NO ESCURO de Elizabeth Haynes


Catherine está no controle de sua vida. Bem-sucedida, sai toda noite para beber e dançar com as amigas, até que, numa festa, conhece Lee, um homem sedutor e atencioso. Sua vida está perfeita e todas as mulheres gostariam de estar em seu lugar. Ou quase todas.
 

Quieta e reservada, Cathy luta contra o transtorno obsessivo-compulsivo que torna penosas as tarefas mais simples, como trancar a porta do apartamento. Vulnerável e aterrorizada, ela nem de longe lembra Catherine, a pessoa que costumava ser antes de Lee deixá-la assustadoramente traumatizada.

 
O que aconteceu para que Catherine mudasse tanto? Que memórias a obrigam a seguir um ritual tão rígido para que se sinta segura? E o que Cathy faria se descobrisse que Lee está não sua mente, mas em sua casa e em sua vida outra vez.

 
Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo… Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.

Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.

Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.

 
No Escuro é um livro chocante, que retrata de forma assustadora e com riqueza de detalhe um relacionamento abusivo, e o processo de recuperação desta mulher.

 O livro é dividido em duas partes, na primeira temos Cathy e seu relacionamento com Lee, na segunda parte é mostrada como Cathy está sobrevivendo a este relacionamento. As duas partes são contadas em capítulos intercalados, o que aumenta ainda mais a sensação de amedrontadora que temos ao acompanhar os relatos de Cathy.

Cathy era uma moça que vivenciava sua solteirice, badalando e curtindo suas noites com as amigas, e eventualmente passava as noites com algum cara. Ao conhecer Lee, um homem bonito, charmoso e extremamente misterioso, que demonstra real interesse em sua pessoa, Cathy embarca de cabeça neste relacionamento, e com isso ignora todos os sinais de que seu namorado “maravilhoso” não é tão perfeito assim.

Aos poucos Lee vai revelando sua verdadeira personalidade e transforma a sua vida em um inferno, e sem o apoio de seus amigos, Cathy torna-se prisioneira de um homem sem limites em sua crueldade.

Ao mesmo tempo que acompanhamos o relacionamento abusivo de Cathy e Lee, também acompanhamos, como Cathy sobreviveu a ele, e como vive agora cheia de traumas e neuroses decorrentes do medo. Lee será para ela sempre o “terror” em sua vida, e como podemos viver espreitando o terror em cada esquina.

Mas Cathy é uma mulher que mesmo aterrorizada pelo seu passado, tenta viver uma vida normal, e conhece pessoas que a ajudam neste processo, porém se livrar de um passado tão assustador, impregnado em sua mente, é muito complicado. Ainda mais, quando um homem tão maquiavélico, está à solta e acha que você é “propriedade dele”.

 No Escuro é um livro que vale muito a pena ser lido, pois, mesmo achando que já sabemos o final, pois, é uma história que acontece todos os dias com várias mulheres no mundo todo, a autora consegue nos surpreender.

 A autora nos mostra a história de Cathy num crescendo que me deixou em alguns momentos também aterrorizada. Fora a angústia que também vivenciei com Cathy na busca por um ponto final na história de horror de sua vida. Como disse no início No escuro é um livro chocante que não pode deixar de ser lido. Recomendadíssimo!!!

2 comentários:

Fabrica dos Convites disse...

Este livro me dá a impressão que quando for ler, vou perder meus dedos de ansiedade.
Bjs, Rose.

Stephanie Antunes disse...

gostei da sinopse e da resenha... ele me lembra muito o Identidade Roubada da Chevy Stevens. Um livro muito bom também =)

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top