Breaking Dawn - Stephenie Meyer

Breaking Dawn Aviso 1: vou ser muuiito chata. Você fã, vai me odiar!!

Aviso 2: Contém muitos spoilers.

Com os três primeiros títulos dessa série eu não consegui definir o quanto gostei e o quanto não gostei da história. Pois bem, agora com o derradeiro livro tenho a certeza: não gostei. Eu aceito altas doses de fantasia literária. Mas não delírios.

Até entendo porque Twilight faz tanto sucesso, afinal era tudo novidade, ainda estávamos conhecendo a criação de Stephenie Meyer. Mas a medida que a história foi avançando, a autora se perdeu e começou a criar desculpas sem sentido para a forma como seus personagens agiam.

Eu já havia comentado o universo fácil que Stephenie Meyer criou para seus personagens, onde tudo dá sempre muito certo. São todos lindos, ricos, inteligentes, amigáveis... resumindo: uma chatice. Isso, claro, continuou em Breaking Dawn.

Até que eu estava gostando no começo. A insegurança da protagonista e, ainda, humana Bella com relação ao casamento (que foi lindo por sinal), sendo tão jovem; sua primeira vez com Edward numa ilha deserta foi uma relação bonita, embora sem nenhum detalhe. Mas Bella ficou grávida!! Edward, um vampiro que teve seu organismo todo praticamente petrificado na transformação, que não tem uma única gota de sangue no corpo, não tem necessidade de comer, beber, dormir, respirar ou sequer piscar, não faz o número 1, muito menos o número 2, pasmem, tem espermatozóides!!

Bella e Edward voltam para o convívio da família, onde uns apóiam e outros são contra a gravidez que pode matá-la. Sam, o alpha (líder) dos lobisomens, propõe ao seu bando que matem Bella, pois não sabem que tipo de monstro ela está gerando. Jacob, apaixonado por Bella, não aceita e usando sua condição de alpha por descendência, se desliga do grupo. Seth e Leah (sim, uma lobismulher!!) seguem Jacob e aqui perdemos páginas e páginas esperando um confronto com Sam e sua turma, mas nada acontece. Sam simplesmente desiste do ataque aos Cullen.

Leah e Jacob desenvolvem uma relação de amizade durante suas rondas. Aqui eu comecei a torcer pelos dois, seria fácil um se apaixonar pelo outro, já que suas histórias de rejeição eram parecidas, mas que nada. Com o nascimento do bebê tudo muda e ela e Seth praticamente desaparecem do resto da história. Não gosto quando personagens até então importantes são deixados pelo caminho, dá uma impressão de falta de habilidade do(a) autor(a) de dar um rumo para tal personagem.

O parto foi feio e sangrento. Edward fez o “parto” assistido por Jacob (que ainda teve tempo de pensar o quanto queria ver Bella nua!!). Nasceu Renesmee e quando Jacob olhou para ela teve a tal impressão. Um lobisomen que não suportava coexistir com vampiros, se apaixona por uma meio-vampira, porque ela era meio-humana também. Ele se apaixonou pela filha da mulher que amava e nunca poderia ter. Conveniente, não?

Enfim, Edward teve que morder Bella, para que ela não morresse depois que Renesmee nasceu. Toda aquela coisa de que se algum Cullen mordesse um humano causaria uma guerra com os lobisomens caiu por terra só com uma simples autorização de Jacob. Quando a transformação estava completa, era suposto “nascer” uma Bella sanguinária, violenta e indomável, tal como descrito nos livros anteriores, um vampiro recém-nascido seria por até um ano. Mas não! Incoerentemente Bella era calma, controlada, podendo assim conviver com todos.

Mas a característica mais inexplicável de Bella era sua necessidade de sexo. Se não tivessem motivos para parar, como uma filha por exemplo, ela e Edward transariam por décadas sem enjoar... não consegui ver um sentido aqui! E vocês tinham que ver quanta coisa Bella era capaz de pensar e ponderar em um milésimo de segundo, ninguém notava que estava se passando algo na cabeça dela.

