Quarto – Emma Donoghue

capa quarto Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.

O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.

Melhor livro do ano pelo New York Times e pelo Independent.

Finalista do Man Booker Prize.

-*-

Eu nem sei como expressar o quanto a história de Quarto é linda e comovente!

Estou a pelo menos 10 minutos olhando para a tela do monitor, com os dedos pairando sobre o teclado e até agora não encontrei palavras para escrever sobre esse livro.

Vou emprestar o que Michael Cunningham, autor de As horas e ao anoitecer, disse sobre o livro e talvez assim, quem ainda não leu, possa ter uma ideia do que é a leitura dessa história:

Quarto é a mais rara das entidades: uma obra de arte inteiramente original. É com a intenção de fazer o supremo elogio possível que afirmo ser incapaz de compará-lo a qualquer outro livro. Basta dizer que ele é potente, sombriamente belo e revelador.

E ainda acrescento cativante. Talvez a palavra não seja tão forte, mas fiquei tão cativa do livro que tinha até pena de terminá-lo e ficar sem Jack. Como mãe e filha que sou, me aprisionei a Jack, queria cuidar dele.

Também vale dizer emocionante. Cada descoberta de Jack é uma emoção gigante. Me torturei lendo o livro no trabalho, porque ficava com a garganta apertada de vontade de chorar, disfarçando os olhos lacrimosos para ninguém perceber.

Já imaginou ser aprisionada sete anos de sua vida em um pequeno quarto sem nenhum contato com o mundo exterior, a não ser uma pequenina visão do céu através de uma clarabóia? Não dá pra imaginar, né? Mas isso aconteceu com a mãe de Jack e foi nesse quarto que ele nasceu e viveu seus 5 anos de vida.

É Jack quem nos conta essa história. É sua voz que sensibiliza essa história, quando conta como era sua vida nesse quarto e também depois dele. O mundo de fora, tudo que é bom e tudo que é ruim e como assusta!

Eu nunca tinha lido uma história contada por uma criança. Ainda mais uma história com esse tema dramático, mas foi a melhor experiência que tive depois de tantos anos sendo amante da literatura.

Quarto é um lançamento da Verus Editora e eu recomendo a todos que leiam. Mesmo que não seja seu tipo preferido de leitura, porque garanto que todos vão adorar Jack e a história de sua vida.

editora verus

Clique aqui e confira a landing page de Quarto. Lá tem um book trailer emocionante, dá para ler alguns trechos do livro e tem informações de onde comprar.

Acesse também o site da Verus Editora e saiba mais sobre outros lançamentos.

29 comentários:

Evelyn Chen disse...

Pelo que li de sua resenha, pode-se dizer que é um livro muito intenso. Esse livro é super premiado por aí também, de tantos prêmios parece que dá até uma certa sensação de obrigação de ler esse livro, mesmo não sendo um dos meus gêneros preferidos.
Não sou mãe, mas acho que esse livro deve mexer bastante com que é.
Parabéns pela resenha.
Bjus

Regina disse...

Acho que deve ser uma leitura emocionante! Esses livros que nos deixam sem palavras geralmente o são!

Dica anotada!

bjs

Jeanne Rodrigues disse...

Driza,

simplesmente tenho que ler esse livro.Ponto.

Livros que nos deixam sem palavras, como esse, todos temos que conhecer.

Bjos,

Vivi disse...

Esse livro é a minha cara, pode crer. Adorei a dica, Driza. Estou sentindo falta de livros assim. Bjs

Driza disse...

Oi meninas,

esse livro é uma surpresa tão agradável. Com certeza que todos tem que ler.

bjks

Driza

Aline disse...

Driza,

Desde que você começou a ler esse livro, estou esperando sua resenha. E adorei. Cativou-me. Vou atrás do meu exemplar! Livros tão originais assim merecem ser lidos com toda a paixão literária.

Bjs

Driza disse...

Oi Aline,

então prepare-se para emoções inesquecíveis!

bjsss

Leninha - sempre romantica disse...

Gente, preciso desse livro!
cada vez que ouço alguém falar sobre ele aumenta minha curiosidade e minha vontade de ter/ler o livro.
Sorte para eu nos sorteios, mas caso não o ganhe vou comprar com certeza!
Driza,amei a resenha deu para sentir que o livro te pegou e livros assim devem ser lidos e degustados por outros,valeu a dica!
beijão!

Elisandra disse...

Nossa gostei demais da resenha, to louca para ler esse livro.

Beijokas elis!!!!

aurelia disse...

Nossa! Que resenha. Saindo atrás do meu exemplar, tenho que ler.
Bjs.

Driza disse...

