Guerra dos Tronos - George R.R. Martin

Este é o tipo de livro que vem com aquela musiquinha de início de filme de cinema antes de você começar a ler.

É um ÉPICO com todas as letras maiúsculas.

George R.R.Martin é um escritor de ficção científica, terror e fantasia e também roteirista de séries como A Bela e a Fera (aquela com a Linda Hamilton - a Sarah Connor do Exterminador do Futuro) e Além da Imaginação (remake da Twilight Zone da década de 60).

Antes de falar do livro, vou dizer que o cara sabe mesmo pensar cinematograficamente. Isto dá uma idéia de como a história se passa e como se descreve.

Os críticos estão chamando Martin de o novo Tolkien e não é sem razão. As Crônicas de Gelo e Fogo lembram o estilo do Senhor dos Anéis e ao mesmo tempo inovam trazendo para este mundo criado por Martin um visual medieval e de ficção científica ao mesmo tempo.

Serão ao todo 7 livros, dos quais 4 já foram lançados e 2 lançados aqui no Brasil: A Guerra dos Tronos e A Fúria dos Reis. E, como não podia deixar de ser, pois afinal já ouvimos a musiquinha de cinema no início, está virando filme, em forma de série produzida (é claro) pela HBO. E eu estou acompanhando a série, que por enquanto está fiel até demais ao livro. Cada livro será uma temporada da série.

George R.R. Martin foi procurado pela indústria do cinema para transformar em filmes seus livros, mas optou por séries, uma vez que em filmes americanos há uma limitação de cenas de violências e porque muitas coisas são "cortadas" do texto original para encaixar em 2 horas de filmes. E é impossível fazer UM filme do livro A Guerra dos Tronos.

Mas vamos à história...

Assim como em Senhor dos Anéis, temos mapas para nos situar na história e uma árvore das maiores Casas (famílias). Cada Casa é representada por algo - um animal ou um objeto, ou uma planta. A principal Casa é Stark representada por um Lobo Gigante em um Campo de Neve.

Lorde Eddard Stark é o líder da Casa Stark, protetor do Norte dos Sete Reinos. Casado com Catelyn Tully (Casa dos Tullys, entre o Norte e Sul, representada por um Peixe Negro), tem 5 filhos legítimos (Robb, Sansa, Arya, Brandon e Rickon) e um bastardo, Jon Snow. Robb e Jon regulam de idade e são dois jovens guerreiros adolescentes, um pronto para assumir o lugar de seu pai e o outro pronto para receber qualquer atenção que seu pai possa lhe dar. É claro que a mulher de Eddard não gosta do bastardo, e o quer o mais longe dali.

Eddard é homem de confiança do Rei Robert Baratheon (Casa do Sul representada por um Veado). Amigos de infância, Ed e Robert seriam cunhados se a irmã de Ed não tivesse morrido (uma morte dolorosa na mão do filho do antigo rei). Eles estiveram juntos na rebelião que expulsou o Rei Louco, Aerys Targaryen (Casa do Sul representada por um Dragão) do trono e que colocou Robert  como rei.

Nesta luta, morreram o pai, a irmã e o irmão mais velho de Eddard (por isso ele herdou as terras dos Stark, Winterfell,  e a noiva do irmão - Cat). Morreram também o Rei Aerys e seu filho, e seus dois filhos menores foram exilados no além-mar (Viserys e Daenerys).

O rei foi morto a traição por um guarda seu, Jaime Lannister (Casa do Sul, representada por um Leão), irmão gêmeo da atual rainha, casada com Robert, Cersei. Cersei tem 3 filhos com Robert e mantém um caso secreto com seu irmão gêmeo, Jaime.

É uma história sobre traições, ambições e muita luta por poder. Ninguém é completamente bom, ninguém é ruim por completo (tem uns bem malvadinhos, mas é tudo por ambição ao trono). Enquanto a família Stark se envolve neste lodo de ambição e se separa aos poucos, acompanhamos também o inverno chegando.

O inverno e o verão nos Sete Reinos não dura  como o nosso. Podem durar anos e até décadas. Mas ao norte, onde fica Winterfell as terras são mais frias e os Sete Reinos são separados por uma muralha das terras onde foram banidos seres e criaturas que ninguém viu, mas que contam nas histórias de terror para crianças. Estas criaturas são mitos mas muito reais e os Patrulheiros da Noite são os únicos que guardam a muralha e protegem as pessoas do reino. Os Patrulheiros da Noite (onde vai parar o bastardo de Ed, Jon Snow) são um grupo que promete se dedicar somente a esta proteção da muralha. Não se casam, não tem filhos e trabalham na muralha até a morte (natural ou não). E como dizem os Stark, o inverno está chegando, e com ele um mal que ninguém viu em centenas de anos.