Alice, a irmã de Edward que, ao contrário dos outros livros, quase não foi citada nessa história, tem uma visão dos Volturis (grupo vampiro da Itália que impõem leis aos de sua espécie) vindo matar os Cullen por sua suposta criação de uma criança. Aqui mais lenga-lenga até que chegue o confronto final. A sempre especial Bella descobre que seu poder é um escudo, podendo salvar todos dos dons malévolos dos outros vampiros. Perde-se muitas páginas para que ela consiga documentos falsos para Jacob e Renesmee fugirem e isso nem é usado. Aqui aparece um tal de J. Jenks que treme e fica todo suado com a menção do nome de Jasper (outro irmão de Edward), até agora não entendi o porquê de tanto medo.

Os Cullen juntam um monte de vampiros conhecidos para testemunharem que Renesmee não é uma criança transformada (o que é contra as regras dos Volturi) e sim que foi gerada, tem coração e cresce (a uma velocidade anormal, além de tudo).

O confronto final até que foi interessante, usando todos os elementos com sensatez. Um pouco longo, mas bom de ler. Aparece até mesmo um meio-vampiro/meio-humano adulto para por fim as desavenças. E tudo termina bem. Ninguém do núcleo principal teve sequer um arranhão. Todos são felizes para sempre!!

Ah!! Já estava me esquecendo... Jacob, Sam e o restante do bando não são lobisomens, como cremos que eram até as últimas páginas. São “transmorfos”. Uma forma fácil de justificar porque eles não dependiam de lua-cheia para se transformarem. Simples assim!

31 comentários:

Vivi Bastos disse...

Driza,

Gosto de sua franqueza. Doa a quem a doer...rs

E obrigada pelo post!

Do primeiro livro já achei a narrativa fraca. Trabalhar os detalhes não é muito o forte da autora. Mas, o elemento clichê parece sustentar a série.

A conclusão que fica é que cabe a cada qual decidir se o livro vale a pena ser lido apesar de suas lacunas evidentes.

Beijocas

Medéia disse...

Driza

Você conseguiu magistralmente resumir o 4º livro da série Crepúsculo.
Quem não leu e estiver curioso, aconselho a ler seu resumo e não perder tempo com a lenga-lenga do livro.
Tirando algumas partes da história, no todo é um blábláblá prá vender.
E vamos e venhamos: Renesme? Que nome horrível. A menina podia ser traumatizada e sanguinária por conta disto.
:o)

Cris Costa disse...

Driza,

Adorei a sua sinceridade quanto ao livro...eu particularmente gostei do livro Crepúsculo, mas também achei, já a partir do segundo que a autora começou a se perder, o que foi uma pena.

Parabéns!!!

Bjs

Driza disse...

Cris, Medéia e Vivi,
Obrigada pelas palavras. Acho a série toda interessante, uso sempre essa palavra porque não consigo encontrar outra que se encaixe melhor, pena que a autora não teve muita habilidade para conduzir a história.

Patricia Cardoso disse...

Driza,

você foi fantástica em seu post. Faço minhas as suas palavras.

Bjs.

Jeanne Rodrigues disse...

Driza,

depois de uma análise como essa....

decidi...

vou ler os livros que são unanimidade e tem excelentes comentários...

tô fugindo de livros que não agradem.

Bjosss

Regina disse...

Eu só li o primeiro (Crepúsculo) e acho que vou ler os outros mais para frente. Mas, por enquanto vou esperar.
Gostei do jeito como analisou os fatos. Parece que, às vezes, as autoras se perdem um pouco no meio das séries e isso é muito triste.

bjs

Aline disse...

Adorei o site.Parabéns pelo belo trabalho aqui.Sobre o 'Breaking dawn'...Bem eu confesso que do 2° livro em diante muitas lacunas foram deixadas pela autora.E após ler o 4° elas continuaram.Infelizmente a autora não foi coerente nem habilidosa.

Boa noite!

Liliane Cristine disse...

