Um Dia - David Nicholls


"Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que, no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida."


Em e Dex, Dex e Em. Uma dupla invencível que se formou na faculdade e continua por longos vinte anos. Todos os capítulos focam o dia 15 de julho de cada ano, no que cada dos personagens está vivendo. Conforme os anos passam, Emma e Dexter guardam grandes surpresas para os leitores.  Emma é bonita, inteligente, um tanto tímida, fácil de imaginá-la e querer ser sua amiga. Dexter é o galã boa-vida, eterno moleque, figurinha fácil em qualquer roda de amigos. Essa parceria improvável rende uma leitura sensacional. O autor descreve com maestria o crescimento dos adolescentes  até serem adultos, e como o tempo é determinante para a transformação pessoal e dos relacionamentos. Dias felizes, dias tristes, cada 15 de julho traz os personagens diferentes. Erros, acertos, momentos vividos, oportunidades perdidas e a sensibilidade para entender que nem todo sonho de adolescência será realidade no futuro. Quase não percebi que Dex e Em ficaram adultos tão depressa.

Gostaria de escrever uma resenha tocante, emocionante, profunda, como é o livro. Contar o que gostei, debater o que não gostei. Mas, não posso. Não quero estragar as expectativas das futuras leitoras. Desde que o livro foi publicado, tornou-se "O" objeto do meu desejo. Uma vez com ele em minhas mãos, não pude parar de ler até que estivesse completamente imersa no universo do autor. Mergulhei nos capítulos, absorvendo os acontecimentos e as surpresas, ansiando sempre pelo próximo ano. No fim, desejei que jamais tivesse terminado. Agora, sinto saudades de Emma e Dexter. Aliso a linda capa e penso nos meus trechos favoritos. E digo apenas: não é nada do que eu esperava. É mais. É um clássico moderno, escrito com atualidade e frescor. Do tipo "só-lendo-para-saber".


"Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável."
Charles Dickens, Grandes Esperanças


MyFreeCopyright.com Registered & Protected
 

42 comentários:

francine c. disse...

"Desde que o livro foi publicado, tornou-se "O" objeto do meu desejo." Foi exatamente o que eu pensei pouco tempo depois de ter visto que ele foi lançado aqui no Brasil, e mesmo ainda não tendo ele, eu já li um pouco mais da metade na livraria mesmo, numa tarde livre, tal qual era minha curiosidade para ver o desenrolar da história de Dex e Em e fiquei/estou excessivamente louca para terminar. Até onde eu li, não me decepcionei em nada.
Você já é a segunda pessoa que diz que queria que esse livro não tivesse terminado e isso faz todo sentido, quando o livro é apaixonante ficamos assim, com saudades assim que acabamos a leitura. É isso. Gostei do que você falou do livro, com certeza atiçou um pouquinho a curiosidade de quem não conhecia a história. Um beijo ;**

RUDYNALVA disse...

Aline!
Todas as resenhas que li desse livro o enaltecem!
Ele deve ser realmente muito bom e fiquei bem curiosa em lê-lo...
Parabéns pela resenha.
cheirinhos
Rudy

L disse...

Li este livro no Verão passado, e não o conseguia largar. Tudo o que poderia dizer do livro é pouco. É sem dúvida um romance clássico moderno.

Books Lovers

http://bookslovers.blogs.sapo.pt/

Jeanne Rodrigues disse...

Aline,

Eu quero ler mas senti um quê de decepção, do tipo não foi o final que vc escolheria.Mas que mesmo assim se tornou um livro especial.

Colocando na lista para breve.

Adorei sua resenha.

Bjos,

Lili disse...

Belissimma resenha Aline, estou terminando a minha e em breve posto no NR. Vou citar a sua resenha tb para quem quiser saber mais sobre o livro!

Livro para ficar guardado na memoria e ser relido varias vezes...

beijos
Lili

Patricia Cardoso disse...

Olá Aline,

gostei muito da resenha, e já coloquei o livro na minha lista de desejos, pois, achei super criativo a questão de se contar a história atraves de um dia do ano, a cada ano, fiquei muito curiosa. Bjs...

aurelia disse...

Sem dúvida daqueles que entram pra lista dos preferidos, linda história, o livro marca, emociona e continua com a gente mesmo depois da última página.Adorei sua resenha.
Bjs

Vivi disse...

Lindo livro. Acredito que cada leitor encontrará na história um elo pessoal e afetivo. Bela resenha, Aline!

ALINE T.K.M. disse...

