Jardim de Vênus - Eva Stachniak

Jardim de Vênus é um romance histórico, baseado na vida de uma condessa Polonesa, que conhece toda a nata da nobreza européia, convivendo (e tendo romances) com diversos príncipes, czares, nobres em geral. É a condessa Sofia Potocka.
Entremeado na história da vida dessa personagem real, que sai de Bursa (na Grécia - filha de um açougueiro e de uma prostituta), são contadas outras vidas paralelas, a da meio-judia polonesa Rosalia, dos médicos, Thomas e Inácio, dos filhos da Condessa...
Sofia passa por situações no mínimo inusitadas, numa espiral do destino que a torna amiga íntima da Rainha Maria Antonieta, do Czar Alexander da Rússia, e de outros tantos personagens,
A narrativa da vida dessa personagem é feita quando ela, em seus últimos dias de vida, se vê as voltas com doses fortes de láudano, depois de ópio e por fim, de uma morfina recém descoberta, deixando entrever uma jornada de vida fascinante, de um mulher forte, que aprendeu a vencer sozinha, enfrentando muitos desafios, tristezas e traições, principalmente, traições.
É uma história envolvente, principalmente quando descobrimos que é praticamente a vida real traduzida em palavras, com uma ou outra inserção de personagens e situações ficctícias. Vejam a Condessa Sofia Potocka aí ao lado:
Gosto muito de histórias que trazem num contexto de ficção personagens reais, e a história de Sofia é uma grande conjunção de surpresas, atos de sorte, heróicos (ou nem tanto), com muitas tristezas, infortúnios, mas no fim, de uma pessoa que ainda diante de todas as limitações possíveis, conseguiu, num período em que a mulher ou era casada ou prostituta, vencer e se tornar independente...usando métodos, tradicionais, ou nem tanto...
Indico. É fascinante. Ah, quem quiser ler uma biografia dela, em inglês, não achei em português, segue o link: http://en.wikipedia.org/wiki/Zofia_Potocka

16 comentários:

Juliana Vicente disse...

Adriana, adorei!

Ultimamente tenho sentido vontade de ler livros históricos onde se mistura ficção e realidade.

Vou colocar esse livro entre os desejados, quem sabe tenho sorte e consigo no skoob.

Adorei a foto real da condessa, inclusive na pintura ela é muito bonita.

Beijos

Leninha - sempre romantica disse...

Parece ser muito bom mesmo.Adoro romances históricos!
Dica super anotada e amei a capa!

Bia Carvalho disse...

Uau, interessante!
Valeu a dica, parece um livro bem intenso!

Bjs
Bia
www.amormisterioesangue.com

Jeanne Rodrigues disse...

Dri,

adoro livros assim. saber o quanto vc gostou me motiva ainda mais a lê-lo.

Bjos,

Lolina disse...

Sou fã de livros históricos. Nos levam de volta ao passado, revelando fatos sócio culturais, da época e como nesse, relacionamentos aventurosos e personagens marcantes. Obrigada pela dica.

kika disse...

parece ser muito bom......

Driza disse...

Um romance histórico fascinante, Dri!!

Entonces é do tipo que adoro. Obrigada pela dica.

bjss

Thata disse...

Mulheres, como poderemos traduzi-las?

Ess é te fazem pensar como se fosse em outra sociedade (ou nem tanto), mostrando como viviam as mulheres que tentanvam ser independente. A gente reclama, sofre junto com a personagem, estremece e lembramos que hoje as coisas mudaram, mas ainda são difíceis para muitas!

Bjs

Thata disse...

Ops...Uma pergunta: porque o nome Jardim de Vênus? Algo da mitologia grega ou romana?¿

@_yas_min_ disse...

sou só eu que nunca gostei de ler livros historicos?
mentira, teve um que eu li em espanhol e adorei: quando os homens acreditaram que eram deuses(traduzi o titulo em espanhol ja que o livro nao existe no Brasil)

Heloisa Nogueira disse...

É um livro interessante, adorei! E a resenha ficou demais.

Beijos.

Marcia disse...

Oi, Adriana

Vou deixar anotado para dar uma espiadinha na livraria...
Confesso que livros historicos não são os meus preferidos, mas por causa da resenha fiquei curiosa!!!

Bjs,

Marcia

Irmão, Pra Vc... disse...

Huuuu parece ser otimo^^ adoro livros com mulheres inspiradoras e se for baseado em fatos reais então...

Vall Knopp disse...

Mais um para a minha lista. Este livro é instigante mesmo! E baseado em fato real, fica lúdico, não!? Como podemos deixar de nos prender a coisas tão próximas a nós!? Gostei da resenha e deu uma baita vontade de lê-lo! E o nome Sofia, sempre chama a atenção! beijocas e pipócas, Vall ♥

Thata disse...

Quero agradecer com todo meu carinho ao blog! Hoje chegou meu livro da promo (fofíssimo o cartãozinho!Guardarei!)! Vou ler sim! E claro, continuarei comentando aqui! Que vençam os melhores nesse Top 10!

Bjs
Thata

Patty disse...

Desejo ler pois amo romances históricos, mas tenho alguns receios, já ouvi algumas críticas dizendo que é meio vago e confuso.

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top