Driza, ainda não li seu comentário pois estou lendo o livro. Mas já posso dizer o quanto estou decepcionada com esse livro!! Meninas, a autora se perdeu totalmente. Não consigo mais ver os personagens dos livros anteriores, parece ser um outro livro (ou a tradução está completamente errada? rs) dificilmente...
A história está totalmente 'dark' e sem graça para mim. O exagero é sem tamanho: A Bella esperando um 'Alien'! Meu Deus, quase dei risada com o exagero da autora...Terrível...Estou justamente no meio da história e com a narração de Jacob no livro. Que está uma chatice por sinal. A autora parece estar querendo enrolar a história, não tendo mais nada o que escrever...

Estou muito decepcionada, precisava desabafar...
Mas agora vou até o fim!!

Beijossss
Lili

Driza disse...

Oi Lili,
rsss... concordo com vc, eu tb li até o final no sacrifício.
bjs

Gabriella disse...

Oi gente! Acabei de descobrir o blog e tô adorando aqui! =D

Bom, em relação ao livro, concordo plenamente com a Driza, mas só em relação ao último. Sinceramente, eu não sei o que deu na cabeça da autora pra escrever uma porcaria dessas! A cada livro da série ela foi se perdendo mais até fechar com 'chave de ouro'!

Praticamente, BD gira em torno do monstrinho do lago Ness, Jacob e Bella! O Edward foi deixado de lado, sem falar na descaracterização dos personagens, como a Liliane falou no outro post. Fora que o monstrinho Nessie gostava mais do Jake do que do próprio pai! Como assim?! Enfim, me desiludi total com esse último livro! =/

Driza disse...

Oi Gabriella,
Seja bem vinda. Volte sempre para nos presentear com seus comentários, eles são muito importantes.

bjs

Driza

emoxinhafake54 disse...

Eu só acho que ela enrolou demais a história ela podia ter feito o casamento em Lua Nova aí o livro não teria ficado uma porcaria ...

'

Sofia Kerr disse...

Eu sou um pouco suspeita pra falar, porque eu simplismente amo a série, mas...algumas camadas não foram cobertas e algumas lacunas ficaram abertas, por exemplo: se o Edward sentia o cheiro de sangue de longe como ele fazia quando ela estava menstruada? ou, se quando eles viram vampiro o corpo congela totalmente a ponto de nem chorar eles conseguirem, como ele poderia ficar sequer exitado? quanto mais ter esperma...Eu amo a série mas, o Eclipse é bem entediente. Não é uma nova história como nos outros, é a continuação do Lua Nova. Pura e totalmente coontinuação. E como se fosse o mesmo livro dividido em dois! O melhor deles é realmente Crepúsculo, vale a pena ler todos, mas, o melhor é Crepúsculo!
=]
Bjs
Sofia

Bruna. disse...

É a primeira vez que eu venho aqui nesse blog e adorei. Foi bom ler críticas e opiniões diferentes sobre outros livros que eu já li e outros em que estão na minha lista. Enfim, conseguiram mais uma visitante presente, haha.

Bom, sobre à "crítica" de BD, eu achei muito boa e expressiva. Reflete exatamente a minha opinião em relação a esse livro. De fato, Breaking Dawn foi muito confuso, vários fatos deixados pra trás e coisas que eu também não consegui engolir. O principal - Edward, como vampiro, devia ter o... membro estério, não capaz de engravidar um ser humano. Daonde ele reagrupou sangue pra isso? Ele é algum tipo de vampiro exceção ou especial ou o quê? ;; Mas, tá, um ponto positivo é que as vezes eu gosto das briguinhas mentais do Jacob, rs. Eu tenho uma pequena teoria sobre a impressão dele com a Reneesme, mas, é improvável e não faz muito sentido. A história da Bella ser completamente controlada como recém-nascida e, aparentemente, estar sempre sedenta apenas do Edward também é estranho. Como ela conseguiu ver o PAI sem ter um ataque descontrolado?! Eu pensei que ficar perto de humanos até um certo período de tempo fosse impossível. Também concordo que a melhor parte foi o confronto.. enfim. De um modo geral, eu esperava um pouquinho mais. Ainda gosto mais do 1º livro.
Não reparem minha opinião pobre. ;;

Driza disse...

