Sinopse: Ao longo dos anos, Mariana e Marcelo se conhecem, se apaixonam, se casam, têm um filho, se separam; tornam a se encantar um pelo outro, casam mais uma vez e tornam a se separar. Martha Mendonça e Nelito Fernandes se revezam para dar voz aos seus personagens, cada um no seu próprio gênero, deleitando o leitor com a visão feminina e masculina de cada encontro ou desencontro de um relacionamento.
-*-
Peguei esse livro para ler por absoluta falta de opção. Não botei nenhuma fé nele. Os autores são brasileiros, moram no Rio de Janeiro e daí bateu aquele não justificado e completamente errôneo preconceito. Quanta ignorância minha! Esse livro foi uma maravilhosa surpresa e a seus autores envio o meu maior reconhecimento.
A história é sobre o amor de Mariana e Marcelo, desde a paquera, passando pelo namoro, casamento, carreira, filho, enfim, a vida do casal. O diferencial é que a narrativa é em trechos, alternando a visão dela e a dele sobre um mesmo assunto. Por exemplo: quando o momento era sobre uma ida ao motel, Marcelo contava a sua impressão e opinião sobre como foi e sua imaginação do que a Mariana estaria sentindo. Em seguida era ela quem contava sua visão dos fatos.
A história toda é carregada de humor, nada banal, coisas do cotidiano que para quem está de fora parecem engraçadas, mas que se estivesse realmente naquela situação estaria vivendo um drama. Afinal, o que o casamento senão um caldeirão de emoções juntas e misturadas? E lá no final, emotiva como sempre, não me contive e derramei algumas lágrimas. Desconfio que não era essa a intenção da história, mas a veia romântica aqui se sobressai.
Pena serem apenas 142 páginas, dá pra ler num tapa, naquele espaço de tempo entre o boa noite inicial de William Bonner e o final de Fátima Bernardes.
Ah, sim! Os autores são casados! Felicidades ao casal e que essa união ainda rende muitos livros para nós.
10 comentários:
Driza, que bela surpresa! Adorei seu comentário. O livro deve ser ótimo mesmo.
Eu estou tb atrás de alguns autores brasileiros... E precisamos valorizar mais o que é nosso com certeza.
bjs
Driza,
Gostei do livro. Tenho os meus autores brazucas do coração, mas é sempre bom adicionar mais alguns!
Obrigada pela dica.
BJ
Aline (no anônimo, porque o novo template não me aceita comentando!)
Oi Aline. Não sabia que era vc!!
Na caixa de mensagem, abaixo dela está escrito Comentar Como: Na seta coloca Google. Deve estar Aline ao lado. E dá visualizar para ver se deu certo antes de enviar...
Me fale se deu certo.
bjs
Adorei a leitura num tapa...rs No corre-corre, isso é muito bom! A proposta de apresentar um cardápio literário tupiniquim muito me agrada. Inclusive, já sapequei por aqui nomes como Claudia Tajes e Fal Azevedo. E já rolou André Vianco também. Leitura pra mim não tem rótulos. Boa, Driza! E conforme o seu relato, o livro deve ser muito jóia. Recomendação registrada e carimbada!
Beijins
Oi Lili, tb estou aberta a autores brasileiros, pretendo ler mais romance nacional.
Aline, esses autores merecem sim um espaço em nossas leituras.
Vivi, veja que tola fui e quantas oportunidades devo ter perdido por rotular livros e autores. Melhor abrir mais a minha mente.
bjs
Driza
Olá meninas, legal mesmo descobrir umas joinhas brazucas assim... Vou aproveitar e recomendar o livro Canibais de David Coimbra. O autor é um jornalista famoso aqui em Porto Alegre, como diz a sinopse: David Coimbra revisita um episódio célebre do passado porto-alegrense; o caso do linguiceiro. Em meados do século 19, o açougueiro Ramos e sua mulher, Catarina, assassinaram dezenas de pessoas e utilizaram os cadáveres para fazer lingüiça, transformando os habitantes da Porto Alegre de então em involuntários canibais.
O romance também é rápido e da categoria dos "inlargáveis", o estilo de escrita de David Coimbra é apaixonante e muito sexy, vocês vão adorar. Um abraço, Dani
Driza,
Mais uma boa indicação! Gostei de seu comentário e é bom ver que a literatura nacional está ganhando terreno.
bjs
Regina
Oi Dani,
obrigada pela dica, foi muito bem vinda. Ainda mais dizendo que é uma escrita muito sexy... humm, fiquei curiosíssima.
bj
Oi Rê,
Temos grandes jóias escrevendo no Brasil. E estão ganhando bastante terreno.
bjs
Driza
Oi, esse livro mexeu demais comigo e fiquei dias pensando sobre as coisas que li, cada momento.
Até hoje quando escuto a musica do Flávio Venturini que tocou no casamento deles, nossa... várias coisas passam em minha cabeça. hehehe.
Pra mim foi um livro marcante, diferente, que abriu meu pensamento sobre o amor e a vida.
Amei o livro e vim fuxicar comentários e encontrei vcs! Chorei desde o capítulo 3, o inicio da separação...
bjoo
Postar um comentário
Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.