Ao sul, no além-mar, os Targaryen estão querendo voltar e retomar o trono. Viserys é um sem-noção que se acha um dragão, um rei poderoso e que todos devem obedecer. Ele vende sua irmã Daenerys a um guerreiro que mais parece um ogro, líder de um clã de cavaleiros saqueadores, em troca de ter um exército para retomar seu trono. Mas este líder Khal Drogo é um bárbaro. Seu bando saqueia, estupra e mata como lhe convém. Suas mulheres são tomadas como cadelas e não tem voz nem vontade própria. E Daenerys tem apenas 13 anos. Mesmo assim, aos poucos ela consegue conquistar seu marido e vai cada vez mais se afastando do jugo de seu irmão (louco, louco).

E no meio de tudo temos uma briga de cachorros grandes: Lannisters, Tullys, Starks e Baratheons, todos lutando pelo trono. Sem saber o que acontece no extremo norte (além da muralha) e sem saber das pretensões dos Targaryen (no além-mar). Em algum momento tudo isto vai se encontrar e vai ser um Deus nos acuda. Mas isto não acontece no Livro 1 e eu tô loquinha para ler o Livro 2 (minhas economias vão se espremer para compra-lo).

Um destaque que tenho que fazer é Tyrion Lannister, irmão dos gêmeos Lannister. Ao contrário de seus irmãos que são lindos e maravilhosos, Tyrion é um anão deformado, mas com um cérebro afiadíssimo. É o humor da história e ao mesmo tempo é um drama. Sempre tentando parecer um Lannister, ser reconhecido, mas sempre levando coices do pai e dos irmãos. Mesmo assim todos são fiéis uns aos outros quando precisam.

Outro destaque é para os lobos gigantes, animal que representa a Casa Stark. Ed encontra uma loba morta com 6 filhotinhos, 4 machos e 2 fêmeas, sendo um deles albino. Coincidentemente Ed tem 4 filhos e 2 filhas. E o albino é logicamente destinado a Jon Snow, o bastardo. Cada um tem seu lobo gigante e cada lobo gigante tem seu papel na história enquanto defendem os filhos de Ed.

Apesar de ter contado muito, da história principal não contei nada que seja importante, porque vale a pena ler cada detalhe deste grande épico que com certeza vai ficar na história assim como O Senhor dos Anéis.

Recomendo muito mesmo!!!!!!!!!

23 comentários:

Beli disse...

Não tinha me tocado na musiquinha, mas agora posso ouvir!
Essa série é incrivel!!! Semplesmente adoro essa trama que Martin criou! Pena que ele demore tanto para lançar cada livro... mas vale a pena!
Adorei a resenh!

bjuss

jenniferdlegal disse...

Nossa, com essa resenha nao tem nem como nao se interessar pelo livro, principalmente eu, que amo o senhor dos aneis!

Juliana Vianna disse...

Olá! Esse livro já tinha me deixado curiosa pela capa. Depois, descobri a profundidade da trama que o autor criou, e me interessei bastante pelo livro. Bem, seus comentários foram o suficiente para fazer com que eu queira comprar não apenas esse, mas todos os livros da série. :) Adorei!

Beijos, Ju

Thyeri Bione disse...

Este é um livro que eu sempre recomendo, e agradeço por ter finalmente chegado aqui no Brasil. Conseguir fazer com que alguém leia o livro em inglês para poder comentar comigo não foi uma tarefa fácil, mas consegui que uma amiga começasse a ler.
Essa é minha série de livros favorita, e atualmente estou terminando o 4° volume da série, que só para fazer inveja, está perfeito!! ehehehehehe
Continue com a série que você ainda vai se surpreender muito.

Bjo!!
Restaurante da Mente

αηδψϊηћα ஐβϊττψஐ disse...

Estou adorando tanto a serie qto o livro, recomendo os dois... pois nos livros há mais detalhes... para quem gosta de intrigas e conspirações, prato cheio =)

Andy_Mon Petit Poison
www.monpetitpoison.com

RUDYNALVA disse...

George R.R. Martin é sempre recomendadíssimo!
Não li esse livro ainda, mas adorei a resenha e já estou aqui pensando se o comprarei logo. Fiquei imaginando as cenas, como em um filme mesmo..kkk Parabéns!
cheirinhos
Rudy

Adri Ramalho disse...

Eu gostei muito da sua resenha.
Acho que mais uma vez seguirei a dica do Chá.
Parabéns

Vanessa disse...

Puxa, sabe que assisti ao primeiro capítulo da série e achei pesado pra caramba? São tempos muito bárbaros...

Jeanne Rodrigues disse...

Medéia,

tava esperando sua resenha.

Confesso que não li O Senhor dos Aneis,bem que tentei, mas nao passei do prefacio, e dai nao assisti o filme, pq queria ler o livro, e acabou que sou uma pessoa não atualizada...kkkk

Bom, foram mtas informações comentadas, mtas historias para serem contadas.

E, essa serie, vou ler.

Adorei saber que a serie é fiel ao livro, fico tudo ainda mais interessante.

Tantos fatos intrigantes e relacionados...ai, como quero...

Parabens por sua resenha.