Opinião pobre!! Bruna, nunca diga isso.
Qualquer opinião é importante, a sua inclusive.
Seja bem vinda e volte sempre...
bjs

Driza

karlinha disse...

olá meu nome é jéssica mais me chamem de karlinha já que é jéssica karla , bom ..eu estava lendo o super resumo ! gente adorei vc consegui mesmo suprir as coisas boas e....meio que "joga" as coisas ruins! Bom eu ainda não li breaking Dawn.....mais pelo que vi...tem partes boas e concertez muitas ,,,,,,mais muitas partes ruins..mais tudo bem eu mesma assim fiquei curiosa que bom saber nã não é tão bom! mais foi bom saber que na verdade Jacob não é um lobisomem nossa que chatice aqula história ..toda bom ao meu ponto vio gente! srsrrssrsrsr mais é né ele é un transformo...eu não esperava por isso! bom que escreveo o resumo está de parabens super bem feito e elaborado! é a primeira vez que estou opinando no blog e já sou uma seguidora deste blog! rsrsrsrsr

Driza disse...

Oi Jéssica
muito legal sua participação aqui no blog. Volte sempre.
bjs

Driza

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Marcia.
Encontrei o site de vocês por acaso e estou adorando... Nossa, anotei tantos livros que vocês sugeriram, que nem sei como vou conseguir comprar todos.
Comentado um pouco sobre os livros da Stephenie Meyer (só li os dois primeiros), reconheço que no começo não tinha muito interesse (não sou muito fã de historias de vampiros). Crepusculo eu peguei emprestado e não consegui parar de ler enquanto não acabou o livro... Tenho que admitir que foi um dos melhores livros que li nos ultimos meses. O mesmo vale para Lua Nova, mas agora fiquei preocupada com os comentarios que vi sobre o ultimo livro.
É tão frustante você começar a ler uma serie (principalmente com um começo tão bom) para depois de decepcionar...
De qualquer forma, depois de ler os dois ultimos, eu passo por aqui para deixar a minha impressão.
Desculpe pelo tamanho do comentario... rsrsrs, acabei exagerando um pouco.
Ps: não vi nenhum comentário sobre o terceiro volume (que inclusive ainda nem saiu nas livrarias). O ultimo, você leu em ingles?

Att,

Marcia

karlinha disse...

ah que isso pode deichar que sempre estou aqui sou uma seguidora já do blog! bjos

Driza disse...

Oi Marcia,
Eu não gostei, mas tem gente que adorou. Então só vc lendo mesmo pra saber se a série vale a pena ou não, é um risco... e qdo ler deixe seu comentário, somos bem curiosos por aqui.
Sobre os outros livro vc pode conferir aqui: http://livronochadascinco.blogspot.com/2008/06/crepsculo-lua-nova-eclipse.html
E Breaking Dawn eu li uma tradução feita por fãs.

bjs e volte sempre

Driza

Veronica disse...

Eu realmente gosto da série, acho que Stephenie Meyer criou um romance adolescente intenso mas do tipo toda-garota-quer. Meu livro perferido provavelmente é Crepúsculo, que foi o mais bem explicado até agora. Eu me pergunto se é possível você ter um amor tão forte assim, mas bem. É um livro. Eu me dei ao luxo de espiar os doze capítulos de Midnight Sun no site da autora e achei este livro beeeem melhor e mais promissor do que qualquer um dos já escritos.

Em Lua Nova eu fiquei completamente louca com a ausência dos meus dois personagens preferidos, Edward e Alice, mas adorei todos os atos de pura rebeldia da Bella e uma das ultimas cenas (quando Edward pede ela em casamento pela primeira vez) é uma das minhas preferidas na série toda.

Concordo com a opinião de que Eclipse é simplesmente uma continuação de Lua Nova - quando falo dele para minhas amigas, caracterizo-o como o mais parado dos quatro, e odiei todo aquele triangulo edward-bella-jacob. ~Se ela não pode viver sem o Edward, PARA DE DAR QUALQUER TIPO DE ESPERANÇA PRO JACOB. Tudo bem ele ser seu amigo, mas ela é meio bobinha se não reparou que ele é totalmente apaixonado por ela. A amizade deles é intensa demais e cheia de indiretas demais - e não se faz esse tipo de coisa quando você "não pode viver sem" um outro cara. Entretanto, eu adorei a cena do soco e quando ela chega nos Cullen e o Emmet gargalha dela.

