As compensações - Gustavo Vazquez Ramos

"Os quatro contos de As Compensações pairam entre o realismo mágico e a banal irrealidade, em que carências físicas, afetivas e espirituais, para serem compensadas, dependem daquilo que o mundo pode oferecer.


Em Da Capo – um violinista sofre um acidente que o faz perder parte de sua mão. Embora novas tecnologias ofereçam um caminho de volta, é preciso admitir o irreparável.


No segundo conto, Uma partida de xadrez, os esforços de um exímio enxadrista são retratados por meio de sua autoimposta missão de vencer um oponente desconhecido.


As estrelas de várias pontas – com influência lovecraftiana, relata os esforços de uma equipe de investigação para solucionar brutais assassinatos – inclusive a dificuldade entre diferenciar responsabilidades de obrigações e crenças de fatos.


Por fim, em Bruxelas, uma grande amizade parece incapaz de perder sua força mesmo com a distância que a separa, os insucessos do início da vida adulta, o tempo, a realidade ou econômicas viagens turísticas."
 
Uma ótima surpresa a primeira obra de Gustavo Vazquez Ramos. Quatro contos de temas muito diversos, mas com o mesmo mote: a vida sempre transforma, ou seja, compensa acontecimentos ruins com mudanças para melhor. É só ter paciência e abrir os olhos para o novo.

No primeiro conto, Da Capo, um acidente trágico faz o protagonista crescer espiritualmente e superar os desafios de perda e recuperação de sua identidade como pessoa. Seria a música a sua única definição?  Acompanhamos, com agonia, a luta interna de Luís em busca de aceitação e transformação. A abordagem psicológica do conto é perturbadora. Difícil saber o que você faria no lugar de Luís.

O segundo conto, Uma partida de xadrez, fala de dois jogadores que comunicam-se por cartas para executarem suas jogadas. Narrado do ponto de vista de um deles, o conto mostra o personagem obcecado em vencer, ansioso em receber as próximas correspondências, renegando o mundo real em favor da jogada perfeita. Uma reviravolta inesperada vai obrigar o enxadrista a modificar suas atitudes.

As estrelas de várias pontas é um conto policial. Foi o que mais gostei. De escrita muito inspirada, as páginas revelam uma morte misteriosa que não é nada do que parece. A investigação mostra que a vítima tem  um passado surpreendente e sua morte foi a única forma que a sociedade encontrou para sua própria compensação. Rico em descrições e informação criminal, o conto é para ler em minutos, na ânsia de descobrir o que há por trás de um assassinato cometido a sangue-frio.

Dois grandes amigos que se separam. É o tema de Bruxelas, quarto e último conto. Uma amizade nascida em condições não muito favoráveis, entre dois seres opostos, um tímido e um extrovertido. O tímido H. muda-se para a Bélgica. E o amigo que ficou no Brasil passa a achar tudo melhor naquele país. Com vontade de rever H e com a bagagem carregada de ilusões, viaja em busca de renovar a amizade, mas as férias não atingem suas expectativas. Questões levam o protagonista a muitas reflexões. Quem é o seu amigo? O surrealismo é parte da narrativa. O final é enigmático.

Foi uma leitura gratificante. Gosto muito de conhecer novos autores e suas obras. Só fiquei com vontade de ler uma obra mais longa, pois senti que o autor tem muito talento para nos mostrar.

Para conhecer mais do autor e do livro, acesse: http://vazquezramos.wordpress.com/

Em breve, vamos sortear um exemplar autografado!

5 comentários:

RUDYNALVA disse...

Aline!
Fiquei bem feliz em poder ler uma resenha de contos. Faz tempo que não vejo nos blogs. Depois da literatura fantásticas e romances, os contos e poesias ficaram em segundo plano.
Parabéns!
cheirinhos
rudy

Driza disse...

Oi Aline,

eu particularmente adoro livro de contos. Fiquei com vontade de ler esse, e conhecer esse autor.

bjss

Jeanne Rodrigues disse...

Aline,

gosto muito de livros de contos.

E parecem ser mto bons.

Colocando na lista.

Bjos,

Patricia Cardoso disse...

Olá Aline,

gostei muito do seu post, com esta dica de um livro de contos, que aprecio bastante. Bjs...

Ivi disse...

Amo contos...

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top