Em Busca de Abrigo - Jojo Moyes

Hong Kong, 1953. Contra a sua vontade, a jovem Joy é levada a uma luxuosa festa onde os convidados – a comunidade dos expatriados britânicos do país – tentam ouvir a cerimônia de coroação da rainha Elisabeth II em um rádio antigo. Joy, entediada, acaba por beber vários drinques cor-de-rosa que à primeira vista pareciam inofensivos. Trôpega e enjoada, é acolhida por uma oficial da marinha chamado Edward Ballantyne. A primeira reação da moça é pedir para que Edward se afaste. Porém, rapidamente, percebe que se sente extremamente confortável ao seu lado. Joy, de personalidade forte e com fama de anti-social, se dá conta de que está apaixonada. No dia seguinte, o casamento já tem data marcada. Dessa forma tem início Em busca de abrigo, romance de grande sucesso que representou a estréia na literatura da britânica Jojo Moyes.

Já começo dizendo a vocês que adorei o livro! A autora Jojo Moyes foi uma agradável surpresa para mim. Sua escrita é simples, mas ela tem o dom em criar personagens e situações que mexem com nossas emoções.

A sinopse acima não está completa, pois só fala da vida de uma das personagens principais da trama. Na verdade a autora narra a vida de três mulheres (avó, mãe e filha) retratando suas vidas pulando de uma geração para outra, mas sem se perder na trama. A história narra de uma forma singela o relacionamento entre mãe e filha, as crises de identidade, as perdas de entes queridos, o amor não correspondido e os conflitos de gerações... Deste modo, posso afirmar que o livro é completo, afinal contém todos os elementos necessários para um bom romance.

Os personagens são fortes e imperfeitos (como nós da vida real), talvez por esse "pormenor" o livro tenha ganhado muitos pontos para mim. Pelas dificuldades de relacionamento de seus personagens, a busca incansável, muitas vezes até inconsciente, era afinal de contas superar tal destino...

Tocante e muito íntimo é a sua história. Dá-nos o que pensar em nossos relacionamentos, e deixa-nos claro que o perdão nunca é tarde demais... Recomendo!


***

10 comentários:

Vivi Bastos disse...

Opa, se não quero!

Bjs

Regina disse...

Gostei de seu comentário. A parte de personagens imperfeitos é que mais me chamou a atenção. E também a paixão a primeira vista.

bjs

Driza disse...

Oi Lili,
eu já li esse livro e por isso endosso sua recomendação.
Além de tudo, vc analisou bem as emoções que a história nos faz sentir.
bjs

Driza

Jeanne Rodrigues disse...

Lili,

Alem do titulo chamativo, a capa linda, e com uma estoria envolvente...

Dica mais que anotada...

Bjos,

Elisandra disse...

Fiquei com muita vontade de ler o livro....ha e tambem quero dizer que os livros da nora abaixo do post parecem otimos...amo Nora Roberts....desculpa não ter aparecido muito é que ando correndo ,mas logo estarei de volta ao normal....beijokas elis

Débora disse...

Poxa Lili...
Não estou conseguindo postar nenhum comentário no seu blog (nossos romances)... por que será??

bjs

Lili disse...

Olá Débora, obrigada por avisar. Realmente estava com problemas. Acho que agora está arrumado. Qualquer coisa pode me avisar de novo? Obrigada viu?
Bjssss
Lili

Patricia Cardoso disse...

Lili,

após ler o seu post, coloquei este livro em minha lista, e esta semana tive a oportunidade de lê-lo. E não foi nenhuma surpresa, me apaixonar pela história de Joy, Kate e Sabine. Fiquei encantada com a forma que a autora nos conta os problemas, dúvidas e incertezas das três gerações. Grata pela recomendação.

Beijos,

Paty

Thing's Dani disse...

Olá, meninas, tudo bem?
Acabei de ler a última carta de amor e estou simplesmente com saudade da história.
Será que vcs não poderiam me indicar um outro parecido?

beijos,
Dani
daniele.monteiro99@gmail.com

Thing's Dani disse...

Olá, meninas, tudo bem?
Acabei de ler a última carta de amor e estou simplesmente com saudade da história.
Será que vcs não poderiam me indicar um outro parecido?

beijos,
Dani
daniele.monteiro99@gmail.com

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top