Definitivamente..na lista...

Bjos,

Evelyn Chen disse...

Nossa quanto detalhe nesse livro, realmente dá pra escutar a musiquinha, rs. Fiquei com muita pena do Tyrion, um anão deformado irmão de caras bonitões ... pobrezinho, e sempre levando desaforo pra tudo quanto é lado. Não li senhor dos anéis, até hoje não tive vontade, mas pela sua resenha eu leria guerra dos tronos ^^. Adorei a resenha. Bjus

Leninha - sempre romantica disse...

Uau, que tudo!
Adorei sua resenha, pelo jeito você entrou de verdade na história, tornando sua resenha um primor.
Adoro quando a pessoa passa sua visão sobre o livro fazendo com que o leitor da resenha queira ler o livro.
ótima dica, anotadíssima!

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Amei essa sua resenha!Agora estou louca para ler o livro!E deu até uma dor no coração...7 livros? OMG! Será que nunca deixarei de ser refém das séries de livros? rs

kisses^-^

Adriana disse...

Eu não li o primeiro livro dessa série ainda, mas quero ler logo, depois de ler tua resenha, fiquei com muita vontade desse livro! Uma história muito boa, que reune todos os gêneros num so livro, só pode ser imperdìvel. Parabéns pela resenha, ela conseguiu me comprar, rsrs! Bjo!

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Medéia!

Tava louquinha pra ver a sua resenha de A Guerra dos Tronos. Eu já li até o terceiro (comprei até o quarto em inglês de tanto que gostei...não ia conseguir esperar). AMO de paixão, e se você gostou desse, vai gostar mais ainda dos outros. A série também é muito boa, assisti os dois episódios que a HBO passou, e nos dois, no fim, eu fiquei: acabou? Quero mais! Eu também adoro o Tyrion, de longe o melhor personagem do livro, mas tenho uma queda pelo Jon também, o meu xodozinho. E, sem prolongar muito mais este comentário, te convido para ler a minha resenha dele, mas cuidado que eu já resenhei os outros dois, e tem spoilers.

Beijos,

Fernanda

www.natrilhadoslivros.blogspot.com

Medéia disse...

Oi Fernanda
Assim que der vou lá ler tuas resenhas.
Eu tô apaixonada pela série e pelo livro.
Já comprei o segundo e assim que chegar vou devorar.
Eu gosto muito do Tyrion tbém, mas dos irmãos sou fã da Arya.
Mas admito que o Jon tem seu charme (e o do seriado é uma gracinha).
Abs

Fábrica dos Convites disse...

Resenha bem empolgante, daquelas que vocÊ corre e lê o livro. Bjs, Rose;D

Flávia Kelly disse...

Parece tão interessente e eu até gosto de ficção mas ainda troco qq ficção por um bom romance ou drama... Nunca assisti a Senhor dos Anéis, preciso ampliar meus horizontes rs

Bjs
Flávia

Geisa Santos disse...

Acho nunca vou ficar livre das séries longas. 7 livros?!
E todos com aquela letra miúda, espaçamento abaixo do mínimo...ai meu Deus.
Sua resenha está ótima!

Ainda estou tomando coragem.
As últimas séries que me indicaram tinham mais de 5 livros e eu lia um atrás do outro. Pelo visto, esta série seguirá a mesma compulsão.

abs.

Fernanda França disse...

Jê, vim até seu blog para agradecer pelo carinho do recado no blog da Leninha (Sempre Romântica) no post do meu livro Nove Minutos com Blanda. Obrigada! Espero que tenha a oportunidade de ler essa comédia romântica e se divirta com Blanda e sua turma. Um grande beijo e alegrias! :o)
Fernanda França.
www.fernandafranca.com.br
PS: Um beijo enorme para todas as outras meninas lindas do blog!!! :o)

aurelia disse...

Puxa! Minha lista tá enorme e pelo jeito vai aumentar, não li o livro e não assisti o seriado, depois da resenha e comentários ficou o refrão: eu quero!
Bjs.

A Leitora disse...

Ganhei este livro do meu noivo e confesso que estou fugindo de resenhas para não ler spoiler!!
Só passei aqui pra dizer que amo o Chá e suas postagens!
estou louca para ler esta saga. E haja tempo, pois os livros não enormes!
Beijokas
Brih
http://meulivrorosa.blogspot.com

Adriana disse...

Medéia, nossa que resenha maravilhosa. Eu coloquei a série da HBO pra gravar quando vi que os comentários sobre o livro eram bons, mas depois dessa sua fascinação pela história, acho que a série vai ser pouco....vamos aos livros!!!

Parabéns!

Ana G. disse...

Adorei seu blog. Sou amante dos livros desde menina... E agora estou trabalhando como livreira da Travessa - RJ. Vou segui-la, pois além do espaço aqui ser muito bacana, vai me ajudar a conhecer melhor meu instrumento de trabalho (e minha paixão!) - Parabéns! Bjsss

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top