Excelente resenha! É mesmo muito difícil falar sobre esse livro, já que ele supera toda e qualquer expectativa. Dia após dia eu me via mais envolvida com a história de Emma e Dexter, e ao terminar o livro também senti um aperto por "deixá-los", ou "ser deixada" por eles.
Um livro magnífico, com toda a certeza!

Bj,
escrevendoloucamente.blogspot.com

Regina disse...

Aline...

Bela resenha! Fiquei super curiosa por conhecer essa história, pois achei muito criativa a abordagem do autor.

bjs

Aline disse...

Meninas,

Obrigada pelos comentários tão gentis.
Fico feliz em ler e resenhar para quem gosta de ler.

Jê,
Eu não quis dizer se gostei ou não do final porque isso influencia um pouco a leitura. Mas, aqui nos comments, entre nós, eu gostei.

Bjs a todas

MoniqueMar disse...

Tenho visto muita divulgação desse livro mas sinceramente a capa não me atraiu e nem procurei saber bem do que tratava. Acabei comprando o livro porque aproveitei uma boa promoção, mas não sei ainda quando poderei ler. Li a resenha fiquei curiosa, parece uma linda história... e fiquei me perguntando como será que termina???
Bjkas!!
Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Leninha - sempre romantica disse...

Ganhei o meu e to ansiosa para ler, até por que a Vivi disse que vou amar esse livro, ela entre outras amigas que recomendaram bastante.
Só aumenta minha curiosidade na leitura, até por que adoro um belo drama!
ótima resenha!

Denise disse...

aii li só por cima a resenha pq o meu livro chego, só q veio estragado ... enfim, dizem ser mto bom como vc disse e to doida pra ler :D

@dnisin

Daniela disse...

Estou anciosa para ler esse livro.
A história é muito linda,mal posso
esperar para tê-lo em mãos.

ariane disse...

Aline... Aline

Você realmente me deixou com a pulga atrás da orelha.
Então é claro, parei na Cultura e comprei o livro.
Intercalando as mamadas do meu filho de 4 meses com o livro, consegui terminar em 2 dias.
Posso dizer que me senti "quase" como você. Não vi nem EM nem Dex ficarem adultos, quando percebi tudo já tinha acontecido. Só que quando fechei a última página fiquei com aquele buraquinho no estômago de tristeza.
Mas tirando isso não tem o que falar, o livro é fantástico, o que nos resta é termina-lo de maneira diferente com a nossa imaginação.
Parabéns

Beijos

Ariane Blumberg

Fábrica dos Convites disse...

Oi, parabéns pela resenha, este livro dever mesmo ser muito bom, me interessou desde o primeiro momento que tomei conhecimento dele. Bjs, Rose.

Ana Paula disse...

'Um Dia' também se tornou meu objeto de desejo assim que tomei conhecimento de sua existência. Mas eu sabia que teria que esperar para compra-lo, pois estava em período de fim de bimestre e tinha centenas de provas para corrigir,notas para fechar,relatórios para entregar...enfim, coisas de professora! Mas quando acabou o bimestre....voei na livraria! Levei um dia e meio para le-lo!!!Li compulsivamente!!!Li, sofri,chorei,chorei de novo,sorri de novo...Maravilhoso!!!!A história é incrível e cativante. Em e Dex são personagens críveis e incríveis, daqueles que todo mundo quer conhecer.Emprestei o livro pra algumas amigas e recomendei pra tantas outras...esse livro marcou minha vida!!Beijos Ana Paula

Juliana Vicente disse...

Sua resenha ficou linda, você conseguiu passar parte da emoção que sentiu com a leitura.

Eu ainda não li o livro, não é exatamente meu tipo de livro, acho que penso assim pelo que vi no filme, por isso prefiro primeiro ler o livro e só depois ver o filme.

Vou repensar e tentar ler o livro, espero gostar tanto quanto você.

Beijos

Débora Lauton disse...

Pelo jeito o livro te tocou mesmo... e já ouvi tantos elogios sobre ele, que talvez mereça mesmo o rótulo clássico moderno...
A forma como a história é contada também é no mínimo inusitada...
Vou ler...

beijos,
Dé...

Thata disse...

Ganhei de aniversário esse livro da minha amigona e estava super animada para lê-lo! A históra é boa, descreve bem a vida de Em e Dex. Vemos claramente seus defeitos e acertos. Fiquei um pouco triste com o desfecho, esperava muito mais do que aquilo! Mas gosto é gosto...

Bjs

Thata disse...

Ah! Não falei antes, mas estou aqui na torcid ela estreia do filme! Geralmente filmes baseados em livros tem qualidade melhor no enredo. Eu já li a história e é claro, ficamos d eolho para ver se o filme é fiel ao livro!

