Momento teen: O mercador de Veneza – Histórias de Shakespeare



Sinopse: Não é só o amor que leva os homens a cometerem as loucuras mais imprudentes. Nesta adaptação da peça de Shakespeare, é por uma verdadeira amizade que o mercador Antônio faz um acordo muito perigoso com Shylock, o agiota mais corrupto e vingativo de Veneza, e oferece seu próprio coração como fiança. Só assim seu grande amigo Bassânio poderá chegar a Belmonte e cortejar Pórcia, a linda dama por quem está completamente apaixonado...
Além de conhecer o final ao mesmo tempo trágico e cômico desta história - mas nem por isso menos emocionante -, os leitores terão acesso a curiosidades sobre a interpretação dos papéis femininos na Inglaterra de Shakespeare.


*-*

A Companhia das Letrinhas lança a bela obra O mercador de Veneza recontada por Andrew Matthews para crianças, com ilustrações de Tony Ross. 

A história é exposta neste livro de forma bem simplificada e por isso é bastante importante que a criança entenda bem as primeiras páginas que contém a apresentação da trama. Na sequência, como numa peça de teatro, tem as ilustrações dos personagens seguidas de explicação de quem é quem, para só então ter início a história de O mercador de Veneza.

No final do livro, o autor ainda tem o cuidado de explicar aos seus pequenos leitores, a existência dos sentimentos amor, ódio e misericórdia utilizados por Shakespeare para desenvolver esta peça, além de uma peculiaridade do período em que a história é contada.

Achei muito rico esse lançamento, pois além de apresentar O mercador de Veneza para as crianças, ainda mostra como Shakespeare a idealizou e realizou.

A Yasmin leu e conta para nós o que achou:


“O mercador de Veneza é Antônio. Ele é um homem bom e por isso ajudou o seu amigo Bassânio a ir encontrar Pórcia, por quem estava apaixonado. Esse livro tem uma história muito bonita de amor e, ao mesmo tempo, tem personagens que querem ser muito espertos e se vingar de outros, por isso a histórias às vezes fica engraçada.


É a primeira história que leio de Shakespeare. Gostei dos personagens e das coisas que fizeram para conseguir o que queriam.


Ri com as ilustrações que mostram os personagens com as caras bem divertidas. É um livro muito bom.”

Visite a página do livro no site da editora Companhia das Letras, dá até para ler um trecho. Clique aqui.

3 comentários:

Marcia Noto disse...

Olá, Driza!

Estou anotando as dicas do "Momento Teen" para a minha sobrinha... Estou tentando fazer ela virar uma leitora, mas está difícil competir com a televisão! O importante é que não vou desistir, uma hora venço ela pelo cansaço... rsrs
Parabéns pela resenha da Yasmin!

Bjs!

Arismeire Kümmer Silva disse...

Muito boa a ideia de "adaptar" obras como as de Shakespeare para crianças e adolescentes. Algumas são um pouco densas para conseguir prender a atenção dos muito jovens, então, está valendo :-D Eu mesma fiquei com vontade de ler.
Bj, Aris.

Leninha - sempre romantica disse...

Que gracinha!
Adoro o cantinho da Yasmin.

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top