Leninha,

se vc não ganhar nas promoções, compre um exemplar para vc sim, vale a pena cada centavo. Vc não vai se arrepender.

bjss

Driza disse...

Oi Elisandra, oi Aurelia,

já estou morrendo de saudades do Jack. Olha como ele é marcante heim!

bjsss

Driza

Adriana disse...

Eu amei a resenha, divina! Eu me apaixonei por essa história quando tive o prazer de ler o primeiro capítulo desse livro! agora preciso ler o restante, porque a história é linda e comovente, a inocência de Jack me emocionou, isso porque só li o primeiro capítulo, não vejo a hora de ter esse livro em mãos! Bjo!

Driza disse...

Oi Adriana,

Te garanto que a paixão que vc sentiu no primeiro capítulo, vai ser multiplicada por mil com a leitura do restante do livro.

bjss

Patricia Cardoso disse...

Nossa Driza,

se me emocionei com a sua resenha (Parabéns) imagina com o livro. Já o coloquei na minha liosta de desejos e espero lê-lo logo. Bjs...

Juliana Vianna disse...

Nossa! Realmente não esperava ficar atraída por este livro. Que surpresa boa! rs
Ele entrará com TUDO para a minha lista! :D

Beijos, Ju

RUDYNALVA disse...

a proposyta do livro em ver o mundo pela visão de uma criança e ainda sem noção do mundo externo, deve ser maravihosa!
Fiquei tão curiosa!
Parabéns pela resenha.
cheirinhos
Rudy

Flávia Kelly disse...

Todos comentando sobre esse livro mas tenho medo de ler livros assim, eu me envolvo demais e fico sofrendo rs mas deve ser ótimo.

Camila Cristina disse...

Adoro livros assim, eu vi ele na livraria outro dia, queria comprar mas fiquei insegura. Mas agora eu realmente me interessei pelo livro.

Beijos

Driza disse...

Olá meninas,

Quarto é uma leitura inesquecível! E ele não é caro não viu, por exemplo na Fnac, ele está por 23,90. Super mega acessível!

bjss e obrigada pelos comentários

Driza

O Mundo escuro de Morringhan disse...

PRECISO desse livro!!!!!!Apesar que sei que ficarei como a Driza...com a garganta apertada e totalmente cativa ao que está sendo contado. Esse livro e "Menina morta-viva" tenho certeza que chorarei horrores ao ler, mas sinto a necessidade enorme de conhecer a estória. Só que é mais fácil para mim adquirir esse livro do que Menina morta-viva, porque "Quarto" tem na Submarino...Não compro na Saraiva o frete é muito abusivo.
;;;;;;;;;;;;;;;;;
É, eu também não me lembro de já ter lido uma história contada por uma criança, a não ser aqueles livros infantis mesmo rs
Parabéns pela resenha,kisses ^_^

Carolina. disse...

Eu devorei este livro! Nunca tinha lido nada igual, ele é simplesmente único. O QUARTO entrou para minha lista de melhores livros. Amei sua resenha! Bjos

Driza disse...

Sim meninas, é o livro mais maravilhoso que existe!
bjsss

Ana Cristina disse...

Nossa, também não consigo descrever este livro, simplesmente me apaixonei pelo jack,já li há um mês, li vários livros, mas esse é incrível. Sinto saudades do "Sr. 5 anos"...

Driza disse...

Oi Ana Cristina,

Tb estou com saudades dele. Estou morrendo de vontade de lê-lo novamente.

bjs

Patricia Cardoso disse...

Olá Driza,

ao ler a sua resenha, ficou claro que é um livro que nos emociona. Mas, não sabio o quanto, e sua resenha o descreveu perfeitamente, a gente fica sem palavras, sob o impacto de uma narrativa de uma criança de uma história tão cruel e hoje, sabemos o quanto acontece mundo afora. Jack me levou as lágrimas com a sua rebeldia inocente, e agradeço seu post que me permitiu ter ler este livro fantástico!!! Bjs...

Driza disse...

Paty,

que bom que vc leu. Acho essa uma leitura para levar pela vida toda. Inesquecível!

Obrigada pelas palavras.

bjss

joyF. disse...

Empolgante! Comprei esse livro sem nunca ter ouvido falar dele (setembro de 2011). Fui à livraria e foi o primeiro livro que peguei e não larguei mais! Foi uma leitura intensa, não via a hora de conclui-la. Devorei o livro, mergulhei nesse quarto sentindo cada emoção vivida por Jack e sua mãe. Recomendo, mas não o meu exemplar já que estou prestes a rele-lo! bjos

Unknown disse...

Melhor livro da minha vida!!!

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top