Dex faz tanta burrada que dá vontande passar nem que seja uma palavrinhas para ele! Para Emma, uma dose de autoconfiança seria ótimo! Mas é isso que a história nos faz: donos do pedaço! rsrsrs

Bjs
E para as administradora, meu muito obrigado!

Vall Knopp disse...

É bom dar uma "fuçada" aqui no chá! Mas com o post da promoção pude observar o quão interessante este livre se tornou para mim. Quero-o. Vou buscá-lo. Aline, adorei teu post! Deu uma baita vontade de ler agora, agorinha mesmo! Sentindo o frescor das páginas virando em minhas mãos, sentada na poltrona da sala, com uma deliciosa xícara de chá de cidreira! Ai, ai!!! ♥

Samira disse...

Só o Blog Um Livro no Chá das Cinco vai me dar, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o livro Um Dia do David Nicholls!

Nome de seguidora: Samira
E-mail: samirar@terra.com.br

Heloisa Nogueira disse...

A resenha ficou demais. Eu ainda não li o livro, mas estou completamente ansiosa pra tê-lo em mãos para poder lê-lo. Adorei!

Beijos.

Marcia disse...

Estou ansiosa para ler esse livro, mas agora com a promoção do Chá, vou aguardar até 08.04.12... Quem sabe a sorte não vem para o meu lado!!!
Depois passo por aqui para deixar a minha opinião!

Bjs,

Marcia

Angela Medeiros disse...

Pela sua resenha parece um livro ótimo! heheheh mais um para lista de livros a comprar (ou ganhar se tiver alguma sorte hahha)

Parabéns pelo site! Está cada vez melhor!
Bjos

Janaina Beserra disse...

Olá!
Ele também está como desejado e meta no meu perfil no Skoob.
Quem sabe tenho a sorte de ser sorteada.
beijos e tudo de bom!

P. Steel disse...

Ain, estive com o livro nas mãos e não comprei. Não me pergunte pq. =/

Fico lendo essas resenhas dizendo tão bem dele... ah neem.. eu quero!!!

Quem sabe "um dia" eu esteja com ele nas mãos por ter ganho uma certa super promoção?! ;-]

Beijoss...

Pauliane
pauliane30@hotmail.com

Jéssica Santos disse...

Quero muito ler esse livro! *-* Tomara que eu ganhe!

kika disse...

adorei a resenha...... estou dioda pra ler....... espero muito ganhar.......

Mey disse...

Um livro que está na minha lista de desejos. Espero que se realize.

valéria disse...

Olha só, depois de ler a resenha e os comentários, encomendei o livro... Vi outro dia na livraria e adorei a capa( amo as capas)... Obrigada pela dica!!!

diegordss disse...

Pelo que foi dito na resenha este livro conta uma história vivida por um casal, mostrando desde o momento em que eles se conheceram até eles ficarem adultos. Deve ser uma história interessante e surpreendente. Parabéns pelo blog e pela resenha!

cristiane disse...

Eu estou doida pra ler esse livro. Tem tudo pra ser lindo e emocionante
*-* e até onde sei do livro ele é exatamente do tipo que eu gosto.
Queria ver o filme também mas não consegui =/

Rutielle disse...

esse livro deve ser daqueles que tu diz: só mais um capitulo e acaba lendo 5.Estou ansiosa para lê-lo.

Maria Silvana Santana. disse...

Oie :)
A muito tempo quero ler esse livro, alias assim que o vi pela primeira vez, nao quero só ler, mas te-ló também!
Espero esta me senti do da mesma forma que vc, quando estiver lendo.
Bjs

Yam disse...

Aline,

Me parece um bom livro...
gosto de livros que contam um vida,
anos em páginas.

To bem curiosa...

Lili disse...

Li o livro depois de assistir o filme. Coisa normal nos últimos anos com a vida acadêmica.

A história me encantou, e saí do cinema implorando pelo livro e devorando-o em seguida.
Era tudo que eu precisava ler no momento.

também escrevi sobre ele aqui http://liliescreve.blogspot.com.br/2012/03/um-dia.html

mj disse...

Quero muito ler esse livro! uma historia de vida emocionante !

Patricia Cardoso disse...

Olá Aline,
matei a minha curiosidade e li o livro, estou passada até agora com o que ele nos oferece. É um livro marcante, e como vc disse só lendo pra ter essa noção de como os personagens são maravilhosos. Mais uma vez, Parabéns pela resenha. Bjs...

Citações disse...

Lindo, "sinto saudade de Dex e Em" *-*

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top