Eu não vi tantos defeitos em Breaking Dawn, até gostei porque ele foi o que teve mais acontecimentos. O fato é que teve mesmo muita enrolação e muitas coisas que poderiam ser melhor explicadas. O início é encantador, com o casamento deles e a lua de mel. Adorei o fato de que ela acabou com alguns-vários hematomas depois da noite de nupcias, e toda a destruição de travesseiros e cebçeiras por parte de Edward. Isso deu um toque mais verdadeiro à história para mim, já que mostrou que o romance deles realmente NÃO É qualquer coisa (você vê em sinopses e tal que tuuuuudo é difícil porque ele é vampiro e ela é humana, mas isso nao tinha ficado nem um pouco claro pra mim. eu via a paixão deles e a sorte dela encontrar um cara lindo, inteligente e gentil - e apenas isso. Ele querer morder ela? Detalhe. Ele sempre foi bem controlado.)
Eu não achei tããõ chocante o fato de bella ficar grávida. Se os vampiros de Stephenie podem fazer sexo com toda aquela pele de mármore, foi apenas uma informação adicional que podiam engravidar uma humana. Até foi explicado no livro, não muito bem, mas foi. lembrando que apesar de ser meio fantasioso demais, foi ela quem criou os seus vampiros - apenas *inspirados* nos outros já imaginados. Escolha dela eles poderem engravidar uma humana ou não.
Eu não achei tão ruim o fato de a segunda parte ser contada por jacob - o que estraga tudo é o fato de que tem muita enrolação nessa parte. Edward está chatíssimo preocupado e amargurado o tempo inteiro, e Alice, quando aparece, passa quase despercebida. Se salva pelo humor cínico do Jacob e a azedice de Rosalie, que quando em confronto me faziam rir, pelo menos. O parto foi sangrento e tudo o mais, mas também não me assustei muito já que eu estava esperando uma coisa assim, já que todo mundo dizia que Bella com certeza ia morrer.
Achei meio falsinho todo o controle da bella recém-nascida e a cena quando ela acorda me pareceu artificial. Quase morri ´com todo o lenga lenga de frustração que se abate no livro depois que Alice os abandona. E o final pareceu bom para mim, tudo muito civilizado jeito que vampiros *conseguem* ser.

Isso já ficou enorme, mas é toda a minha opinião sobre a saga. Ao todo, eu digo que tem sim bastante enrolação, mas eu reclamaria se tudo fosse direto, também. O amor deles é bem perfeito e é o tipo de coisa que a maioria das meninas sonha, e as vezes da raiva da Bella por ser tão bobinha. è o tipo de livro que você lê de uma vez só, e toda a enrolação é compensada por pequenos momentinhos engraçados/inteligentes/criativos. Eu gosto da série, apesar de saber que ela não é perfeita.

Anônimo disse...

gostei bastante do review que fez do ultimo livro da saga.

no entanto existe uns pormenores que sou obrigada a discordar,como o facto da leah e o seth desaparecem praticamente do livro, pois bem, estas personagens faziam parte da narração do jacob, nao faria muito sentido se tivessem prosseguido como personagens culminares e essencias na narração da bela.

quanto aos poderes, o que pode, ou o que não pode um vampiro ser ou capaz de fazer,produzir etc etc, isso fora sempre deixado ao criterio de meyer, desde um principio, alias nós aceitamos bem, à criação de personagens sobre um ponto de vista diferente, temos que lembrar que à história de vampiros, foi sempre bastante explorada por outros, escritóres, cineastas e por ai em diante.o twilight foi também uma outra perspectiva do mundo vampirico!


o facto aqui é que a escritóra se perdeu algures na excelente criação literaria do 1o livro twilight.
personagens importantes ficaram como rascunhos da caneta, não desemvolveram ficaram como fantasmas do que foi o primeiro livro, com isto é claro que me refiro aos nossos amigos vampiricos os cullens, a falta de caracterização e acção no livro destes, obrigou a autora a criar personagens extremamente chatos, como o foi o caso do lobisomem jacob e da sua melhor amiga bela.


quanto ao nascimento da abominavel filha da bella, foi de facto mais um ponto assente de como a autora quis prolongar a história.
mas é lamentavel que ao faze-lho não tenha conseguido dar um final digno a obra prima que foi twilight!

cumprimentos

Dee disse...

