Garota Exemplar - Gillian Flynn


Garota Exemplar


O título já diz muito sobre o livro. E na capa de trás vemos os dizeres “O casamento mata”, que nos deixa instigados. Mas que garota exemplar é esta que está em um casamento que mata?

“Amy Dunne desapareceu. No dia do seu quinto aniversário de casamento, seu marido, Nick, encontra a casa revirada e nem sinal da esposa. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, Nick parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.

Alternando entre os pontos de vista de Nick e Amy, Garota exemplar – um Best-seller que conquistou público e crítica e já vendeu mais de 3 milhões de exemplares em todo o mundo – traça o retrato cruel sobre como as mentiras podem construir um relacionamento. E também destruí-lo.”

Isto é muito pouco sobre a história eletrizante que vemos crescer a cada página. A cada capítulo de Nick ele nos parece mais culpado. E a cada capítulo de Amy vemos crescer a inteligência de uma mulher desprezada, sozinha e infeliz. Pena, admiração, às vezes nos solidarizamos com Amy, outras vezes pensamos “meu Deus, será?”.

Desde o início eu suspeitei o que havia ocorrido com Amy, mas tenho que admitir que o grau de complexidade da situação nunca me ocorreu. A história cresce e a gente nem vai percebendo. Quando chegou ao seu ápice (que não vou contar quando é) a gente não consegue largar mais. Neste dia, eu fui dormir às 3 horas da manhã (tendo que acordar às 7h). Não consegui parar.

Amy é uma garota IT. Descolada, engraçada, rica, bonita, inteligente e famosa (seus pais escrevem livros sobre Amy Exemplar desde sua infância e são famosos e ricos por isto). Tem pais que se amam até demais para o meu gosto. Muito melosos. Garota típica de Nova Iorque.

Nick vem de uma família complicada. Pai machista e problemático, mãe submissa e que faz tudo para os homens da família e uma irmã que desde o início eu imaginava ser homossexual (mas que não é). Rapaz típico do interior que quer se dar bem na cidade grande.

Os dois juntos são perfeitos, mas a vida, as dificuldades e o casamento podem acabar com uma relação. Desgastar pouco a pouco. Mostrar que nem tudo que a primeira vista é interessante se mantém no dia-a-dia. E que nem sempre a convivência diária nos prepara para as facetas escondidas que todos temos.

Thriller do início ao fim. Desafio alguém a largar o livro da página 248 em diante (nem para um xixi). Muito bom mesmo e recomendo a quem gosta do estilo.

E homens... pensem bem antes de magoar uma mulher... 

13 comentários:

Aline T.K.M. disse...

O engraçado é que logo que lançou o livro, só pelo título e pela capa eu não dava nada. Aí li a sinopse e as coisas pareceram mais interessantes. Depois, li as primeiras resenhas e também uma matéria em uma revista, falando do enredo do livro. Pronto, foi o suficiente para eu realmente acreditar que seja um thriller respeitável. E, como não podia deixar de ser, fiquei com vontade de lê-lo. Só não comprei o livro ainda porque tenho milhares de outros livros para ler antes. Mas um dia, quem sabe...

Bjos, Livro Lab

Patrícia Marques disse...

Nao tava muito a fim de ler esse livro, até ler esta resenha...agora, assim que der, estarei lendo! :)

Patricia Cardoso disse...

Medéia,
excelente resenha. Eu realmente, nãao larguei este livro até a última página. Achei extremamente criativo, e uma surpresa a cada capítulo. Ninguém é o que parece ser. Nota 10!

Adriana disse...

Nossa Medéia! Tive esse livro nas mãos e deixei passar! Não acredito! Vou ter que ler. Ótima resenha, e esse entra logo no topo da lista.
Mil beijos!!!

Regina disse...

Eu ganhei esse livro de aniversário - está aqui na minha cabeceira - e depois dessa resenha, vou colocar em primeiro lugar na fila!!!!

bjs

Medéia disse...

Eu também logo que vi a primeira vez não dei muita bola para ele porque não achei a capa atraente e o nome parece meiguinho demais.
Mas a história que se esconde por trás dele... hummmm
Quem me alertou foi a Aline, que me disse para pedir ele porque era muiiiito bom!
E não me arrependi. Ainda tô sobre os efeitos de Garota Exemplar.
Até tô lendo algo bem mais light agora porque é super impactante a história para emendar outro do mesmo gênero.
Vocês vão gostar meninas, leiam mesmo!

Driza disse...

uau!

Amei o enredo e tenho certeza que adoraria ler. Esses livros que nos prendem e não nos permite largá-lo são demais.

bjss

Driza

Aline disse...

Um dos melhores livros dessa nova safra de 2013. Adorei a narrativa psicológica, as surpresas ao longo das páginas, enfim, só lendo para saber!

Jeanne Rodrigues disse...

Ai, Medéia!

Eu quero demais ler esse livro...adoooooro livros que nos fascinam dessa forma...

Eveline Thalita disse...

Só tenho uma palavra: QUERO!!!

Um abraço.

Patrícia Marques disse...

Adorei o livro, é daquele tipo que realmente nao se quer parar de ler até acabar, e a narrativa conquista o leitor página a página. Porém, achei o final dele em si nao tao empolgante quanto o desenrolar do livro...mas ainda assim, recomendo!

Amina Munsy disse...

Amei o livro. Tive até que ler uma segunda vez pra tirar a surpresa que foi. Parabéns pela resenha foi perfeita. Obrigada pela dica. :-)

Amina Munsy disse...

Amei o livro. Tive até que ler uma segunda vez pra tirar a surpresa que foi. Parabéns pela resenha foi perfeita. Obrigada pela dica. :-)

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top