"Os Sete" - André Vianco

por Medéia

Olá, pessoas! Depois de um longo e tenebroso inverno, estou de volta escrevendo sobre livros.

Eu particularmente sou amante até de classificados (eh eh eh) e neste exato momento estou numa fase meio terror, suspense mais uma vez.

E, neste estilo literário, não costumamos ver brasileiros atuando. Mas eu descobri o André Vianco há uns 5 anos e ele tem um estilo de tirar o fôlego e não desgrudar da história até o final. Escreve principalmente sobre vampiros, demônios, anjos e afins. Nada de romances vampíricos suspirantes como Os Cárpatos ou outros semelhantes. Muita ação com um ligeiro romance entremeado e suspense, muito suspense.

O primeiro livro dele que caiu em minhas mãos foi “Os Sete”, que me parece foi o primeiro romance dele publicado. Ouvi dizer que a princípio o título era “Os Dois”, mas fico grata por ele ter criado mais cinco para a história.

A sinopse que anda nas livrarias virtuais não nos diz muito:
Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentro dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados, acusados de bruxaria.Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, A equipe do departamento de história da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda.”

O fato da história se passar em locais que conheço ajudou bastante para visualizar a descrição. Este é o bom de um autor brasileiro que escreva sobre locais brasileiros.
E a história inicia no Rio Grande do Sul (onde moro) quando a tal caravela portuguesa é resgatada.

Uma caixa de prata, sete nomes grafados na caixa, advertências, sete corpos na caixa e um corte (com um pouco de sangue, é claro) é o início da aventura. A aventura, fuga, briga vai parar em São Paulo (mais especificamente Osasco, terra de André Vianco).

No início, com os sete vampiros que saem da caixa falando um português colonial de Portugal das caravelas, você se diverte um bocado.

Em Os Sete, André Vianco apresenta sete vampiros lusitanos do Rio D’Ouro com poderes sobrenaturais que vão além da vida eterna, força e velocidade sobrenaturais que geralmente são vistos na maioria dos filmes e livros sobre o gênero. "Inverno", com poder de congelar o ar, "Tempestade" que pode trazer chuvas e temporais, "Lobo" que se transforma em lobisomem, "Acordador" que faz os mortos levantarem, “Espelho” que pode transformar-se na pessoa que vê e outros personagens com poderes não tão óbvios como "Gentil" e "Sétimo” (este último que emprestou sou nome para a continuação do livro).

O mocinho Tiago obviamente precisa de superpoderes para poder competir diretamente com “Inverno” (o vampiro mais malvado e mais cuti-cuti dos Sete), e acaba conseguindo depois de ser mordido por seu inimigo. A mocinha Eliane, a “Mãe”, origem do sangue que despertou os Sete é bobinha e apavorada. Mesmo assim, cada um dos vampiros faz da história um espetáculo.

Ah, tem o Tobia, espécie de Van Helsing lusitano que deixou descendentes que passaram de pai para filho a forma de lutar com os malignos vampiros. Foi ele que os prendeu na caixa de prata. É claro que o descendente de Tobia é brasileiro e, mesmo não acreditando no que foi passado a ele, está preparadíssimo para enfrentar “Os Sete”.

Eu ainda tenho esperanças de, em uma continuação, o “Inverno” (Guilherme para os íntimos) volte à vida e dê o ar de sua graça, beleza e charme.

Para quem gosta do gênero, faz uma pipoca, tira um dia de folga, lê (num fôlego só), enquanto imagina os atores que poderiam fazer os vampirinhos lusitanos (eles perdem o sotaque aos poucos) no cinema.

Na próxima postagem, falo do “Sétimo”, continuação da história. E depois de “Bento”, meu livro preferido de André Vianco (mas ainda não li todos que ele escreveu, e a lista é grande).

10 comentários:

Vivi Bastos disse...

Oi, Medéia
Estava sentindo seua falta por aqui...
Obrigada pela indicação. Certamente, amplia nossa leque de leituras a fazer.

Beijocas

Lori e Elisandra disse...

Não tinha ouvido nem lido sobre esse autor até hoje, mas pelo que descreve ele deve ser ótimo mesmo, vou ver se consigo um livro dele pra ler,fiquei anciosa para conhecer o autor e seus livros....bjus Elis

Driza disse...

Oi Medéia, voltou com tudo, heim?
Eu já ouvi falarem desse autor no fórum da Diana Gabaldon, mas vc incutiu um grande interesse pelas obras dele.
bjs

Driza

Regina disse...

Já tinha ouvido falar desse autor na comunidade Romances com Tema Sobrenatural, mas nunca tive curiosidade de procurar suas obras. Seu post me deu uma enorme vontade de não perder mais tempo e ler esses livros.

bjs e obrigada pela indicação.

Dani disse...

Meninas,
O site do Submarino está com uma promoção de Best sellers por R$ 9,90, tem um monte de livros do André Vainco na lista, inclusive este.

Dani disse...

Ops... Vianco... rs =)

Lili disse...

Excelente comentário! Aguçou ainda mais minha curiosidade com essa série!
Obrigada Medéia!!
bjs
Lili

Lili disse...

Ótima sugestão Dani. Obrigada ;)
Bjs
Lili

Patricia Cardoso disse...

Olá Medéia,

já peguei algumas vezes este livro, li e reli a sinopse, e não tive coragem de comprar, mas, após, ler seu post, entrou definitivamente pra minha lista de leitura. Valeu pela indicação!

Beijos...

Medéia disse...

Oi Gente!
Eu mesma aproveitei a promoção de R$ 9,90 e comprei os André Vianco que ainda não tinha lido. Coincidência ou não, comprei Sete livros... eh eh eh
Só não tenho os livros "O Turno da Noite" e o novo (porque ainda está em lançamento).
"O Turno da Noite" apesar de ser continuação da saga "Os Sete", eu li o primeiro e não gostei muito.
Até porque meu vampiro charmoso e favorito não ressuscitou.
Daí não li o resto... :-)
Mas quem sabe!
Bjos

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top