, fica para outra oportunidade.
Bjs meninas!!

Vivi disse...

Tive a oportunidade de comprar esse livro a preço de xepa e não me animei. Não sei, por enquanto, passo. Assisti ao primeiro episódio da série e não me agradei também da parte agressiva do sexo, esse tipo de coisa que também não faz muito estilo. Porém, tenho pensado em dar uma chance à versão televisiva pelo respaldo positivo de opiniões que considero relevantes.

Cris Costa disse...

Meninas,
Sobre a série exibida pela HBO, domingo foi exibido o último episódio da 1ª temporada, deixando mais suspense no ar...agora é esperar pela próxima temporada.
Bjs

Dee disse...

Não sei se por ser livro e tal, mas não achei tão.. pesado quando na tv. Sei lá, eu realmente fico sem graça de ver com alguém presente.

Baixei todos os episódios da primeira temporada (foram 12, né?), mas só vi os dois primeiros (contando o piloto, que foi meio diferente do oficial).

E quem não viu, veja pelo menos pra ter certeza se gosta ou não. :D

Jeanne Rodrigues disse...

Driza,

Adoro os vampiros mas esse tenho deixado de lado. Sao opinioes tao diferentes que vou esperar mais um pouco.

Bjos,

tigrao_dabahia disse...

Jean Alexandre!

Olá amei o livro e estou doido para ver os outros alguem tem noção de quando chega ao brasil?

Lili disse...

Li o livro e gostei! Concordo contigo Driza, quanto as partes finais realmente terem sido muito mais interessantes. O assassíno foi uma surpresa...

Adorei a protagonista Sookie. Me diverti com seus pensamentos e diálogos. Como eu tinha lido a sua resenha antes de ler, a parte do cemitério já foi esperada, então não fiquei tão chocada rs.

Morto até o Anoitecer inova a abordagem das histórias de vampiros na minha singela opinião. Com muito dinamismo e diversidade a autora Charlaine Harris apresenta uma trama policial e sobrenatural muito original. O único porém será seguir a série que parece ser muito longa. Mas, como fui fisgada e como vc mesma disse, dizem que o 2º é melhor, o jeito é acompanhar e aguardar o próximo livro que inglês se chama: Living Dead in Dallas.

Beijos
Lili

Cali disse...

Driza, já li esse e de início não me chamou muito atenção...mas depois não parei de ler. Já estou no 5º livro da série. E na HBO vai começar a 5ª temporada tb. Tem algumas diferenças do livro,mas pra quem gosta vale a pena assistir.

Driza disse...

Oi Cali,

Eu não segui na leitura dos livros, fiquei no nesse primeiro mesmo. Mas assisti as 1ª e 2ª temporadas da série. Interessante, até gostei, porém não faz mesmo meu estilo, então deixei de acompanhar.

bjs

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top