Sinopse: Ao longo dos anos, Mariana e Marcelo se conhecem, se apaixonam, se casam, têm um filho, se separam; tornam a se encantar um pelo outro, casam mais uma vez e tornam a se separar. Martha Mendonça e Nelito Fernandes se revezam para dar voz aos seus personagens, cada um no seu próprio gênero, deleitando o leitor com a visão feminina e masculina de cada encontro ou desencontro de um relacionamento.
-*-
Peguei esse livro para ler por absoluta falta de opção. Não botei nenhuma fé nele. Os autores são brasileiros, moram no Rio de Janeiro e daí bateu aquele não justificado e completamente errôneo preconceito. Quanta ignorância minha! Esse livro foi uma maravilhosa surpresa e a seus autores envio o meu maior reconhecimento.
A história é sobre o amor de Mariana e Marcelo, desde a paquera, passando pelo namoro, casamento, carreira, filho, enfim, a vida do casal. O diferencial é que a narrativa é em trechos, alternando a visão dela e a dele sobre um mesmo assunto. Por exemplo: quando o momento era sobre uma ida ao motel, Marcelo contava a sua impressão e opinião sobre como foi e sua imaginação do que a Mariana estaria sentindo. Em seguida era ela quem contava sua visão dos fatos.
A história toda é carregada de humor, nada banal, coisas do cotidiano que para quem está de fora parecem engraçadas, mas que se estivesse realmente naquela situação estaria vivendo um drama. Afinal, o que o casamento senão um caldeirão de emoções juntas e misturadas? E lá no final, emotiva como sempre, não me contive e derramei algumas lágrimas. Desconfio que não era essa a intenção da história, mas a veia romântica aqui se sobressai.
Pena serem apenas 142 páginas, dá pra ler num tapa, naquele espaço de tempo entre o boa noite inicial de William Bonner e o final de Fátima Bernardes.
Ah, sim! Os autores são casados! Felicidades ao casal e que essa união ainda rende muitos livros para nós.








Jê está lendo...
Driza está lendo...
Dri está lendo...
Regina está lendo...
Aline está lendo...
Medéia está lendo...
Paty está lendo...








10 comentários:
Driza, que bela surpresa! Adorei seu comentário. O livro deve ser ótimo mesmo.
Eu estou tb atrás de alguns autores brasileiros... E precisamos valorizar mais o que é nosso com certeza.
bjs
Driza,
Gostei do livro. Tenho os meus autores brazucas do coração, mas é sempre bom adicionar mais alguns!
Obrigada pela dica.
BJ
Aline (no anônimo, porque o novo template não me aceita comentando!)
Oi Aline. Não sabia que era vc!!
Na caixa de mensagem, abaixo dela está escrito Comentar Como: Na seta coloca Google. Deve estar Aline ao lado. E dá visualizar para ver se deu certo antes de enviar...
Me fale se deu certo.
bjs
Adorei a leitura num tapa...rs No corre-corre, isso é muito bom! A proposta de apresentar um cardápio literário tupiniquim muito me agrada. Inclusive, já sapequei por aqui nomes como Claudia Tajes e Fal Azevedo. E já rolou André Vianco também. Leitura pra mim não tem rótulos. Boa, Driza! E conforme o seu relato, o livro deve ser muito jóia. Recomendação registrada e carimbada!
Beijins
Oi Lili, tb estou aberta a autores brasileiros, pretendo ler mais romance nacional.
Aline, esses autores merecem sim um espaço em nossas leituras.
Vivi, veja que tola fui e quantas oportunidades devo ter perdido por rotular livros e autores. Melhor abrir mais a minha mente.
bjs
Driza
Olá meninas, legal mesmo descobrir umas joinhas brazucas assim... Vou aproveitar e recomendar o livro Canibais de David Coimbra. O autor é um jornalista famoso aqui em Porto Alegre, como diz a sinopse: David Coimbra revisita um episódio célebre do passado porto-alegrense; o caso do linguiceiro. Em meados do século 19, o açougueiro Ramos e sua mulher, Catarina, assassinaram dezenas de pessoas e utilizaram os cadáveres para fazer lingüiça, transformando os habitantes da Porto Alegre de então em involuntários canibais.
O romance também é rápido e da categoria dos "inlargáveis", o estilo de escrita de David Coimbra é apaixonante e muito sexy, vocês vão adorar. Um abraço, Dani
Driza,
Mais uma boa indicação! Gostei de seu comentário e é bom ver que a literatura nacional está ganhando terreno.
bjs
Regina
Oi Dani,
obrigada pela dica, foi muito bem vinda. Ainda mais dizendo que é uma escrita muito sexy... humm, fiquei curiosíssima.
bj
Oi Rê,
Temos grandes jóias escrevendo no Brasil. E estão ganhando bastante terreno.
bjs
Driza
Oi, esse livro mexeu demais comigo e fiquei dias pensando sobre as coisas que li, cada momento.
Até hoje quando escuto a musica do Flávio Venturini que tocou no casamento deles, nossa... várias coisas passam em minha cabeça. hehehe.
Pra mim foi um livro marcante, diferente, que abriu meu pensamento sobre o amor e a vida.
Amei o livro e vim fuxicar comentários e encontrei vcs! Chorei desde o capítulo 3, o inicio da separação...
bjoo
Postar um comentário
Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.