Qual é o seu livro favorito?

Quem mete a colher no Chá é: Lucy Figueira.

Moro em: RN.

Meu livro no Chá das Cinco é: Jane Eyre - Charlotte Bronte - Ediouro.

Sinopse: O livro conta a história comovente da órfã Jane Eyre, que não deixa de acreditar no amor mesmo depois de uma infância de injustiças e desilusões. Mas, é na idade adulta que está o seu maior desafio.

O livro conta: O livro é um clássico da literatura universal, escrito pela inglesa Charlotte Bronte, lançado em 1847 e tem como foco a trajetória da jovem Jane Eyre desde a sua infância até a idade adulta. Ao ficar órfã, Jane é submetida a uma vida de sofrimentos e restrições por sua tia e primos, bem como na escola para moças onde estuda e mora por oito anos. Porém, Jane se torna uma mulher inteligente e culta, quando então consegue um emprego como preceptora da jovem Adèle, em Thornfield Hall, propriedade do rico e misterioso Edward Rochester. Eles se apaixonam mas Edward esconde de Jane que já era casado com uma mulher, cuja loucura o obrigou a confiná-la em umas das torres da propriedade, o que impedia a separação diante das convenções sociais da época. Então Jane enfrenta a decepção, mas o destino ainda lhe reserva grandes surpresas.

O livro é danado de bom porque: Além de ser um clássico imperdível, mostra a dura realidade das mulheres em uma época em que ser “mulher”, “pobre” e “sem graça” (para não dizer feia) não era nada fácil e a alternativa era sempre o casamento. Contudo, nossa heroína aos poucos ultrapassa essas convenções sociais e se torna uma mulher independente, culta, vencendo os obstáculos de um modo surpreendente, distinguindo o livro dos clássicos de Jane Austen. A narrativa é feita em primeira pessoa e nos transporta para o mundo interior de Jane, ao mesmo tempo em que nos apresenta Edward Rochester, um homem maduro, experiente, de personalidade dura, atormentado por suas escolhas, mas cujas vidas se completam. A técnica descritiva da autora é muito bonita, rica e envolvente, copiada por muitos outros escritores que se inspiraram em sua obra. Recomendo!

Não posso esquecer de comentar que: O livro foi adaptado diversas vezes para o cinema e para a TV. Recomendo a série produzida pela BBC, em 2006, com os atores ingleses Toby Stephens e Ruth Wilson. Essa adaptação é fantástica, com uma ótima trilha sonora e os atores são maravilhosos. Assistam os vídeos no Youtube e confiram. Outro detalhe interessante é que esta autora é umas das preferidas da escritora Stephenier Meyer, de Crepúsculo. Li em uma entrevista que o nome do vampiro Edward foi inspirado no personagem Edward Rochester e também a narrativa em primeira pessoa segue o padrão de Charlotte Bronte.

O livro em uma palavra: Superação.

O que achou de ser convidada do Chá? Adorei. Assim posso compartilhar minha paixão pelos livros.

Como conheceu o blog? Site de buscas.

Com que frequencia vem tomar um chá conosco? Ao menos uma vez por semana.






Ficou com vontade de aparecer no blog do Chá?
Então, clique AQUI e mande para nós um comentário sobre seu livro favorito.
Vamos ter imenso prazer em publicar!

11 comentários:

juu flock (: disse...

Oi pessoal do chá das cinco. Eu adoro o blog de vocês. É muito bom, o conteúdo é ótimo e bem escrito, além de ótimas dicas dadas pelos leitores do blog. Eu gostaria de falar sobre o meu livro favorito aqui no blog, porém não sei se vão me aceitar, já que tenho 13 anos. Porem eu tenho um nível de leitura, compreensão muito alto, então os livro que leio são livros que os adultos leiem. Eu gosto muito de ler e participo de uma rede social de livros. Esta rede social esta fazendo uma promoção que você pode ganhar um iPad ou um Galxy Tab. Eu me interessei bastante, e acho que todas as pessoas que gostam de ler, a maioria pelo menos, se interessa. Então deixo o link para quem se interessar cadastrar: http://www.skoob.com.br/promocao/codigo/81599 #skoob
Obrigada
Júlia

Elisandra disse...

Nunca ouvi falar desse livro ou dessa autora, mas gostei muito da opinião da Lucy, e claro que ja coloquei no meu skoob para adquirir futuramente. Ótimo post....adorei a dica...beijokas elis!!!!!!

Ruthléa Nascimento disse...

Nossa, eu a-do-ro esse livro de paixão! Já li a edição em português umas três vezes e, da edição em inglês já decorei meus trechos favoritos. A Charlotte Bronte escreveu uma narrativa perfeita e alguns trechos (meus favoritos), chegam a dar nó na garganta.

Lucy, parabéns pelo bom gosto, viu? rs

E, galera do Um livro no chá das cinco, parabéns pelo quadro!

Abraços!

Adriana disse...

Lucy, muito obrigada por participar conosco no Blog. Amei a resenha e com certeza esse livro vai para a infindável lista dos desejos da Adriana.

Volte sempre!

Leninha - sempre romantica disse...

Esse é um classico, que deve ser dado o devido valor!
Sou fã!
Adorei o post!
beijos!

Aline disse...

Lucy,

Obrigada pela participação.
Jane Eyre é uma heroína romântica clássica, que merece sempre ser elogiada e lembrada.

Bjs

Patricia Cardoso disse...

Olá Lucy,

esse livro foi direto pra minha lista de desejos. Gosto muito de livros em que o amor é "impossível", mocinha independente, superação. Parabéns pela resenha! Bjs...

Mariii s2 disse...

Um livro que eu estou lendo: O caçador de pipas. E o que vou ler: A marcade uma lágrima. Queria uma opinião de livros para adolescentes.. Obg!

Lucy disse...

Meninas, agradeço também ter participado do espaço. Esse blog é obrigatório para os amantes da leitura. Bjs

Dri disse...

Lucy,como sempre,ótima escolha.
Eu me apaixonei pela estória de Jane Eyre desde que assisti a minisérie da BBC...já tinha vontade de ler o livro,e depois da sua maravilhosa dica, entrou para os meus desejados,com certeza. Um clássico desses, é obrigatório ler. Abraços

thami b. disse...

Já li trocentas vezes, e não me canso! É o meu livro predileto! *-*
E já assisti a adaptação da BBC de 2006, tenho ela baixada no computador, amo e choro toda vez que assisto *-* rs.

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top