Desafio Literário Novembro - Caim - José Saramago

Já falei de Saramago em outro post para vocês quando da morte dele (Ensaio sobre a Cegueira). E escolhi, muito antes disso, Caim para o Desafio Literário de novembro de 2010.

Alguns dos livros de Saramago são de difícil e lenta leitura. Ele não foi premiado a toa, mas usa(va) e abusa(va) de palavras difíceis, temas complexos e pesados.
Em Caim ele, mais uma vez, ele ataca a igreja, mas não é um ataca aos fiéis e sim a interpretação bíblica da mais antiga história de todas: a de Caim e Abel.

Na verdade, a ênfase é em Caim. Passando por Adão, Eva, deus (em minúscula mesmo, afinal ele era ateu), Abel, Lilith e muitas outras personagens bíblicas.
Se você não levar a sério o ataque às crenças, consegue se divertir muito, pois a linguagem deste livro é irônica e muito divertida.

Interessante é perceber que Saramago usou de frases muito longas, com parágrafos intermináveis e com nomes próprios em minúscula. Talvez para não dar o tempo de respirar enquanto se lê, talvez para não te fazer desistir da leitura. Já os nomes próprios em minúsculas foi a forma que ele encontrou de banalizar o ser humano representado, mostrando que estes personagens bíblicos são, possivelmente apenas isto: personagens. Possivelmente nem mesmo existiram (essa é a idéia).

Saramago disse uma vez que criamos um Deus a nossa imagem e semelhança e por isso ele é tão cruel nas escrituras antigas.

E a relação entre irmãos Caim e Abel, na disputa pelo amor de Deus é uma relação exclusiva, que gera perseguição e guerras.

Caim passa por várias passagens do Antigo Testamento de uma forma mordaz e jocosa. Abraão se faz presente, Sodoma e Gomorra, Moisés, Jó e até Noé (com um final diferente do tradicional).

Caim para Saramago é o que antagoniza com Deus e, é através dele que Deus e suas decisões são questionadas.

Se você não tem preconceitos, eu aconselho a leitura. É bem humorada e engraçada.

3 comentários:

Isa Pina disse...

Sempre tive muita vontade de ler um livro do Saramago, principalmente por causa de "Ensaio sobre cegueira", mas, até hoje, não li...
Esse, no entanto, parece ser bom e divertido (mas não leve, pelo jeito).
Ótima resenha (é uma resenha, não?), me fez querer conhecer melhor o autor.
Bjs,
Isa.
~portal dos livros~

Driza disse...

Oi Medéia,
qdo vi sobre o que era o post já coloquei na cabeça "não faz o meu tipo". Mas o seu encerramento "bem humorada e engraçada" me deixou interessada.
bjss

Jeanne Rodrigues disse...

Medéia,

não li Saramago ainda.

Sei que é classico mas ainda não fui fisgada por sua obra.

Acho que não fará a minha cabeça.

Bjos,

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso Chá das Cinco!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Faça valer a sua opinião! Seja educado(a). Gentileza aqui sempre tem vez. Portanto, mensagens ofensivas não serão publicadas.

 
UM LIVRO NO CHÁ DAS CINCO © 2010 | Designed by Chica Blogger. Personalized by Lili and Medéia| Back to top