Pássaros Feridos

"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro-alvar e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e despede um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento... Pelo menos é o que diz a lenda.”

Pássaros Feridos é um romance épico que retrata a vida no interior australiano, nas fazendas de criação de carneiros e conta a história de três gerações de uma família orgulhosa, porém singular, do início do século XX – os Clearys – que parte da Nova Zelândia para a Austrália em busca de uma vida menos dura. Baseada na lenda acima, a autora Colleen McCullough, nascida na Austrália e que é hoje considerada uma das melhores contadoras de histórias do mundo, conta de forma densa, simples e literalmente bem estruturada uma história de amor, ambição, bondade, ódio, insegurança, sentimentos reprimidos e momentos felizes vividos secretamente.

***

Há muitos anos atrás tive a oportunidade de assistir a série na tv, na época em que foi transmitido pela 1ª vez na televisão brasileira. Agora depois de tantos anos devorei o livro e me arrependo de não ter lido a mais tempo. Esse com certeza é um livro que ficará na memória durante muito tempo...

Colleen McCullough nesta obra em especial prova-nos com toda a sua magnitude o seu excepcional talento como contadora de histórias. A sensibilidade da autora em descrever tantos personagens, articulando-os em tantas gerações é digno de nota.

A temática do livro é o amor proibido entre Meggie e o padre Ralph. Focando um tema polêmico sem dúvida, mas que nos revela um amor puro, de entrega total de duas almas que se completam ao invés de um grande pecado. E para além do amor entre estes dois personagens existem ainda muitas histórias e revelações que nos prendem verdadeiramente a atenção ao ponto de só conseguirmos respirar fundo depois de termos acabado de ler o livro.

“Pássaros Feridos” sem dúvida nenhuma conquista o leitor, pela sua simples capacidade de produzir os mais variados sentimentos, transpondo-nos em mais de 600 páginas de pura emoção, fazendo-nos sentir quase que na própria pele o sofrimento e o destino dos personagens.

***

Agora, deixo um vídeo com as mais românticas cenas do filme, destacando-se ao fundo o tema musical da série The Thorn Brids a música Anywhere The Heart Goes composta por Henry Mancini e interpretada pela cantora Mônica Mancini.




12 comentários:

Driza disse...

Oi Lili,
Agora estou envergonhada, pq há alguns anos eu tive esses nas mãos, mas deu preguiça de ler por causa das letras pequenininhas e devolvi. Que mancada a minha....
Eu tb assisti a série, mas não sabia que o livro seria tão bom assim.
bjs

Driza

lili disse...

A série realmente é linda. Mas o livro tem tantos detalhes...E a maneira como a autora escreve dá todo o charme a história.

Beijos Driza ;)

Vivi disse...

Fui fissurada minissérie que passava no SBT...rsrs
A história é realmente muito bonita.

Jeanne Rodrigues disse...

Meninas,

não assisti a série e nem li o livro...

Já sei o quanto tô perdendo...

Pretendo me redimir....


Bjos

Aline disse...

Lindo o livro, já tive a oportunidade de ler na adolescência. Vale a pena! Um clássico moderno emocionante. Lili, obrigada por me fazer lembrar depois de tanto tempo...

Anônimo disse...

*.* Gente, sou simplesmente apaixonada por esse livro e esse filme, perdi as contas de quantas vezes eu li ou vi o filme.
Lindo, lindo, lindo demais!
Dica maravilhosa de leitura!!!
bjossss

leila cristina disse...

Nossa, li esse livro quando era muito nova e devorei-o, agora me deu uma saudade!!! Vou achá-lo para uma releitura.
Ótima resenha, bj.

Anônimo disse...

tenhu esse livro aki em casa.li a mais ou menos uns 6 anos,e agora estou relendo,ou melhor devorando...em dois dias já lí 87 paginas,e olha ki só leio a noite,depois ki minha filha de 5 messes dorme e depois ki acaba minha novela...
o livro é ótimo SUPERRECOMENDO!!!!

só uma curiosidade...o meu tem mais de 900 paginas,e a capa é diferente.na minha tem a foto do halph e da meggie abraçadoss...ms a historia é a msma...pq será ki a capa é diferente????

bjinhusssssssss :*

Unknown disse...

Eu li este livro aos 14 anos em 1988 acho que uns dois anos após ter assistido a minissérie de tv, este livro foi o que me ensinou que se um filme ou série e bonito o livro que o originou é mil vezes melhor. Até hoje me lembro de passagens do livro e que o grande diferencial é que a autora conta o porque os personagens agirem de forma tão estranha para quem apenas viu a série recomendo é de uma riqueza impressionante.

bjos

Unknown disse...

Meninas, boa tarde.
Eu li esse livro há muitoooo tempo. Estou a procura e não consegui em nenhum site.
Quero presentear minha filha.
Vocês sabem onde posso encontrar?
Obrigada! Beijos
Edlene

Sylvia Patch disse...

No site da Estante Virtual tem vários exemplares, Edlene Aquino.

Sylvia Patch disse...

No site da Estante Virtual tem vários exemplares, Edlene Aquino.

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top