Um pouquinho atrasada, maaaas...

Citando a Lili (?):[i]Bom, só uma palavra descreve o que senti pós-leitura: Decepção.[/i] [2]

E olha que só consegui ler metade (até o nascimento do bebê-monstro). Li spoilers pra saber o final do história e estou seriamente pensando em vender meus livros.

EStou totalmente decepcionada.

Satine disse...

concordo com a parte da decepção
acho q é pq a história ficou longa demais e mesmo assim ela não soube detalhar as coisas... as vezes ate o contrario, enrolava em partes desnecessárias, tipo akela do bando do sam e tal ¬¬
serio, qnd vi q seria o jacob q iria narrar, pensei ate em pular as partes dele! mas qnd vi q ja começava c bella virando vampira, vi q infelizmente teria q ler a parte dele =/
é o q eu falo pra quem me pergunta de twilight.. adoro o livro, mas minha paixão mesmo é o edward hehe
isso ng pode negar, a stephenie pode ter pecado em várias partes do livro, mas ela soube meeeeeeeeesmo criar um personagem perfeito!! ficava suspirando ao ler todas aquelas coisas maravilhosas que ele falava pra bella.. =/

carolina. (LL' disse...

hei !!
eu ja li o crepusculo o lua nova e o eclipse .
eu ao principio queria muito ler o bd , mas depois começou a ter muitaas queixas ... !! e eu sinceramente ja nao estou muito intusiasmada para o ler . :S
mas mesmo assim ...
e eu tambem nao acho muita piada ao jacob , porque eu gosto de um bom romance ( o de edward e bella , claro ) e nao gosto de trios ! ela tem de se decidir , por favor !! :@

bem , desculpa la tanta coisa . mas era so mesmo para dizer o que penso :)
ja agora adorei o blog @ <3

Driza disse...

Oi Caroline,
obrigada pela visita, volte sempre.
bjs

°§Princesa de Sal§° disse...

Eu ainda não li o livro e para ser bem sincera já estava desanimada desde que comecei a ler o 3, e vi o filme do 1. Não suportei o filme, chato demais e fiquei desanimada com o livro 3, demorei quase seis meses para ler, mas enfim terminei! Agora vim dar uma olhada no seu resumo do 4 e já fiquei meio irritada, mas vou ler, tentar mergulhar no livro de coração aberto, apesar de no momento ter altos medos.
Aposto que no final vou ter basicamente a mesma opinião que você.

Post ótimo, adicionei na minha lista!

Driza disse...

Olá amiga Princesa de Sal
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Essa série realmente dá o que falar.
bjs
Driza

Anônimo disse...

O imprinting do Jacob com a Renesmee (super forçado e sem noção)e a total falta de consideração da autora pela Leah, partiu o meu coração! Foi uma decepção muito grande, pra mim todo o livro amanhecer devia ser destruído e reescrito, pois parece que foi feito na correria. Esse livro acabou com a serie pra mim, foi uma paulada.

yasmin disse...

garota amei o post õ/
achei alguem que concorda comigo finalmente -.-
achei muito sem graça o ultimo livro tanto eu quanto minha amiga.
sei lá ficou sem rumo.
no fim do livro a alcateia somo, não é citada, ninguem sabe o que aconteceu com eles.
queria que a leah ficasse com o jacob, tbem comecei a torcer po eles.
a autora fugiu da historia realmente. sinceramente ele livro realmente acabou com a serie :x

acho que escrevi demais x3

amei o blog õ/
até mais.^^

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top