Alexandros - O sonho de Olympias

Aléxandros: O sonho de Olympias
Valerio Massimo Manfredi

Aléxandros é a história do jovem e belo príncipe da Macedônia que seria um dia conhecido como Alexandre, o Grande, pelas numerosas conquistas no mundo antigo. Nascido em meados do século IV a.C., filho do rei Filipe II e de Olympias, princesa de Epiro, ele cresce na corte cercado por jovens de sua idade e é educado de acordo com as tradições da dinastia, com ênfase na coragem, força de espírito, resistência à dor, ao frio, ao cansaço e à fome.

Esta coleção foi um achado. Um épico sobre um homem que mudou o mundo, em forma de trilogia, que estava (e ainda está) com um preço de banana.
O autor consegue escrever em uma linguagem contemporânea e atraente sobre a vida de Alexandre, o Grande. História e ficção se mesclam de um modo fascinante e de fácil leitura. Comecei a ler e não consigo parar.
Neste volume 1, acompanhamos a infância de Alexandre até o início de sua vida adulta, a morte de seu pai Filipe e o início de seu reinado.
Filipe o rei macedônio, pai de Alexandre, era um rei guerreiro, bárbaro e invasor, que pretendia apenas aumentar seus domínios. Mas percebemos que ele tinha um visão muito longa. Ele criou Alexandre para ser rei, guerreiro, mas antes de tudo culto.
Acompanhamos o nascimento de Alexandre e as profecias e mistérios “sobrenaturais” que acompanharam seu nascimento. Sua infância entre o vigoroso pai e a mãe amorosa, mas extremamente cheia de tramas e melindres. A separação gradual de seus pais, os casos amorosos do rei Filipe, o amor filial de Alexandre e Cleópatra, sua irmã mais nova e, o que mais gostei, dos estudos de Alexandre com Aristóteles. Este período, em que a formação de Alexandre estava sendo feita, além dos treinos de luta e táticas de guerra, ele aprendeu com grandes mestres, como Aristóteles, a apreciar grandes obras, pinturas, esculturas e o estudo das ciências naturais. Fez grandes e fiéis amigos (entre eles Heféstion, que o filme fez de amante, mas no livro não parece nada disto) e construiu um caráter nobre e justo.
Eu realmente gostei do livro, da forma como foi escrito e dos detalhes históricos contados. Sou muito fã de história contada em forma de romance e estou adorando acompanhar a vida de Alexandre, o grande rei da Macedônia.
Recomendo mesmo! Boa pedida para um épico. E este é o mês dos épicos do Desafio Literário 2011.

5 comentários:

† Elaphar † disse...

Acho muito legal esses livros onde uma apurada pesquisa histórica está ao lado da técnica literária.

Não conhecia esse livro, mas vou procurar lê-lo.

Sugiro também:
-Memórias de Adriano - Marguerite Yourcenar (história da vida do imperador Adriano por ele mesmo)
-Calígula - Albert Camus (impeerador romano Calígula)
-O Homem que Não se Vê - Gésa Gárdony (a história de Átila contada por um escravo)
-A Vida dos Doze Césares e outras pessoas ilustres - Suetônio (Biografia quase anedótica de 12 Césares romanos)

Leninha - sempre romantica disse...

Já vi esses livros diversas vezes em promoção e nunca me interessei, mas agora posso até pensar em dar uma chance, adoro livros que mistura fatos históricos no seu enredo.
Valeu a dica!

Jeanne Rodrigues disse...

Medéia,

Para quem gosta de história deve ser um banquete.

Bjos,

Juliana Vianna disse...

É claro que tive que vir aqui ler a resenha do primeiro livro, né. ^^
Poxa, o preço tá bom mesmo? Acho que vou comprar então, afinal, depois de ler essa resenha, eu tô mega empolgada e curiosa pra conhecer essas histórias sobre Alexandre, O Grande. :D

Beijos, Ju

In the war disse...

Melhores livros que já li na minha vida. Queria saber em que site poderia achar pra poder baixar. Eu tenho eles em italiano. Mas queria que meu namorado lesse também!!

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top